CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Preço e evitar riscos, o foco dos consumidores europeus no consumo de alimentos!

Publicado em 18/10/2023

TCAI
Preço e risco são os duas tendências do consumidor europeu

Hoje apresento o resultado de uma pesquisa que foi feita na Europa, de percepção do agro, do que os consumidores estão querendo e no que esse estudo pode ajudar o Brasil.

A pesquisa revela a tendência do consumidor europeu e essa tendência está fundamentada em duas bases: uma é preço, em função da base da pirâmide que sempre tem o fator preço e busca de preço e um outro tema importante e interessante que é riscos. Evitar riscos, e esse risco está muito associado à saúde de uma maneira geral. Saúde na segurança sanitária dos alimentos e saúde também envolvendo o meio ambiente e dos aspectos todos que envolvem a originação e como essa originação é processada não apenas no setor industrial mas no setor da origem da própria agricultura.

Nesse aspecto o Brasil tem um a oportunidade espetacular desde que  consigamos nos comunicar com o mundo. O que nós aprendemos a fazer aqui no Brasil com a ciência e tropicalizamos é uma agricultura que é feita com um custo que ninguém consegue, praticamente, competir conosco. Temos duas safras por ano, em condições com irrigação três ou quatro safras e cada metro quadrado brasileiro é útil sobre o ponto de vista de geração não só de alimento e energia mas também no aspecto ambiental.

Então temos uma competência científica importante e dois aspectos que eu acrescentaria, um é o desenvolvimento da agricultura de baixo carbono muito bem representado agora pelo sistema ilpf – integração lavoura, pecuária e floresta onde nós já temos 17 milhões de hectares sob essa tecnologia e há uma perspectiva de atingir uns 35 milhões de hectares até 2030 com essa visão e ela é muito rica porque ela resgata carbono e ao mesmo tempo ela planta árvore em paralelo a produção de alimentos.

E outro ponto, que é também crítico, na visão dos consumidores com relação a riscos é o aspecto químico. E com relação à química temos hoje em desenvolvimento um processo de bioinsumos muito acentuado no Brasil. Uma possibilidade de geração de bioinsumos extraordinária e que não vai substituir o químico. Mas o bioinsumo irá fazer uma combinação estratégica muito importante com relação a essa angulação dos riscos. Então eu diria que a agricultura brasileira tem um potencial de posicionamento a nível do desejo dos consumidores muito bom. Nós só precisamos nos comunicar, aprender a dizer isso para o cidadão que é o nosso consumidor. O Brasil é um gigante desconhecido e as vezes desconhecido entre nós mesmos. Eu diria que temos os nossos problemas, nossas mazelas, e existe isso no mundo inteiro, mas esse aspecto positivo dessa revolução agrotropical brasileira é desconhecida. Então é o desafio do desafio de nos comunicarmos.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Clean label, um conceito que ganha preferência dos consumidores na hora de comprar alimentos. Esse termo clean label, em uma tradução direta significa rótulo limpo porque alimento está associado à saúde, e saúde rima e está diretamente vinculada com natureza, pureza. Portanto vem ganhando espaço nas preferências dos consumidores.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta semana os dados do Censo 2017 sobre as raças humanas que formam o agronegócio do dentro da porteira. A soma de pardos e pretos representa 52,83%; brancos 45,43%; indígenas 1,12%; e amarelos 0,62%.
Um estudo recente da consultoria LCA, em municípios com mais de 50 mil habitantes, revelou 4 das 5 cidades que mais cresceram na oferta de empregos, todas vinculadas ao sistema de agronegócio. São as cidades de Cristalina, em Goiás, que tem uma extraordinária diversificação de culturas com hortifruti, além dos grãos, produção de sementes, irrigação invejável, empresas de energia, serviços bancários, agroindústrias  onde ocorre também processamento, ou seja, agregação de valor industrial, e isso carrega empregos nas áreas do comércio e dos serviços.
Na posse do novo governo o agronegócio aparece em muitos pontos de forma explícita e em outros implícita. No discurso de posse do presidente Lula destaco 10 pontos a respeito do agronegócio.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite