CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Ministro do Meio Ambiente fala de oportunidades gigantescas de produzir biometano no Brasil

Publicado em 29/04/2022

Fotógrafo Renato Alves
Tejon entrevista o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Eu estou aqui, com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, diretamente da Agrishow, em Ribeirão Preto, para o Jornal Eldorado, Estadão, e perguntei a ele sobre sua visão de metano, biogás, e o ministro me disse o seguinte:

“O Brasil tem uma oportunidade gigantesca de produzir biogás, biometano. São volumes equivalentes a quatro vezes o Gasoduto Brasil-Bolívia. Nós temos uma oportunidade de reduzir em mais de 30% o metano emitido pelo país, tratando resíduo orgânico”.

Também perguntei se o Brasil ia para frente nesse quesito e ele respondeu: “com certeza. O Governo Federal lançou e fomos o primeiro país a se movimentar e lançar um programa chamado Metano Zero, só olhando para resíduos orgânicos, lixo orgânico, nós trouxemos incentivos com financiamentos específicos e isentou os impostos PIS/Cofins na compra de máquinas e equipamentos para montagem das usinas e criou o programa Metano. O Brasil tem muito a ganhar com isso se o produtor, com certeza, conseguirá produzir energia, bioenergia, biofertilizante, e biometano, reduzindo o custo de produção no caso do combustível, se você substituir o seu veículo por biometano, você pode reduzir 60% do custo de combustível”.

E sobre a Agrishow e o agronegócio eu pedi uma palavra do ministro que me disse: “Excepcional, muita tecnologia, muita sustentabilidade e produzindo mais com menos, sempre. Parabéns aqui por todos da Agrishow”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estamos em plena segunda-feira carnavalesca e nós tivemos no desfile da escola de samba, em São Paulo, a Mancha Verde com o samba enredo “Do nosso solo para o mundo, o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta”.
Em 1966, o jornalista Sérgio Porto, sob o nome de Stanislaw Ponte Preta, lançou um livro extraordinário: Febeapá, o Festival de Besteiras que assola o país”. Eu conversei com o engenheiro agrônomo, agroambientalista e professor Xico Graziano para que ele nos dissesse 3 besteiras a respeito de meio ambiente que se fala por aí e que não são verídicas.
Conversei com diretoria do Bradesco! Reafirmam seus elos efetivos com o agro brasileiro e pelo meu lado acompanhando nosso setor desde 1977 dou fé sobre isso.
Entrevistei Luis Madi, coordenador da plataforma de inovação tecnológica do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) de Campinas, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, órgão que reúne especialistas, pesquisadores e cientistas no campo da tecnologia dos alimentos, onde muitos mitos fake news são desenvolvidos e onde a racionalidade científica precisa imperar.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite