Eldorado/Estadão - “O peixe sofre com o tarifaço, porém lideranças buscam elos com os supermercados brasileiros para aumentar o consumo”, Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR
Publicado em 06/08/2025
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Conversamos hoje com Francisco Medeiros presidente da Peixe BR, Associação Brasileira da Piscicultura. A situação das exportações é extremamente grave, com cenário incerto de hoje em diante. Para os Estados Unidos vai filé de tilápia, produto de alto valor agregado. Os clientes brasileiros norte-americanos estão atuando com lobby para reverter a posição.
Porém peixe é altamente frágil na conservação e precisa decisão imediata do governo, por exemplo, nas compras governamentais para oferecer a população brasileira.
Peixe BR já está em um trabalho junto aos supermercados brasileiros para ação de promoção de consumo, pois o peixe tem uma grande oportunidade de elevar o consumo per capita além de contar com uma percepção muito positiva da população quanto a saudabilidade.
Competimos com a tilápia do vietname, onde o Brasil abriu o mercado em troca da venda da carne bovina para aquele país.
Dessa forma, o setor do pescado vive um momento de fortíssimo impacto, porém creio pessoalmente que “há males que vem para o bem”, e poderá significar um potencial crescimento no consumo interno e, também, creio como no caso do café, das carnes, o peixe deverá receber tratamento diferenciado nas negociações com os Estados Unidos.
Por enquanto mudanças urgentes, busca de novos clientes mundiais e porque não uma meta para dobrar o consumo interno brasileiro? Temos um gigantesco mercado dentro do país.
A médio prazo vamos assistir um grande crescimento do pescado, a curto prazo situação emergencial, exige resgate imediato do setor.
Vamos ouvir a entrevista completa abaixo ⬇️.
José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.