CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Ministro do Meio Ambiente fala de oportunidades gigantescas de produzir biometano no Brasil

Publicado em 29/04/2022

Fotógrafo Renato Alves
Tejon entrevista o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Eu estou aqui, com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, diretamente da Agrishow, em Ribeirão Preto, para o Jornal Eldorado, Estadão, e perguntei a ele sobre sua visão de metano, biogás, e o ministro me disse o seguinte:

“O Brasil tem uma oportunidade gigantesca de produzir biogás, biometano. São volumes equivalentes a quatro vezes o Gasoduto Brasil-Bolívia. Nós temos uma oportunidade de reduzir em mais de 30% o metano emitido pelo país, tratando resíduo orgânico”.

Também perguntei se o Brasil ia para frente nesse quesito e ele respondeu: “com certeza. O Governo Federal lançou e fomos o primeiro país a se movimentar e lançar um programa chamado Metano Zero, só olhando para resíduos orgânicos, lixo orgânico, nós trouxemos incentivos com financiamentos específicos e isentou os impostos PIS/Cofins na compra de máquinas e equipamentos para montagem das usinas e criou o programa Metano. O Brasil tem muito a ganhar com isso se o produtor, com certeza, conseguirá produzir energia, bioenergia, biofertilizante, e biometano, reduzindo o custo de produção no caso do combustível, se você substituir o seu veículo por biometano, você pode reduzir 60% do custo de combustível”.

E sobre a Agrishow e o agronegócio eu pedi uma palavra do ministro que me disse: “Excepcional, muita tecnologia, muita sustentabilidade e produzindo mais com menos, sempre. Parabéns aqui por todos da Agrishow”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

O Estado de São Paulo é um estado biomovido, movido ao combustível do futuro. Sobre isso conversei com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e Senar, Tirso Meirelles, sobre essa coisa que é fascinante, o Brasil colocado no combustível para o futuro, a nova energia, um movimento extraordinário.
Na próxima segunda-feira (31/03), tenho o prazer de divulger um evento especial em comemoração ao Mês da Mulher e ao aniversário da Comissão Semeadoras do Agro. Será um momento marcante, com o lançamento do novo Programa do Projeto Semear é Cuidar – Prevenção ao Câncer do Colo do Útero, além da entrega da Medalha de Honra ao Mérito – A SEMEADORA, uma homenagem a mulheres que se destacaram como líderes em suas áreas de atuação.
Ao encerrar os trâmites no Senado neste final de ano, o setor agropecuário não aderiu ao projeto, sob uma correta alegação da “inexistência de métricas científicas confiáveis para mensurar essas emissões”. Mas pergunto, o agronegócio estará fora desse mercado de carbono? Mesmo? Claro que não.
In Ipiranga do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil, a circus family performed shows in this small town, with just 2 thousand inhabitants, when they were surprised by the Covid 19 pandemic. Everyone remembers the Covid 19 events: No more shows, no more joy of the clown in the ring, no more the trapeze, the jugglers, the dancers and the music.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite