CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “O peixe sofre com o tarifaço, porém lideranças buscam elos com os supermercados brasileiros para aumentar o consumo”, Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR

Publicado em 06/08/2025

Divulgação
Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR

Conversamos hoje com Francisco Medeiros presidente da Peixe BR, Associação Brasileira da Piscicultura. A situação das exportações é extremamente grave, com cenário incerto de hoje em diante. Para os Estados Unidos vai filé de tilápia, produto de alto valor agregado. Os clientes brasileiros norte-americanos estão atuando com lobby para reverter a posição.

Porém peixe é altamente frágil na conservação e precisa decisão imediata do governo, por exemplo, nas compras governamentais para oferecer a população brasileira.

Peixe BR já está em um trabalho junto aos supermercados brasileiros para ação de promoção de consumo, pois o peixe tem uma grande oportunidade de elevar o consumo per capita além de contar com uma percepção muito positiva da população quanto a saudabilidade.

Competimos com a tilápia do vietname, onde o Brasil abriu o mercado em troca da venda da carne bovina para aquele país.

Dessa forma, o setor do pescado vive um momento de fortíssimo impacto, porém creio pessoalmente que “há males que vem para o bem”, e poderá significar um potencial crescimento no consumo interno e, também, creio como no caso do café, das carnes, o peixe deverá receber tratamento diferenciado nas negociações com os Estados Unidos.

Por enquanto mudanças urgentes, busca de novos clientes mundiais e porque não uma meta para dobrar o consumo interno brasileiro? Temos um gigantesco mercado dentro do país.

A médio prazo vamos assistir um grande crescimento do pescado, a curto prazo situação emergencial, exige resgate imediato do setor.

Vamos ouvir a entrevista completa abaixo ⬇️.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Mudar sempre foi dolorido. Imagino nossos antepassados saindo de suas casas como imigrantes para um desconhecido tropical. O Brasil é feito de quase todos os povos do planeta. Aqui nos adaptamos e criamos uma sociedade “considerada improvável” tropical. E agora já estamos e vivemos uma jornada inexorável para um planeta que será governado obrigatoriamente por uma lógica da governança sustentável.
Conversei com o Jair Kaczinski, gerente técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o sistema Faesp/Senar do Estado de São Paulo, que tem um programa intenso de educação de produtores e produtoras rurais para aplicação de defensivos agrícolas e pedi a ele para contar quais as ações realizadas e a quantidade de ações no plano da educação e do treinamento dos agricultores do Estado de São Paulo.
Estou aqui em um momento muito importante, interessante, no Rio Grande do Sul, interior, Passo Fundo, na sede da maior empresa de biodiesel do país e curiosamente nascida de um empreendedor Erasmo Battistella que tinha um posto de gasolina e deste posto ele criou a Be8 que hoje está abrindo portas e está vendendo biodiesel para a população suíça.
A Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), na soma de brasileiros envolvidos direta e indiretamente, totalizam mais de 60 milhões de pessoas. Reunidas as 4 mil e 800 cooperativas somam o maior faturamento de empresas no Brasil acima das três gigantes Petrobras, JBS e Vale.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite