CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Cooperativas gaúchas vão dobrar de tamanho até 2027

Publicado em 30/08/2023

Divulgação
Tejon em Esteio (RS) na casa RBS

Na Expointer, em Esteio no Rio Grande do Sul, ontem participei de um painel  na casa RBS com líderes cooperativistas gaúchos: Darci Pedro Hartmann, presidente do Sistema Ocergs; Marcio Port, presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste; Paulo Pires, presidente da Fecoagro-RS.

Darci, que preside o Sistema da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, apresentou a meta de dobrar de tamanho o movimento econômico das cooperativas gaúchas até 2027. Revelou que nos dois anos de estiagem, onde o PIB do Rio Grande do Sul caiu, as cooperativas obtiveram um crescimento de 14%.

Marcio Port, que preside a Central Sicredi Sul/Sudeste, disse que o movimento das cooperativas de crédito somados no país já colocam essas instituições no 6º lugar do sistema bancário brasileiro. E há uma meta de saltar de 7% para 20% na importância do movimento do crédito no país, e ressaltou que as cooperativas de crédito reinvestem nas suas próprias regiões.

Paulo Pires, que preside a Federação das Cooperativas do Rio Grande do Sul, abordou a importância do crescimento do cooperativismo, por exemplo, na irrigação, onde o estado tem sofrido com as secas e prejuízos nas lavouras impactando negativamente o PIB estadual.

Foi uma unanimidade dentre todas às lideranças tratar da comunicação das cooperativas com a população, da atração do jovem, e uma sugestão de todos é que as cooperativas quando comunicarem seus produtos enfatizem que são uma cooperativa.

No Brasil cooperativas já somam cerca de 17 milhões de brasileiros, e deverão atingir 30 milhões até 2027. E aqui, a cidade de São Paulo, é a que tem o maior número de cooperativas do país. Você sabia?

E os táxis da Cooperativa Vermelho e Branco, todos sintonizados na Eldorado! Um abraço para o Zé Rosas, 95 anos, taxista, um dos fundadores dessa cooperativa, ainda trabalhando no aeroporto de Congonhas. Liga o rádio na Eldorado pessoal!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha realiza nos próximos dias 23 e 24 de manhã um congresso internacional voltado ao bem estar animal - o “Don’t forget the animals”, não esqueçam os animais. 
Nos anos 70 a soja não passava de “comida alternativa de hippies”. Um suíno era um “porco piau”, frango coisa do galinheiro no quintal. Etanol um sonho distante no Pró-álcool. Milho uma lavoura de pobres com baixíssima tecnologia. Plantio direto considerado coisa do “alemão louco Bartz e do Frank”. As cooperativas ninguém as imaginaria como, um dia, virem a ser o maior sistema econômico financeiro de inclusão social no país.
Estou em Goiânia, no 6º Congresso Nacional do Direito Agrário falando com Albenir Querubini, presidente da União Brasileira dos Agraristas Universitários (UBAU). Esse evento trata de uma expectativa muito importante sobre o Direito do setor que é hoje um tema estratégico para todo o sistema do agronegócio.
Não é o Brasil que não cresce. É a inexistência de um planejamento estratégico que não o deixa crescer. O 5º maior país do mundo (porém o maior em km quadrado útil). A 7ª maior população do planeta. A 4ª maior agricultura terrestre (porém a única com condições de dobrar de tamanho com total sustentabilidade). O maior exportador de alimentos industrializados em volume do planeta (mas o 5º em valor agregado), a maior competência do sistema total do agronegócio global no cinturão tropical da terra, mais de 1 milhão de famílias agrícolas cooperativadas, enfim eis aí alguns dados apenas mais voltados ao eixo econômico desse gigante Brasil relacionado aos atuais 30% do seu PIB.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite