CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Cooperativas gaúchas vão dobrar de tamanho até 2027

Publicado em 30/08/2023

Divulgação
Tejon em Esteio (RS) na casa RBS

Na Expointer, em Esteio no Rio Grande do Sul, ontem participei de um painel  na casa RBS com líderes cooperativistas gaúchos: Darci Pedro Hartmann, presidente do Sistema Ocergs; Marcio Port, presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste; Paulo Pires, presidente da Fecoagro-RS.

Darci, que preside o Sistema da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, apresentou a meta de dobrar de tamanho o movimento econômico das cooperativas gaúchas até 2027. Revelou que nos dois anos de estiagem, onde o PIB do Rio Grande do Sul caiu, as cooperativas obtiveram um crescimento de 14%.

Marcio Port, que preside a Central Sicredi Sul/Sudeste, disse que o movimento das cooperativas de crédito somados no país já colocam essas instituições no 6º lugar do sistema bancário brasileiro. E há uma meta de saltar de 7% para 20% na importância do movimento do crédito no país, e ressaltou que as cooperativas de crédito reinvestem nas suas próprias regiões.

Paulo Pires, que preside a Federação das Cooperativas do Rio Grande do Sul, abordou a importância do crescimento do cooperativismo, por exemplo, na irrigação, onde o estado tem sofrido com as secas e prejuízos nas lavouras impactando negativamente o PIB estadual.

Foi uma unanimidade dentre todas às lideranças tratar da comunicação das cooperativas com a população, da atração do jovem, e uma sugestão de todos é que as cooperativas quando comunicarem seus produtos enfatizem que são uma cooperativa.

No Brasil cooperativas já somam cerca de 17 milhões de brasileiros, e deverão atingir 30 milhões até 2027. E aqui, a cidade de São Paulo, é a que tem o maior número de cooperativas do país. Você sabia?

E os táxis da Cooperativa Vermelho e Branco, todos sintonizados na Eldorado! Um abraço para o Zé Rosas, 95 anos, taxista, um dos fundadores dessa cooperativa, ainda trabalhando no aeroporto de Congonhas. Liga o rádio na Eldorado pessoal!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

I spoke with Marcelo Okamura, president of inpEV (the National Institute for Empty Packaging Processing), an extraordinary organization that, for over 24 years, has been promoting the collection and recycling of all empty agricultural pesticide packaging in our country.
Conversei com a Gislaine Balbinot, diretor executiva da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG) que nos fala sobre as novidades da 22ª edição do Congresso Brasileiro de Agronegócio.
Onde existe uma boa cooperativa bem liderada dentro dos 7 princípios essenciais, floresce a prosperidade: 1- adesão livre; 2- gestão democrática; 3- participação econômica; 4- autonomia e independência; 5- educação, formação e informação; 6- intercooperação; e 7- interesse pela comunidade.
José Luiz Tejon entrevista nesta sexta-feira, Roberto Waack, líder de movimentos de sustentabilidade e meio ambiente e atual membro do Conselho de Administração da Marfrig, uma das líderes do mundo da carne, que está na COP26 representando a conservação pela Amazônia.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite