CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Dia dos Namorados, Dia das Flores. Ibraflor está otimista. No dia 29/5 registramos aqui: “governo erra no caso do arroz”.

Publicado em 12/06/2024

Divulgação
No dia 29/5 registramos aqui: “governo erra no caso do arroz”.

Temos mais de 3.500 variedades de cerca de 300 espécies de flores e plantas ornamentais para o presente dos romances, das paixões, do Dia dos Namorados. O Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) está animado com uma perspectiva de crescimento de 4% nas vendas de flores hoje. O dia dos namorados movimenta em torno de 8% do mercado de flores no país. A Holambra é a 4ª maior cooperativa de flores do mundo.

A produção neste ano está boa, com produtores celebrando e colhendo 20% a mais de rosas comparado a 2023.

Vermelhas, amarelas e cores vibrantes são as preferidas dentre as rosas. Qual a sua?

E como explica Adriano Van Rooyen, presidente da Associação dos Produtores de Flores de Andradas: “o Brasil também importa flores, principalmente da Colômbia, mas não tememos a importação”.

Então Dia dos Namorados, dia das flores, mas dia onde as “trapalhadas” envolvendo a decisão de importar arroz e fazer disso uma propaganda  totalmente errada, em meio a tragédia do Sul, traz poderosos incômodos ao planalto. Registramos aqui no dia 29/5 nossa posição onde dissemos: “o arroz do governo versus o arroz do gaúcho brasileiro merece o ‘asno de lata’ da propaganda que sai pela culatra”. Que erro absurdo.

Que se anulem as importações e se identifique os cérebros que manipularam a situação trágica com tamanha insensibilidade humana e incompetência gerencial. Nas conversas que tive no Ministério da Agricultura (Mapa), ouvi de suas equipes serem totalmente contra essa decisão que transformou a tragédia gaúcha nessa “trapalhada federal”.  Não foi o Mapa! Mais cedo ou mais tarde vai aparecer a causa e seu causador, a profunda da profunda motivação.

E neste Dia dos Namorados que venham também as flores do nosso gauchesco e saboroso arroz. Arroz também tem flor.

E não vamos perder dia 27 junho o I Summit Mudanças Climáticas e Incêndios Florestais em Itu.

27 de junho, inscreva-se em www.greenrio.com.br.

Feliz dia dos namorados!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Quem disse isso? Na minha opinião um dos maiores sábios lúcidos do agro brasileiro vivo: Alysson Paolinelli, candidato ao Nobel da Paz, um daqueles que se enquadrariam na expressão do Churchill, na 2ª guerra mundial: “nunca tantos deveram tanto a tão poucos”.
Ontem (25) tive um momento muito rico, participei de um evento com empresários do setor de bioenergia e também com a presença da ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e acabamos vendo o quanto o Brasil ao invés de ter uma postura de ousadia, de protagonismo, perante toda a situação internacional, de carência de alimentos, de necessidade bioenergética, de necessidade deste mundo de já chegou, o futuro já está aqui, terminamos por ficar em uma situação de discutir o que não é importante.
Brasil, the year of COP 30 within the Amazon biome, we can observe and point out advanced sectors within sustainable practices having excellent results. Change has always been painful. I imagine our ancestors leaving their homes as immigrants for an unknown tropical destination.
Recebi uma mensagem de Brasília: “está maduro, devemos ter notícias nas próximas horas”. Mas está estranho essa demora na Agricultura. Conversando com Roberto Rodrigues, que foi ministro no primeiro governo Lula, me disse que o Ministério da Agricultura foi um dos três primeiros anunciados na época.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite