CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Comigo é paz”, afirma Antônio Júlio, novo secretário de Agricultura de São Paulo

Publicado em 11/01/2023

TCA
Tejon com o novo secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Antônio Júlio Junqueira de Queiroz

Após a invasão da Praça dos 3 Poderes, em Brasília, recebemos centenas de manifestos de entidades do sistema do agronegócio repudiando os atos de 8 de janeiro último, com a preocupação na imagem do setor, pedindo que não ocorra uma generalização dos atos de vandalismo associados a agropecuária.

Na posse do novo secretário Antônio Júlio Junqueira de Queiroz, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo, na última terça-feira (10), em entrevista para o Agroconsciente afirmou: “como afirma Roberto Rodrigues: aqui, comigo é paz”.

O novo secretário salientou um desenvolvimento com conectividade, seguro rural, cooperativismo com novo plano de microbacias. Acrescentou ainda que o CAR – Cadastro Ambiental Rural está praticamente pronto no estado, faltando agora o aceite dos produtores e que irá buscar recursos para pagar por serviços ambientais de preservação.

Sobre o ITAL, Instituto de Tecnologia de Alimentos, o secretário Antônio Júlio elogiou muito falando da importância da pesquisa e dando como exemplo um caso de sucesso, dentre muitos, mencionando a Cacau Show, hoje a maior franquia de chocolates do mundo, que contou com conhecimentos do instituto localizado na cidade de Campinas.

Que venha a paz, a prosperidade e o crescimento do sistema do agronegócio paulista e do país, pois produtoras e produtores rurais trabalham sob incertezas e riscos, produzem alimento, energia e proteção ambiental, ao lado de todo um sistema do antes e pós-porteira das fazendas, um sistema agroindustrial. Comida é saúde, é paz. Desejamos sucesso ao novo secretário Antônio Júlio que vem de uma excelente experiência em cooperativismo de crédito também.

Ouça a entrevista abaixo: 👇

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

Também pode interessar

“Nada na vida é para ser temido, apenas compreendido. Agora é a hora de compreender mais, para temer menos”, Marie Curie. Estamos em um instante agressivo de polarizações mundiais, opostos radicais vociferando uns contra os outros e, pronto, aí temos Trump, Putin, Xi, só para mencionarmos três macro líderes com gigantescos impactos globais, e todos eles com poderosas armas atômicas, o que nos fez trazer a cientista Marie Curie, física e química polonesa, naturalizada francesa que, em 1903, ganhou o Nobel da Física e, em 1911, o Nobel da Química. Ela foi a primeira mulher a se tornar professora na universidade de Paris, tudo isso pelos seus estudos e descoberta da radioatividade.
A Organização Meteorológica Mundial das Nações Unidas e o Copernicus, da União Europeia, divulgaram alertas voltados à saúde, economia e as geleiras. O estudo aponta para uma temperatura europeia atual 2,3 graus centígrados maior do que no período pré-industrial, enquanto no mundo o crescimento da temperatura foi de 1,3 graus centígrados.  Esse relatório estabelece um alerta vermelho, de que o mundo não tem feito o que precisaria ser feito para a luta anti-aquecimento planetário.
Hoje abre o Congresso da ABAG/B3 com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, governador Tarcísio de Freitas e o ministro da Agricultura Carlos Fávaro. Amanhã se inicia o congresso da Andav.
Enquanto aqui na França ao lado de uma juventude internacional no FAM Food & Agribusiness Management, mestrado com diplomação dupla europeia e brasileira, aprendemos sobre as oportunidades existentes nos diversos continentes do planeta, aparece na mídia as invasões de três áreas de cultivo de eucaliptos da Suzano Papel e Celulose na Bahia.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite