CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Nei Manica, presidente da Cotrijal, espera recorde de público e negócios na Expodireto

Publicado em 08/03/2023

Divulgação
Nei Manica, presidente da Expodireto Cotrijal

Falo diretamente da Expodireto Cotrijal. Mais uma grande feira de tecnologia neste ano que promete superar dificuldades e bater recorde de público e negócios. O agronegócio superando! Conversei com Nei Manica, presidente da cooperativa Cotrijal e da Expodireto.

“Com certeza esse ano estaremos superando e batendo recorde de público presente na última edição e também a Expodireto deverá superar a comercialização, mesmo sabendo que o Rio Grande do Sul está com problemas climáticos nos últimos quatro anos. Nós temos aqui na Expodireto muitas delegações de todos os estados brasileiros, da área internacional com mais de 70 países aqui presentes e muitas oportunidades de negócios, principalmente em todos os setores, do setor de máquinas e equipamentos e da mais alta tecnologia já apresentada em uma exposição, no setor de produção vegetal, na produção animal, na pequena propriedade, na agroindústria familiar, na área ambiental e com uma infraestrutura financeira de todas as instituições para oferecer crédito aos nossos produtores e as pessoas que vem do Brasil todo em busca de oportunidades”, disse Nei Manica.

Perguntei a ele sobre as dificuldades com crédito rural e juros e ele me respondeu:

“Sabemos que nesse momento há uma retração de crédito, sabemos que a taxa de juros não é compatível com a nossa atividade, e queremos junto ao Governo Federal e todas as entidades e todos os setores buscar condições para que o homem permaneça no campo e para que o setor não fique parado em virtude de falta de recursos. Portanto venham a Expodireto e juntos construiremos um agronegócio mais forte, mais sólido para dar sustentação ao nosso Brasil.”

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Um estudo recente da consultoria LCA, em municípios com mais de 50 mil habitantes, revelou 4 das 5 cidades que mais cresceram na oferta de empregos, todas vinculadas ao sistema de agronegócio. São as cidades de Cristalina, em Goiás, que tem uma extraordinária diversificação de culturas com hortifruti, além dos grãos, produção de sementes, irrigação invejável, empresas de energia, serviços bancários, agroindústrias  onde ocorre também processamento, ou seja, agregação de valor industrial, e isso carrega empregos nas áreas do comércio e dos serviços.
The lack of a strategic planning for the Brasilian “Agribusiness” integrated system implies polarisation and dissatisfaction among the numerous actors and, even more, involves ideological biases and political lines. As we´re speaking, the Safra Plan and the Tax Reform are multiplying discussions and campaigns carried out by segments and sub-segments, against each other.
Estamos aqui na abertura do 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), no Transamérica Expocenter, em São Paulo, um evento que está em sua 9ª edição, grande, com a presença de mais de 2 mil mulheres presenciais do agro e o tema desse congresso este ano é “Mulher Agrobrasileira, voz para o mundo”, ou seja, a necessidade do Brasil conversar, dialogar com o planeta inteiro porque nós temos clientes hoje no mundo todo e não somos muito bem sucedidos na arte da comunicação e do diálogo.
Conversei com Pedro Ronca, diretor da Fundação Mundial do Cacau (WCF), que nos explica a situação dos preços do cacau, e as ações da maior reunião do setor mundial ocorrida semana passada em São Paulo, onde a grande síntese é que somente através da sustentabilidade teremos resiliência para a produção agrícola doravante.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite