CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Conab registra previsão de 271,3 milhões de toneladas para Safra 2021/22

Publicado em 10/06/2022

Divulgação Conab
Marisete Belloli, gerência agropecuária da Conab-SP

Marisete Belloli, da gerência agropecuária da Conab-SP, apresenta 9ª estimativa de Safra 2021/22. Perante a previsão inicial da safra, de 288,6 milhões de toneladas, perdemos 15,8 milhões de toneladas em função dos fatores climáticos, porém conseguimos recuperar com o crescimento do milho que teve aumento de área nos grãos de 8,7% sobre ano anterior.

Viajando aqui no Paraná, de Londrina até Cornélio Procópio, em um milharal espetacular ao longo de todo trajeto. Milho segunda safra salvando a lavoura. O Brasil plantou uma área total de 73,7 milhões de hectares, revelando um crescimento na área de 5,7% sobre o período anterior de 2020/21, onde a soja cresceu 4,6%.

Trigo também cresceu. Deveremos obter 8,4 milhões de toneladas, um avanço sobre a faixa de 7 milhões dos anos anteriores. No algodão seguem condições favoráveis de clima agora, no arroz haverá diminuição, no feijão ligeiro crescimento de 6%.

E para 2022/23 precisamos muito mais grãos, que o super plano safra do ministro Marcos Montes saia, que a voz do ex-ministro Roberto Rodrigues seja ouvida, um plano safra de guerra e que, além do crédito rural, tenhamos insumos, máquinas e seguro rural para que os agricultores possam investir sem medo. E aí está um ponto de incerteza na possibilidade de superarmos 300 milhões de toneladas de grãos para 2022/23, fora São Pedro e o clima.

Haisem nota cem!

Carolina Ercolin, admiração sem fim!

Até a próxima.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Conversei com Fábio Feldmann sobre as leis que protegem a nossa Mata Atlântica e ele me disse: “Tejon, você me perguntou sobre a Mata Atlântica e sobre tentativas de mudar a lei da Mata Atlântica e você me disse que o ouvinte Amauri Moraes estaria preocupado com isso. Em primeiro lugar eu queria dizer que a Mata Atlântica está protegida pela Constituição brasileira e é considerada um patrimônio nacional".
Os supermercados através da Abras, Associação Brasileira de Supermercados são a grande linha de frente do agro brasileiro e mundial. No Brasil cerca de 27 milhões de brasileiros todos os dias passam por quase 90 mil lojas do setor supermercadista que cresceu, em 2020, 9,36% atingindo um faturamento de mais de R$ 378 bilhões.
Teremos R$ 5,7 bilhões aprovados para o fundo partidário, para propaganda política em 2022. Fiquei pensando. O agronegócio brasileiro vale 1/3 do PIB do país, que anda devagarinho. E impacta indiretamente outro 1/3, basta ver o que acontece no comércio, indústria e serviços onde o agro prospera. Tudo prospera junto.
Somos o 4º maior produtor de grãos do mundo, 3º maior de frutas do planeta, maior rebanho bovino comercial da terra, líderes do açúcar, 2º maior exportador de algodão global, gigantes da proteína animal, da madeira industrial, e na soma total da produção de tudo o que cultivamos nos solos, águas e mares somamos cerca de 1 bilhão de toneladas. E ainda tem muita gente passando fome!
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite