CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Dia dos Namorados, Dia das Flores. Ibraflor está otimista. No dia 29/5 registramos aqui: “governo erra no caso do arroz”.

Publicado em 12/06/2024

Divulgação
No dia 29/5 registramos aqui: “governo erra no caso do arroz”.

Temos mais de 3.500 variedades de cerca de 300 espécies de flores e plantas ornamentais para o presente dos romances, das paixões, do Dia dos Namorados. O Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) está animado com uma perspectiva de crescimento de 4% nas vendas de flores hoje. O dia dos namorados movimenta em torno de 8% do mercado de flores no país. A Holambra é a 4ª maior cooperativa de flores do mundo.

A produção neste ano está boa, com produtores celebrando e colhendo 20% a mais de rosas comparado a 2023.

Vermelhas, amarelas e cores vibrantes são as preferidas dentre as rosas. Qual a sua?

E como explica Adriano Van Rooyen, presidente da Associação dos Produtores de Flores de Andradas: “o Brasil também importa flores, principalmente da Colômbia, mas não tememos a importação”.

Então Dia dos Namorados, dia das flores, mas dia onde as “trapalhadas” envolvendo a decisão de importar arroz e fazer disso uma propaganda  totalmente errada, em meio a tragédia do Sul, traz poderosos incômodos ao planalto. Registramos aqui no dia 29/5 nossa posição onde dissemos: “o arroz do governo versus o arroz do gaúcho brasileiro merece o ‘asno de lata’ da propaganda que sai pela culatra”. Que erro absurdo.

Que se anulem as importações e se identifique os cérebros que manipularam a situação trágica com tamanha insensibilidade humana e incompetência gerencial. Nas conversas que tive no Ministério da Agricultura (Mapa), ouvi de suas equipes serem totalmente contra essa decisão que transformou a tragédia gaúcha nessa “trapalhada federal”.  Não foi o Mapa! Mais cedo ou mais tarde vai aparecer a causa e seu causador, a profunda da profunda motivação.

E neste Dia dos Namorados que venham também as flores do nosso gauchesco e saboroso arroz. Arroz também tem flor.

E não vamos perder dia 27 junho o I Summit Mudanças Climáticas e Incêndios Florestais em Itu.

27 de junho, inscreva-se em www.greenrio.com.br.

Feliz dia dos namorados!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

“O país precisa criar coragem para encarar o problema da situação fundiária na Amazônia, de frente”. Essa é a afirmação do diretor executivo do Instituto Escolhas, Sérgio Leitão, a partir de um estudo realizado em parceria com o Grupo de Políticas Públicas da ESALQ/USP.
O dia 22 de maio é o Dia Internacional da Biodiversidade e no dia 20 de maio celebramos o Dia Mundial da Abelha. A convivência das abelhas com a cana de açúcar mereceu destaque da União da Indústria de Cana de Açúcar e Bioenergia (Unica), com Renata Camargo gerente de sustentabilidade da entidade destacando: “ abelhas são responsáveis pela polinização de mais de 90% de plantas nativas e 75% das lavouras”.
O colunista do Estadão, Fernando Reinach, registra na sua coluna sobre ciência da última semana uma descoberta de cientistas chineses de um gene capaz de aumentar em 50% a produção de arroz e trigo por hectare. A pesquisa na área da engenharia genética já surpreendeu o mundo na virada dos anos 90 com sementes geneticamente modificadas resistentes a herbicidas, e outras resistentes a pragas, como a helicoverpa armigera, e doenças.
Conversei com o criador do conceito de agronegócio na Universidade de Harvard nos anos 50, prof. Ray Goldberg, e pedi a ele qual o grande conselho que daria para o agro dos próximos 30 anos? E ele foi muito objetivo e claro: "precisamos reunir, unir o mundo numa grande luta contra as divisões e as polarizações. E nesse sentido o sistema alimentar é o único que tem dentro de si essa real possibilidade".
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite