CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “O peixe sofre com o tarifaço, porém lideranças buscam elos com os supermercados brasileiros para aumentar o consumo”, Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR

Publicado em 06/08/2025

Divulgação
Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR

Conversamos hoje com Francisco Medeiros presidente da Peixe BR, Associação Brasileira da Piscicultura. A situação das exportações é extremamente grave, com cenário incerto de hoje em diante. Para os Estados Unidos vai filé de tilápia, produto de alto valor agregado. Os clientes brasileiros norte-americanos estão atuando com lobby para reverter a posição.

Porém peixe é altamente frágil na conservação e precisa decisão imediata do governo, por exemplo, nas compras governamentais para oferecer a população brasileira.

Peixe BR já está em um trabalho junto aos supermercados brasileiros para ação de promoção de consumo, pois o peixe tem uma grande oportunidade de elevar o consumo per capita além de contar com uma percepção muito positiva da população quanto a saudabilidade.

Competimos com a tilápia do vietname, onde o Brasil abriu o mercado em troca da venda da carne bovina para aquele país.

Dessa forma, o setor do pescado vive um momento de fortíssimo impacto, porém creio pessoalmente que “há males que vem para o bem”, e poderá significar um potencial crescimento no consumo interno e, também, creio como no caso do café, das carnes, o peixe deverá receber tratamento diferenciado nas negociações com os Estados Unidos.

Por enquanto mudanças urgentes, busca de novos clientes mundiais e porque não uma meta para dobrar o consumo interno brasileiro? Temos um gigantesco mercado dentro do país.

A médio prazo vamos assistir um grande crescimento do pescado, a curto prazo situação emergencial, exige resgate imediato do setor.

Vamos ouvir a entrevista completa abaixo ⬇️.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Conversei com uma personalidade admirável, o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes, também membro da Aliança Internacional das Cooperativas (AIC), ano de COP-29, ano que vem COP-30, e uma coisa importantíssima ano que vem é o Ano Internacional do Cooperativismo.
Entrevistei Milton Steagall, Ceo do Grupo BBF - Brasil Biofuels, que atua no Pará e em Roraima. Ele revelou uma iniciativa inédita para vir a ser o maior produtor de cacau do mundo e, com isso, suprir o mercado interno brasileiro, pois somos importadores do cacau.
I’m here by Mr. Roberto Rodrigues' side, a prominent leader in Agribusiness who has held key positions worldwide. Currently an Emeritus Professor at the Getúlio Vargas Foundation (FGV), he was recently invited by COP30 to serve as the organizer and sponsor, coordinating the voice of  Brazilian Agribusiness for the summit.  
Brazilian agribusiness is capable and prepared for significant global sales expansion, and here are three key reasons.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite