CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Conab registra previsão de 271,3 milhões de toneladas para Safra 2021/22

Publicado em 10/06/2022

Divulgação Conab
Marisete Belloli, gerência agropecuária da Conab-SP

Marisete Belloli, da gerência agropecuária da Conab-SP, apresenta 9ª estimativa de Safra 2021/22. Perante a previsão inicial da safra, de 288,6 milhões de toneladas, perdemos 15,8 milhões de toneladas em função dos fatores climáticos, porém conseguimos recuperar com o crescimento do milho que teve aumento de área nos grãos de 8,7% sobre ano anterior.

Viajando aqui no Paraná, de Londrina até Cornélio Procópio, em um milharal espetacular ao longo de todo trajeto. Milho segunda safra salvando a lavoura. O Brasil plantou uma área total de 73,7 milhões de hectares, revelando um crescimento na área de 5,7% sobre o período anterior de 2020/21, onde a soja cresceu 4,6%.

Trigo também cresceu. Deveremos obter 8,4 milhões de toneladas, um avanço sobre a faixa de 7 milhões dos anos anteriores. No algodão seguem condições favoráveis de clima agora, no arroz haverá diminuição, no feijão ligeiro crescimento de 6%.

E para 2022/23 precisamos muito mais grãos, que o super plano safra do ministro Marcos Montes saia, que a voz do ex-ministro Roberto Rodrigues seja ouvida, um plano safra de guerra e que, além do crédito rural, tenhamos insumos, máquinas e seguro rural para que os agricultores possam investir sem medo. E aí está um ponto de incerteza na possibilidade de superarmos 300 milhões de toneladas de grãos para 2022/23, fora São Pedro e o clima.

Haisem nota cem!

Carolina Ercolin, admiração sem fim!

Até a próxima.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

A revista Forbes Agro fez a seguinte pergunta para alguns programas de IA regenerativa: “quem seriam as personalidades, pensadores e lideranças que têm influenciado o agro brasileiro nos últimos 10 anos?
Com agricultura na metrópole de São Paulo será possível frear o aquecimento da temperatura que subiu 1 grau centígrado de 1985 a 2019 e diminuir 0,2 grau em relação a 2019. 
Estou com o Dr. Roberto Duarte, responsável pelo Departamento Médico do Sistema Faesp Senar e cuida de um programa muito importante que significa saúde. O programa chama-se Promovendo a saúde no campo, que é um programa, inclusive, de um pioneirismo da Faesp. Então como sempre falamos que alimento é saúde, nada mais importante que cuidar daqueles que fazem a saúde para todos nós.
Agroconsciente é saúde e acaba com mitos sobre os alimentos. Agroconsciente de manhãzinha, hora deliciosa do café, do café com leite, do momento delicioso aí no bar, na padaria, em casa, ou um abraço para o pessoal das barracas nas ruas, nas portas do metrô vendendo o pãozinho, o café com leite.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite