CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Agroaliança uma proposta fundamental do 24º Congresso ABAG - 11/8

Publicado em 08/08/2025

Divulgação
Luís Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG

Considero fundamental e importantíssima a proposta trazida neste 24º Congresso Brasileiro do Agronegócio – ABAG, a Agroaliança. Outros temas serão debatidos também como transição energética, sustentabilidade agro brasileira, alimentos, energia, inovação.

Porém, num mundo polarizado e dividido, por visões de facções ideológicas e egológicas, merecerá vital destaque a proposta das “AGROALLIANCES”.

Que os Estados Unidos nos ouça e ouça ao mundo.

Conversei com o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Luís Carlos Corrêa Carvalho, o Caio. Ouça a entrevista abaixo ⬇️.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

A nova novela das 21h da Globo, Terra e Paixão, não é carioca, paulistana, ou de nenhuma grande capital urbana do país. Está ambientada em “Nova Primavera”, (cenas gravadas em Dourados, Deodápolis e estúdios), no Mato Grosso do Sul. Muito além de agronegócio, uma legítima “agrossociedade”.
Hoje apresento o resultado de uma pesquisa que foi feita na Europa, de percepção do agro, do que os consumidores estão querendo e no que esse estudo pode ajudar o Brasil. A pesquisa revela a tendência do consumidor europeu e essa tendência está fundamentada em duas bases: uma é preço, em função da base da pirâmide que sempre tem o fator preço e busca de preço e um outro tema importante e interessante que é riscos.
Estou com o Dr. Roberto Duarte, responsável pelo Departamento Médico do Sistema Faesp Senar e cuida de um programa muito importante que significa saúde. O programa chama-se Promovendo a saúde no campo, que é um programa, inclusive, de um pioneirismo da Faesp. Então como sempre falamos que alimento é saúde, nada mais importante que cuidar daqueles que fazem a saúde para todos nós.
O tarifaço continua preocupando, o que está em 40%, principalmente o setor do café. Conversando com o Cecafé, Conselho dos Exportadores de Café, a visão que tem é que mesmo andando positivamente as negociações do tarifaço no café do Brasil, 2026 será um ano que existirá para a recuperação de prejuízos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite