CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Ministro do Meio Ambiente fala de oportunidades gigantescas de produzir biometano no Brasil

Publicado em 29/04/2022

Fotógrafo Renato Alves
Tejon entrevista o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Eu estou aqui, com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, diretamente da Agrishow, em Ribeirão Preto, para o Jornal Eldorado, Estadão, e perguntei a ele sobre sua visão de metano, biogás, e o ministro me disse o seguinte:

“O Brasil tem uma oportunidade gigantesca de produzir biogás, biometano. São volumes equivalentes a quatro vezes o Gasoduto Brasil-Bolívia. Nós temos uma oportunidade de reduzir em mais de 30% o metano emitido pelo país, tratando resíduo orgânico”.

Também perguntei se o Brasil ia para frente nesse quesito e ele respondeu: “com certeza. O Governo Federal lançou e fomos o primeiro país a se movimentar e lançar um programa chamado Metano Zero, só olhando para resíduos orgânicos, lixo orgânico, nós trouxemos incentivos com financiamentos específicos e isentou os impostos PIS/Cofins na compra de máquinas e equipamentos para montagem das usinas e criou o programa Metano. O Brasil tem muito a ganhar com isso se o produtor, com certeza, conseguirá produzir energia, bioenergia, biofertilizante, e biometano, reduzindo o custo de produção no caso do combustível, se você substituir o seu veículo por biometano, você pode reduzir 60% do custo de combustível”.

E sobre a Agrishow e o agronegócio eu pedi uma palavra do ministro que me disse: “Excepcional, muita tecnologia, muita sustentabilidade e produzindo mais com menos, sempre. Parabéns aqui por todos da Agrishow”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Roberto Rodrigues é o enviado especial do agro na COP30 e ele foi ex-ministro da Agricultura, presidente internacional do cooperativismo, embaixador do cooperativismo na FAO, é professor emérito da FGV e é um homem que tem uma visão planetária espetacular do que envolve o aspecto do agronegócio. E ele organizou com todas as entidades um documento singular muito importante para levar nessa COP30.
Conversei com Hélio Mattar, presidente da Ong Akatu, em uma apresentação excelente sobre governança da sustentabilidade, onde falamos sobre a importância de realizarmos para o agronegócio uma governança da governança.
Estou na França ao lado de alunos internacionais do mestrado da Audencia Business School sobre FAM Food & Agribusiness Management. E iniciamos encontros com lideranças de corporações globais presentes na Europa que apresentam suas visões sobre as previsões para o agronegócio, principalmente sobre tendências de preços das commodities e dos custos de produção.
Nesta segunda-feira (5), a partir das 15 horas, ocorrerá a reunião de abertura dos trabalhos anuais do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite