CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Ministro do Meio Ambiente fala de oportunidades gigantescas de produzir biometano no Brasil

Publicado em 29/04/2022

Fotógrafo Renato Alves
Tejon entrevista o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Eu estou aqui, com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, diretamente da Agrishow, em Ribeirão Preto, para o Jornal Eldorado, Estadão, e perguntei a ele sobre sua visão de metano, biogás, e o ministro me disse o seguinte:

“O Brasil tem uma oportunidade gigantesca de produzir biogás, biometano. São volumes equivalentes a quatro vezes o Gasoduto Brasil-Bolívia. Nós temos uma oportunidade de reduzir em mais de 30% o metano emitido pelo país, tratando resíduo orgânico”.

Também perguntei se o Brasil ia para frente nesse quesito e ele respondeu: “com certeza. O Governo Federal lançou e fomos o primeiro país a se movimentar e lançar um programa chamado Metano Zero, só olhando para resíduos orgânicos, lixo orgânico, nós trouxemos incentivos com financiamentos específicos e isentou os impostos PIS/Cofins na compra de máquinas e equipamentos para montagem das usinas e criou o programa Metano. O Brasil tem muito a ganhar com isso se o produtor, com certeza, conseguirá produzir energia, bioenergia, biofertilizante, e biometano, reduzindo o custo de produção no caso do combustível, se você substituir o seu veículo por biometano, você pode reduzir 60% do custo de combustível”.

E sobre a Agrishow e o agronegócio eu pedi uma palavra do ministro que me disse: “Excepcional, muita tecnologia, muita sustentabilidade e produzindo mais com menos, sempre. Parabéns aqui por todos da Agrishow”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Entrevistei o ministro da Agricultura, Pecuária e aAastecimento Carlos Fávaro que explicou as razões pelas quais não está na Agrishow deste ano em Ribeirão Preto. Mas nos manda uma notícia boa, ótima, sobre a complementação do Plano Safra deste período e promete um Plano Safra robusto com Plano ABC, 2023/24,  e termina afirmando que teremos a maior agricultura sustentável do mundo com a competência dos nossos produtores.
Na Semana Mundial do Meio Ambiente quais são os gols contra e os gols a favor que o Brasil levou e que marcou se estivéssemos numa partida de futebol?
Ano novo, governo novo, peças do Lego do agronegócio, jogadas sobre a mesa. A transição falou das intenções, boas e bem intencionadas. As partes, as peças do Lego são citadas e mencionadas, mais como fins entremeadas por alguns meios.
Ontem (12), em São Paulo, tivemos o evento LIDE Alimentos reunindo autoridades, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o Francisco Mesquita, presidente do Grupo Estado participando a respeito do setor dos alimentos agroindustrializados que estão cercados também de visões errôneas e interpretações equivocadas.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite