CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Paula Packer, chefe da Embrapa Meio ambiente, fala sobre os 40 anos de atividade da unidade!

Publicado em 02/12/2022

Divulgação
Embrapa Meio Ambiente faz 40 anos

Hoje é um dia muito especial para o nosso Agroconsciente porque vamos celebrar, conjuntamente com a Embrapa Meio Ambiente, 40 anos de atividade.

Eu quero parabenizar os pesquisadores, gente que iniciou esse movimento de estudos do meio ambiente há 40 anos e que hoje isso faz parte de uma alavanca fundamental para todas as atividades que nós passamos a chamar, aqui na Eldorado, de agroconsciência ou agroconsciente.

Então eu parabenizo Marcelo Morandi, pesquisador espetacular, dessa unidade da Embrapa e convidei a Paula Packer, chefe da Embrapa Meio Ambiente, para mandar uma mensagem a todos os nossos ouvintes aqui do Jornal Eldorado.

“Hoje celebramos 40 anos da Embrapa Meio Ambiente, unidade da Embrapa que é referência nacional e internacional em sua atuação em pesquisas na interface agricultura e meio ambiente. Criada em 82 como centro de pesquisa temática em defensivos agrícolas, podemos notar 10 anos antes da Rio 92, e foi a partir daí, que com o olhar de como a pesquisa poderia subsidiar as decisões para diminuir a degradação ambiental e garantir a existência de outras gerações, em 93 a unidade passou a se chamar Embrapa Meio Ambiente. Nessa trajetória de sucesso contribuiu e continua a contribuir com entregas de impacto para a sociedade na forma de resultados de pesquisa e inovação em questões ambientais relacionadas a agricultura, na geração de métricas e tecnologias para o correto manejo ambiental visando a sustentabilidade da agricultura, na abordagem sistêmica e integrada das questões ambientais e da qualidade dos produtos agropecuários, além do compromisso com políticas públicas relacionadas à sustentabilidade econômica e sócio-ambiental. Hoje as pesquisas na fronteira do conhecimento, realizadas pela Embrapa Meio Ambiente, são bases para diversas agendas, tais como a agroambiental, a agrobiotecnológicas e muitas outras que são eixos para a agricultura sustentável garantindo, assim, a tríade: segurança alimentar, segurança energética e o combate às mudanças climáticas. Assim, convido a todos para assistir no canal do YouTube da Embrapa o painel “A Sustentabilidade como alavanca para o agro brasileiro”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estive com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, que participou do G-20 Agro, no Mato Grosso, e ele me falou qual a mensagem e a expectativa do encontro.
O parlamento europeu aprovou o “Carbon Border Adjustment Mechanism – CBAM”, um certificado que objetiva equalizar os preços do carbono pago por produtos europeus com outros produtos importados de fora da Europa. Essa regra vai obrigar as empresas que importam produtos do exterior a pagar a diferença entre o preço do carbono no exterior versus o preço autorizado do carbono pelo sistema de emissões de comércio da União Europeia.
Acompanhe a minha resposta ao ouvinte Francisco Rabelo, de São Paulo, sobre a polarização política na Agrishow e a questão dos preços dos produtos orgânicos.
Dra Fabiana Villa Alves, atual diretora de cadeias produtivas e indicação geográfica do Ministério da Agricultura, esteve na China ao lado de membros do governo e iniciativa privada e nos fala a respeito das tendências sem volta a respeito de alimentos sustentáveis, e aborda o quanto já estamos na frente com o nosso plano de agricultura de baixo carbono ABC+.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite