CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Agrometaverso para mostrar o invisível e criar consciência num agroconsciente

Publicado em 20/06/2022

TCA
Agrometaverso para mostrar o invisível e criar consciência num agroconsciente

Mas antes de tudo, vamos ouvir a voz de líder. Porém hoje é dia da voz dos ouvintes Eldorado sobre a questão agronegócio e presidenciáveis e a pergunta: quem faz bem para o agro e traz imagem positiva dentre os candidatos?

Agradeço a manifestação dos nossos ouvintes e esse diálogo continua aberto, mande sua impressão.

O Benedito Carlos disse sobre o agro e os candidatos: “Bolsonaro piora, Tebet melhora e não se sabe sobre Lula”.

Mariah com “h” no final escreveu: “só vejo como alternativa para o país a Simone Tebet”.

Outro ouvinte, final telefone 2121, disse: “quem agrega mais é o Lula. Bolsonaro desagrega e Tebet tem condições de agregar ao Lula”.

O ouvinte Sccavenaghi afirma: “a associação do agro a Simone Tebet é positiva e ao Ciro neutra. Lula e Bolsonaro, ambas, negativa”.

Regina Ferrari diz: “Simone Tebet na certa, agrega com pequenos produtores”.

Outro ouvinte, o Domingos Quintiliano, pergunta se o certo é o melhor para o agro ou para a imagem? O que é melhor? Qual a pergunta? Tem razão Domingos, o melhor para o agro na realidade e consequentemente melhor pra imagem na sua percepção, sem dúvida.

E vamos ouvir um trecho da voz de um ouvinte, o Francisco Rabelo.

(Ouvir podcast 👇)

O Rabelo diz: “o agro anda sozinho”. Ele menciona que nossos entrevistados estão colocando coisas importantes. E ele termina: “vamos amargar e ver como fica. Precisamos de gente séria”. Mas o Rabelo não está vendo ninguém fortemente associado com o melhor para o agro, por enquanto.

Ouvintes, continuem enviando suas impressões, sensações e continuaremos ouvindo líderes, mas queremos ouvir a voz dos nossos ouvintes e colocá-las aqui como vocês nos mandam.

Mas precisamos de um metaverso do agronegócio, que dê visibilidade ao invisível agroconsciente. Um planejamento estratégico reunindo estado e mercado para os gigantescos desafios de alimentação saudável de 10 bilhões de seres humanos até 2050, com saúde do solo, água, meio ambiente, plantas, animais e o bem para toda a humanidade. E isso exige líderes conscientes e liderança da consciência. Um agrometaverso nos transpondo ao sonho da criação da realidade necessária e desejada para todos.

E agroconsciente fica aqui com nossos profundos sentimentos sobre Dom e Bruno para toda família e brasileiros conscientes dessa causa e de suas consequências.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Entrevistei a nova presidente da Embrapa, pela primeira vez uma mulher, doutora das Ciências da Computação, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá. Ela aborda os compromissos com todos os agricultores do país de todos os portes incluindo o combate à pobreza e desigualdades. Fala de uma Embrapa plural e democrática e com muita consciência das transições nutricionais, energéticas, e ambientais com as mudanças climáticas.
“A democracia é o melhor sistema de governo, agora a sociedade civil tem que se organizar. A regra mundial é quem estiver organizado vai, quem não estiver não vai, por isso eu não confio mais somente em governo”, in memorian, palavras do Alysson Paolinelli pra mim em 7 de dezembro de 2017, na cidade de Janaúba, em Minas Gerais.
Sobre as “trumpalhices” do atual governo dos Estados Unidos, a maior economia do planeta, conversamos com um brasileiro que teve uma experiência única numa ação contenciosa com os EUA na Organização Mundial do Comércio na questão do algodão, e saímos vitoriosos, é o Pedro de Camargo Neto que foi presidente da Sociedade Rural Brasileira, presidente da Fundepec,  agricultor, pecuarista, foi secretário de produção e comercialização do Ministério da Agricultura,  e o único brasileiro citado no livro americano “Food Citizenship”,  alimento e cidadania numa era de desconfianças.
Ontem (12), em São Paulo, tivemos o evento LIDE Alimentos reunindo autoridades, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o Francisco Mesquita, presidente do Grupo Estado participando a respeito do setor dos alimentos agroindustrializados que estão cercados também de visões errôneas e interpretações equivocadas.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite