CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Cotrijal, um lugar onde ninguém ficou para trás. Parabéns Nei Manica.

Publicado em 14/03/2024

Divulgação
Nei Manica, presidente da Cotrijal

Participei como espectador do Fórum da Soja, e como conferencista do Fórum da Carne, na Expodireto em Não Me Toque, Rio Grande do Sul, na Cooperativa Cotrijal. E em primeiro lugar parabéns pelo sucesso! Volume de negócios quase R$ 8 bilhões. Recorde de público, na casa de quase 400 mil pessoas, com um crescimento na ordem de 18% sobre o ano anterior. Então, em meio aos desafios evidentes de 2024, temos uma esperança realista muito positiva e que nos entusiasma para superar os problemas.

O especialista André Pessoa, diretor da Agroconsult, apresentou os cenários para a soja no mundo e no Brasil, onde precisaremos de um reajuste dos produtores, para os novos patamares de preços e de custos, onde o novo normal voltou a ser o “velho normal”, segundo Pessoa. Porém, uma informação muito preciosa me foi dada por ele a respeito desta cooperativa.

André   Pessoa realiza o “rally da safra” há anos, percorrendo as áreas produtoras, identificando produtividade e padrões de performance. Buscam identificar algum produtor que se destaca, acima da média, um campeão de cada local. Porém, na área desta Cooperativa Cotrijal, a constatação foi única, a de que todos os produtores estão em patamares muito elevados de performance nas lavouras, e não era possível identificar “um campeão”. Então foi concedido à cooperativa como um todo o Troféu de Excelência Produtiva. São hoje cerca de 17 mil famílias cooperadas. Este exemplo identificado por André Pessoa é de singular importância, pois revela ser possível, sim, um desenvolvimento homogêneo elevado para todos, não apenas para alguns mais ou menos privilegiados. Parabenizo o presidente Nei Manica, diretoria, conselho e equipe da Cotrijal.

Já no Fórum da Carne, iniciativa do Instituto Desenvolve Pecuária, assistimos a importância para a competitividade dos produtores que adotem o sistema integrado, com lavoura e pecuária. Os dados apresentados mostram a maior segurança financeira que com mais produtos aumenta o giro financeiro da sua propriedade, e os benefícios ambientais, agronômicos, veterinários e zootécnicos. E também uma ótima iniciativa da Cooperativa Cotripal com frigorífico próprio industrializando a carne produzida com marca própria no mercado, como por exemplo a Pampa Beef. E abordamos os desafios da comunicação para tanto o desenvolvimento pessoal e humano de cada um de nós, quanto para as grandes massas humanas consumidoras, onde a carne bovina precisa resgatar padrões de consumo per capita mais consistentes.

Também Erasmo Battistella, presidente da Be8, mostrou com ênfase e propriedade que “alimento e energia” formam um composto indissolúvel, doravante, e com eles iremos ao novo futuro do agro no Brasil e no mundo.

A Expodireto é a segunda feira de impacto no país, em seguida à Show Rural Coopavel em Cascavel, no Paraná.

Encontrei o ministro Carlos Fávaro que estará participando de encontros na África e deverá levar proposta de missões técnicas onde o conhecimento agro tropical brasileiro será de grande importância para todos os países incluídos dentro do cinturão tropical da terra, ou seja, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, posição geográfica e de biomas que o Brasil aprendeu a dominar e produzir alimentos, energia e cooperativismo. O programa de conversão de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas em produção sustentável terá impacto gigantesco no planeta terra e para toda a humanidade.

E muito obrigado, Cotrijal, pela honra de estar na calçada da fama Expodireto.

José Luiz Tejon.

Também pode interessar

Nestes dias 1, 2 e 3 de outubro no Rio Centro irá ocorrer o primeiro e maior Fórum Internacional do Agroambiental Sustentável com os fundamentos da faixa tropical do planeta, o “tropical belt”. Significa todos os solos, águas, populações, biomas que existem nas linhas entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, adicionando as faixas subtropicais.
No Estadão deste domingo (dia 30 – Pág. B7) celebrando 30 anos do Plano Real, Edmar Bacha concluiu: “o que a gente não conseguiu foi colocar essa economia numa trajetória de crescimento sustentado. O Brasil tem patinado. Eu acho que o Brasil continua a ter um problema de crescimento”, um dos artífices do Plano Real.
Conversei com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante a reunião Cosag-Fiesp e perguntei a ele sobre o suporte ao cooperativismo e ele respondeu: “Estamos em um momento muito especial. Temos de lembrar que no Brasil hoje nós temos mais de 20 milhões de pessoas associadas ao cooperativismo.
Brazilian agribusiness is capable and prepared for significant global sales expansion, and here are three key reasons.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite