CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Agrometaverso para mostrar o invisível e criar consciência num agroconsciente

Publicado em 20/06/2022

TCA
Agrometaverso para mostrar o invisível e criar consciência num agroconsciente

Mas antes de tudo, vamos ouvir a voz de líder. Porém hoje é dia da voz dos ouvintes Eldorado sobre a questão agronegócio e presidenciáveis e a pergunta: quem faz bem para o agro e traz imagem positiva dentre os candidatos?

Agradeço a manifestação dos nossos ouvintes e esse diálogo continua aberto, mande sua impressão.

O Benedito Carlos disse sobre o agro e os candidatos: “Bolsonaro piora, Tebet melhora e não se sabe sobre Lula”.

Mariah com “h” no final escreveu: “só vejo como alternativa para o país a Simone Tebet”.

Outro ouvinte, final telefone 2121, disse: “quem agrega mais é o Lula. Bolsonaro desagrega e Tebet tem condições de agregar ao Lula”.

O ouvinte Sccavenaghi afirma: “a associação do agro a Simone Tebet é positiva e ao Ciro neutra. Lula e Bolsonaro, ambas, negativa”.

Regina Ferrari diz: “Simone Tebet na certa, agrega com pequenos produtores”.

Outro ouvinte, o Domingos Quintiliano, pergunta se o certo é o melhor para o agro ou para a imagem? O que é melhor? Qual a pergunta? Tem razão Domingos, o melhor para o agro na realidade e consequentemente melhor pra imagem na sua percepção, sem dúvida.

E vamos ouvir um trecho da voz de um ouvinte, o Francisco Rabelo.

(Ouvir podcast 👇)

O Rabelo diz: “o agro anda sozinho”. Ele menciona que nossos entrevistados estão colocando coisas importantes. E ele termina: “vamos amargar e ver como fica. Precisamos de gente séria”. Mas o Rabelo não está vendo ninguém fortemente associado com o melhor para o agro, por enquanto.

Ouvintes, continuem enviando suas impressões, sensações e continuaremos ouvindo líderes, mas queremos ouvir a voz dos nossos ouvintes e colocá-las aqui como vocês nos mandam.

Mas precisamos de um metaverso do agronegócio, que dê visibilidade ao invisível agroconsciente. Um planejamento estratégico reunindo estado e mercado para os gigantescos desafios de alimentação saudável de 10 bilhões de seres humanos até 2050, com saúde do solo, água, meio ambiente, plantas, animais e o bem para toda a humanidade. E isso exige líderes conscientes e liderança da consciência. Um agrometaverso nos transpondo ao sonho da criação da realidade necessária e desejada para todos.

E agroconsciente fica aqui com nossos profundos sentimentos sobre Dom e Bruno para toda família e brasileiros conscientes dessa causa e de suas consequências.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Realizaremos no campus da academia Audencia, na cidade de Nantes, e também no “Salão de Agricultura de Paris" três seminários com estudantes internacionais, acadêmicos e lideranças tratando da importância vital da faixa tropical do planeta entre os trópicos de Câncer e Capricórnio para o futuro da humanidade.
Desde o plano de valorização do café, no início do século XX, até hoje essa é a constatação. A tecnologia é ciência aplicada e tudo o que temos de insumos, mecanização, softwares de gestão da moderna agropecuária são disponibilizados para produtores rurais por empresários empreendedores locais ou internacionais, sob iniciativa e risco capitalista, ao lado dos centros avançados brasileiros educacionais onde contamos com universidades reconhecidas no mundo inteiro e centros de pesquisa tropicais. E um valoroso trabalho do Sebrae, Senar, Sescoop, Senai, Sesc, o sistema S.
Entrevistei o Felipe Morbi, VP da Soleum. Imagine uma nova cadeia produtiva brasileira com potencial da soja (hoje somos os maiores exportadores do mundo). Imagine essa cultura nova em áreas degradadas e as transformando em totalmente sustentáveis: ESG! Isso existe. A macaúba, uma árvore oleaginosa brasileira, cujo cultivo está sendo iniciado em João Pinheiro, Minas Gerais.
Coincidence or not, in the week when the world's largest free trade agreement is being signed, we're also in the week that brings to our minds the leader who created the concept of Tropical Agribusiness in Brazil, Dr.Ney Bittencourt de Araújo, the undisputed leader of Brazilian tropical agriculture, who passed away exactly 30 years ago.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite