CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Chocolate brasileiro: “É saúde e sustentabilidade”, afirma co-fundador da Dengo, Estevan Sartorelli

Publicado em 05/04/2023

Divulgação
Tejon ao lado de Estevan Sartorelli, co-fundador da Dengo Chocolates

Estamos chegando na Páscoa, no mundo do chocolate! Eu conversei com um camarada que entende muito deste mundo para nos mandar uma mensagem sobre esse reino fantástico do chocolate. Eu entrevistei Estevan Sartorelli, co-fundador da Dengo Chocolates que, aliás, deve abrir em breve, uma loja em Paris!

“Esse ano a Dengo traz como conceito tradições do amanhã. O que ela quer com isso? Quer nos convidar a uma reflexão de como as nossas escolhas, hoje, contribuem para um mundo melhor. E por isso nós acreditamos em uma data em que nossas escolhas sejam pautadas por escolhas que promovam saúde, com felicidade e com sabor. E quando falamos de saúde, falamos de uma saúde sistêmica, uma saúde que faz bem para nós levarmos menos açúcar e mais cacau na formulação. Falamos de uma saúde para a cadeia produtiva, por respeitar e valorizar o produtor e também falamos em uma saúde para o planeta, por respeitar e valorizar o nosso agro e a nossa floresta”.

Eu diria que a mensagem da Páscoa é a mensagem da saúde com essa conversa com o Estevan. Então eu posso dizer, feliz da vida, uma feliz Páscoa a todos, que o chocolate traga saúde ao longo de toda a cadeia produtiva, desde amigos nossos lá da Ceplac, no sul da Bahia, o pessoal está fazendo cacau no Pará. Aliás, a cacauicultura está presente em vários estados brasileiros e eu espero, e acho que é uma expectativa de nós aqui do agro brasileiro, do Agroconsciente, que o cacau brasileiro volte a ser um grande sinônimo do melhor cacau do mundo e que a gente leve valor agregado também, não é?

Parabéns ao Estevan, parabéns a iniciativa de vocês nesse empreendedorismo e que a gente tenha muito sucesso em toda a indústria, e em todo universo do cacau brasileiro.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Muito diferente a “temperatura” do humor existente neste início de julho entre o governo federal versus o agronegócio no início do novo governo.  E, sem dúvida, ouço elogios ao desempenho do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Carlos Fávaro.
Entrevistei a bióloga Izabella Teixeira, que comandou o Ministério do Meio Ambiente de 2010 a 2016, e ela traz uma visão de reunir as partes do sistema alimentar energético e ambiental com muito mais protagonismo, ousadia, onde o Brasil deve pautar o mundo e não ser pautado pelo mundo! Uma visão de estado!
Diretamente da França acompanhando as muitas manifestações dos agricultores. Hoje abre o Salão de Agricultura, e vai ter confusão em Paris. Estamos em um movimento aqui com os agricultores irados, essa é a palavra. E conversei com Claudio Lot, diretor executivo da Sucorrico, sobre as tendências da cadeia produtiva do suco de laranja.
Na série voz de líder Agroconsciente ouvimos a diretora do Sindicato Rural de Bastos, no Estado de São Paulo, a capital nacional do ovo, Cristina Nagano. Os custos da ração dobraram, milho e soja, do premix idem em dólar e das embalagens também, e o setor não consegue repassar preços aos consumidores, que terminam por consumir menos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite