CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Chocolate brasileiro: “É saúde e sustentabilidade”, afirma co-fundador da Dengo, Estevan Sartorelli

Publicado em 05/04/2023

Divulgação
Tejon ao lado de Estevan Sartorelli, co-fundador da Dengo Chocolates

Estamos chegando na Páscoa, no mundo do chocolate! Eu conversei com um camarada que entende muito deste mundo para nos mandar uma mensagem sobre esse reino fantástico do chocolate. Eu entrevistei Estevan Sartorelli, co-fundador da Dengo Chocolates que, aliás, deve abrir em breve, uma loja em Paris!

“Esse ano a Dengo traz como conceito tradições do amanhã. O que ela quer com isso? Quer nos convidar a uma reflexão de como as nossas escolhas, hoje, contribuem para um mundo melhor. E por isso nós acreditamos em uma data em que nossas escolhas sejam pautadas por escolhas que promovam saúde, com felicidade e com sabor. E quando falamos de saúde, falamos de uma saúde sistêmica, uma saúde que faz bem para nós levarmos menos açúcar e mais cacau na formulação. Falamos de uma saúde para a cadeia produtiva, por respeitar e valorizar o produtor e também falamos em uma saúde para o planeta, por respeitar e valorizar o nosso agro e a nossa floresta”.

Eu diria que a mensagem da Páscoa é a mensagem da saúde com essa conversa com o Estevan. Então eu posso dizer, feliz da vida, uma feliz Páscoa a todos, que o chocolate traga saúde ao longo de toda a cadeia produtiva, desde amigos nossos lá da Ceplac, no sul da Bahia, o pessoal está fazendo cacau no Pará. Aliás, a cacauicultura está presente em vários estados brasileiros e eu espero, e acho que é uma expectativa de nós aqui do agro brasileiro, do Agroconsciente, que o cacau brasileiro volte a ser um grande sinônimo do melhor cacau do mundo e que a gente leve valor agregado também, não é?

Parabéns ao Estevan, parabéns a iniciativa de vocês nesse empreendedorismo e que a gente tenha muito sucesso em toda a indústria, e em todo universo do cacau brasileiro.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Fiz essa pergunta numa rede social dos mais importantes líderes do agronegócio e obtive as seguintes respostas: “o produtor rural produzindo com competência, fala em nome do agro”.
Somos o 4º maior produtor de grãos do mundo, 3º maior de frutas do planeta, maior rebanho bovino comercial da terra, líderes do açúcar, 2º maior exportador de algodão global, gigantes da proteína animal, da madeira industrial, e na soma total da produção de tudo o que cultivamos nos solos, águas e mares somamos cerca de 1 bilhão de toneladas. E ainda tem muita gente passando fome!
Entrevistei Claudia Calais, diretora executiva da Fundação Bunge, no 70º Prêmio Bunge de Ciência totalmente agroconsciente. Neste ano evento com quatro premiações ocorridas nesta semana em São Paulo.
Apex Brasil e entidades fazem ótimo trabalho nas vendas externas. A indústria de alimentos fechou o ano exportando 16,8% a mais sobre 2020. O agronegócio aumentou 18,4%. E isso não se trata apenas de efeito da taxa valorizada do dólar perante o real.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite