CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Paula Packer, chefe da Embrapa Meio ambiente, fala sobre os 40 anos de atividade da unidade!

Publicado em 02/12/2022

Divulgação
Embrapa Meio Ambiente faz 40 anos

Hoje é um dia muito especial para o nosso Agroconsciente porque vamos celebrar, conjuntamente com a Embrapa Meio Ambiente, 40 anos de atividade.

Eu quero parabenizar os pesquisadores, gente que iniciou esse movimento de estudos do meio ambiente há 40 anos e que hoje isso faz parte de uma alavanca fundamental para todas as atividades que nós passamos a chamar, aqui na Eldorado, de agroconsciência ou agroconsciente.

Então eu parabenizo Marcelo Morandi, pesquisador espetacular, dessa unidade da Embrapa e convidei a Paula Packer, chefe da Embrapa Meio Ambiente, para mandar uma mensagem a todos os nossos ouvintes aqui do Jornal Eldorado.

“Hoje celebramos 40 anos da Embrapa Meio Ambiente, unidade da Embrapa que é referência nacional e internacional em sua atuação em pesquisas na interface agricultura e meio ambiente. Criada em 82 como centro de pesquisa temática em defensivos agrícolas, podemos notar 10 anos antes da Rio 92, e foi a partir daí, que com o olhar de como a pesquisa poderia subsidiar as decisões para diminuir a degradação ambiental e garantir a existência de outras gerações, em 93 a unidade passou a se chamar Embrapa Meio Ambiente. Nessa trajetória de sucesso contribuiu e continua a contribuir com entregas de impacto para a sociedade na forma de resultados de pesquisa e inovação em questões ambientais relacionadas a agricultura, na geração de métricas e tecnologias para o correto manejo ambiental visando a sustentabilidade da agricultura, na abordagem sistêmica e integrada das questões ambientais e da qualidade dos produtos agropecuários, além do compromisso com políticas públicas relacionadas à sustentabilidade econômica e sócio-ambiental. Hoje as pesquisas na fronteira do conhecimento, realizadas pela Embrapa Meio Ambiente, são bases para diversas agendas, tais como a agroambiental, a agrobiotecnológicas e muitas outras que são eixos para a agricultura sustentável garantindo, assim, a tríade: segurança alimentar, segurança energética e o combate às mudanças climáticas. Assim, convido a todos para assistir no canal do YouTube da Embrapa o painel “A Sustentabilidade como alavanca para o agro brasileiro”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Aí vai a “pergunta que não quer calar”, expressão famosa de Artur Xexéo, brilhante jornalista: se o agronegócio é contra o desmatamento ilegal, por que o desmatamento ilegal faz de tudo para se esconder sob o agronegócio?
Brasilian swimmer Guilherme Costa (nicknamed Big Dog) missed the podium in the 400 metres by just a quarter of a second. With that mark, he would have won the podium in all previous Olympic Games.
Brooke Rollins é simplesmente a secretária de agricultura, segurança alimentar, preservação de recursos naturais e nutrição do governo Trump dos Estados Unidos. Ela fez essa declaração após ouvir reclamações dos fazendeiros norte-americanos por simplesmente a China não ter comprado até este instante uma saca sequer da soja dos Estados Unidos. Há uma grande preocupação, pois a safra de milho grandiosa chega também e se os Estados Unidos não venderem a soja há risco de não haver capacidade de estocagem, e será necessário uma grande ajuda financeira ao setor.
Planejamento estratégico no agronegócio diminuiria a crise? Falta consciência de crise. Agosto de 2020 a Abras - Associação Brasileira de Supermercados apontava que não conseguiria mais repor pelos mesmos preços os estoques dos itens básicos como arroz, feijão, lácteos, óleo de soja.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite