CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Dia dos Namorados, Dia das Flores. Ibraflor está otimista. No dia 29/5 registramos aqui: “governo erra no caso do arroz”.

Publicado em 12/06/2024

Divulgação
No dia 29/5 registramos aqui: “governo erra no caso do arroz”.

Temos mais de 3.500 variedades de cerca de 300 espécies de flores e plantas ornamentais para o presente dos romances, das paixões, do Dia dos Namorados. O Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) está animado com uma perspectiva de crescimento de 4% nas vendas de flores hoje. O dia dos namorados movimenta em torno de 8% do mercado de flores no país. A Holambra é a 4ª maior cooperativa de flores do mundo.

A produção neste ano está boa, com produtores celebrando e colhendo 20% a mais de rosas comparado a 2023.

Vermelhas, amarelas e cores vibrantes são as preferidas dentre as rosas. Qual a sua?

E como explica Adriano Van Rooyen, presidente da Associação dos Produtores de Flores de Andradas: “o Brasil também importa flores, principalmente da Colômbia, mas não tememos a importação”.

Então Dia dos Namorados, dia das flores, mas dia onde as “trapalhadas” envolvendo a decisão de importar arroz e fazer disso uma propaganda  totalmente errada, em meio a tragédia do Sul, traz poderosos incômodos ao planalto. Registramos aqui no dia 29/5 nossa posição onde dissemos: “o arroz do governo versus o arroz do gaúcho brasileiro merece o ‘asno de lata’ da propaganda que sai pela culatra”. Que erro absurdo.

Que se anulem as importações e se identifique os cérebros que manipularam a situação trágica com tamanha insensibilidade humana e incompetência gerencial. Nas conversas que tive no Ministério da Agricultura (Mapa), ouvi de suas equipes serem totalmente contra essa decisão que transformou a tragédia gaúcha nessa “trapalhada federal”.  Não foi o Mapa! Mais cedo ou mais tarde vai aparecer a causa e seu causador, a profunda da profunda motivação.

E neste Dia dos Namorados que venham também as flores do nosso gauchesco e saboroso arroz. Arroz também tem flor.

E não vamos perder dia 27 junho o I Summit Mudanças Climáticas e Incêndios Florestais em Itu.

27 de junho, inscreva-se em www.greenrio.com.br.

Feliz dia dos namorados!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Entrevistei a nova presidente da Embrapa, pela primeira vez uma mulher, doutora das Ciências da Computação, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá. Ela aborda os compromissos com todos os agricultores do país de todos os portes incluindo o combate à pobreza e desigualdades. Fala de uma Embrapa plural e democrática e com muita consciência das transições nutricionais, energéticas, e ambientais com as mudanças climáticas.
Entrevistei a bióloga Izabella Teixeira, que comandou o Ministério do Meio Ambiente de 2010 a 2016, e ela traz uma visão de reunir as partes do sistema alimentar energético e ambiental com muito mais protagonismo, ousadia, onde o Brasil deve pautar o mundo e não ser pautado pelo mundo! Uma visão de estado!
O pantanal é patrimônio natural mundial e reserva da biosfera e receberá hoje o lançamento de ações significativas pela ministra da Agricultura
No Estadão desta terça-feira (11) matéria de capa trata o quanto o agronegócio brasileiro e, principalmente, do Centro Oeste está atraindo os olhares do mundo financeiro. Mas vale registrarmos aqui o quanto precisamos de atração de capitais e investidores para o futuro do agro nacional que deverá dobrar de tamanho até 2035.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite