CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Cotrijal, um lugar onde ninguém ficou para trás. Parabéns Nei Manica.

Publicado em 14/03/2024

Divulgação
Nei Manica, presidente da Cotrijal

Participei como espectador do Fórum da Soja, e como conferencista do Fórum da Carne, na Expodireto em Não Me Toque, Rio Grande do Sul, na Cooperativa Cotrijal. E em primeiro lugar parabéns pelo sucesso! Volume de negócios quase R$ 8 bilhões. Recorde de público, na casa de quase 400 mil pessoas, com um crescimento na ordem de 18% sobre o ano anterior. Então, em meio aos desafios evidentes de 2024, temos uma esperança realista muito positiva e que nos entusiasma para superar os problemas.

O especialista André Pessoa, diretor da Agroconsult, apresentou os cenários para a soja no mundo e no Brasil, onde precisaremos de um reajuste dos produtores, para os novos patamares de preços e de custos, onde o novo normal voltou a ser o “velho normal”, segundo Pessoa. Porém, uma informação muito preciosa me foi dada por ele a respeito desta cooperativa.

André   Pessoa realiza o “rally da safra” há anos, percorrendo as áreas produtoras, identificando produtividade e padrões de performance. Buscam identificar algum produtor que se destaca, acima da média, um campeão de cada local. Porém, na área desta Cooperativa Cotrijal, a constatação foi única, a de que todos os produtores estão em patamares muito elevados de performance nas lavouras, e não era possível identificar “um campeão”. Então foi concedido à cooperativa como um todo o Troféu de Excelência Produtiva. São hoje cerca de 17 mil famílias cooperadas. Este exemplo identificado por André Pessoa é de singular importância, pois revela ser possível, sim, um desenvolvimento homogêneo elevado para todos, não apenas para alguns mais ou menos privilegiados. Parabenizo o presidente Nei Manica, diretoria, conselho e equipe da Cotrijal.

Já no Fórum da Carne, iniciativa do Instituto Desenvolve Pecuária, assistimos a importância para a competitividade dos produtores que adotem o sistema integrado, com lavoura e pecuária. Os dados apresentados mostram a maior segurança financeira que com mais produtos aumenta o giro financeiro da sua propriedade, e os benefícios ambientais, agronômicos, veterinários e zootécnicos. E também uma ótima iniciativa da Cooperativa Cotripal com frigorífico próprio industrializando a carne produzida com marca própria no mercado, como por exemplo a Pampa Beef. E abordamos os desafios da comunicação para tanto o desenvolvimento pessoal e humano de cada um de nós, quanto para as grandes massas humanas consumidoras, onde a carne bovina precisa resgatar padrões de consumo per capita mais consistentes.

Também Erasmo Battistella, presidente da Be8, mostrou com ênfase e propriedade que “alimento e energia” formam um composto indissolúvel, doravante, e com eles iremos ao novo futuro do agro no Brasil e no mundo.

A Expodireto é a segunda feira de impacto no país, em seguida à Show Rural Coopavel em Cascavel, no Paraná.

Encontrei o ministro Carlos Fávaro que estará participando de encontros na África e deverá levar proposta de missões técnicas onde o conhecimento agro tropical brasileiro será de grande importância para todos os países incluídos dentro do cinturão tropical da terra, ou seja, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, posição geográfica e de biomas que o Brasil aprendeu a dominar e produzir alimentos, energia e cooperativismo. O programa de conversão de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas em produção sustentável terá impacto gigantesco no planeta terra e para toda a humanidade.

E muito obrigado, Cotrijal, pela honra de estar na calçada da fama Expodireto.

José Luiz Tejon.

Também pode interessar

Um Comitê Interministerial foi criado para elaborar diretrizes, ações e metas do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). São 40 milhões de hectares de áreas já abertas com baixíssima produtividade identificada pelos sistemas de inteligência do Ministério da Agricultura e da Embrapa.
Hoje é um dia muito especial para o nosso Agroconsciente porque vamos celebrar, conjuntamente com a Embrapa Meio Ambiente, 40 anos de atividade. Eu quero parabenizar os pesquisadores, gente que iniciou esse movimento de estudos do meio ambiente há 40 anos e que hoje isso faz parte de uma alavanca fundamental para todas as atividades que nós passamos a chamar, aqui na Eldorado, de agroconsciência ou agroconsciente.
The Pedagogy of Overcoming for everyone means that everyone has the right to overcome the challenges inherent to life on earth. This is the initial foundation of my thesis presented for the doctorate in education *1. This is the “Principle of Overcoming”. This point comes from an intimate force inherent  to life itself and needs to receive support, encouragement, and systems of education leadership.
O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e o Chinese People’s Association with Foreign Countries, da China, estão organizando uma reunião, a meu ver extraordinária, em paralelo à comitiva presidencial para o mundo chinês. E para falar sobre produtos amigos da natureza estará, pelo Brasil, a Dra. Fabiana Villa Alves, especialista da Embrapa em sustentabilidade e baixo carbono.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite