CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Sucessão rural é gigantesco desafio para as cooperativas

Publicado em 26/04/2024

Divulgação
Estou no Rio Grande do Sul, cidade de Santa Rosa, dentro de uma das mais evoluídas cooperativas da região que produz trigo, soja, milho e leite, a Cotrirosa.

Estou no Rio Grande do Sul, cidade de Santa Rosa, dentro de uma das mais evoluídas cooperativas da região que produz trigo, soja, milho e leite, a Cotrirosa. Aqui, no seminário do leite, além da disseminação da ciência e de tecnologias contemporâneas para seguir adiante nessa vida de pecuária leiteira, uma grande presença de jovens, estudantes de cursos técnicos da região vestindo camisetas com a inscrição “Sucessão rural passa por aqui”.

As cooperativas reúnem hoje mais de 1 milhão de famílias agrícolas cooperadas. Produzem cerca de 55% de toda produção agropecuária nacional e a luta das lideranças está em motivar e trazer filhas e filhos dos cooperados primeiro para a consciência cooperativista. Então a união de todos para o bem comum. E depois motivarem jovens a se dedicar à velocidade das mudanças da ciência, o seu uso correto e dar dedicação, tempo de vida, para os desafios da moderna gestão rural hoje cheia de sensores, softwares, robôs e inteligência artificial.

Isso tudo poderia ser um atrativo natural para os jovens, e é por um lado, pois a força física é substituída pela força da mente e mesmo assim são dois tipos de forças que exigem compromisso, entrega e muito amor à causa, aos animais, a propriedade, a família, ao meio ambiente.

Neste encontro na Cotrirosa ouvi que apenas 30% das propriedades agrícolas têm um programa de sucessão e também ouvi os jovens que por outro lado os pais são muito autoritários e não abre espaço para os filhos assumirem responsabilidades.

Mas, de qualquer forma, a iniciativa que assistimos em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, merece elogios, pois os conhecimentos científicos são compartilhados e professoras e professores entusiasmam os jovens para assumirem as sucessões rurais. E falta mão de obra! Gente motivada para trabalhar não apenas no campo, mas com administração, gestão, operação desse moderno agro.

E fica aqui um registro sensacional, por outro lado jovens do Sesi de São Paulo terem vencido o maior torneio de robótica do mundo. Conquistaram o primeiro e o segundo lugar no First Lego League. O Brasil no topo da robótica educacional e o novo agro tem tudo a ver com a robótica.

Portanto, temos juventude talentosa e brilhante, precisamos dar muito mais visibilidade para essas iniciativas concretas no campo e na cidade.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Entrevistei Andrea Azevedo, bióloga, doutora em desenvolvimento sustentável e diretora do Fundo JBS para Amazônia, que fala das ações de sustentabilidade integrando meio ambiente, responsabilidade social e geração de valor para a população do bioma amazônico. Caso real e assertivo em andamento com famílias de pequenos produtores amazônicos.
Somos potência para dobrar de tamanho em tudo. E principalmente onde já possuímos ativos concretos, conhecimento, inteligência humana, e exemplos honestos e legítimos. Nos últimos 50 anos o que passamos a chamar de “agronegócio”, um sistema envolvendo a agropecuária com a ciência, insumos, mecanização, indústria, agregando valor, comércio e todo setor de serviços passou a representar 27,4% do PIB nacional. Esta conta hoje é “contada” pelo Cepea/Esalq. Portanto, em um PIB total brasileiro de US$ 1.92 tri em 2022, o agronegócio representou US$ 526 bilhões.
O Estado de São Paulo é um estado biomovido, movido ao combustível do futuro. Sobre isso conversei com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e Senar, Tirso Meirelles, sobre essa coisa que é fascinante, o Brasil colocado no combustível para o futuro, a nova energia, um movimento extraordinário.
I’m attending the Global Agribusiness Forum, GAFFFF 2025, a massive event at Allianz Park Stadium in the S.Paulo State capital, where I will participate in a panel on Industry and Academia. 
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite