CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Paula Packer, chefe da Embrapa Meio ambiente, fala sobre os 40 anos de atividade da unidade!

Publicado em 02/12/2022

Divulgação
Embrapa Meio Ambiente faz 40 anos

Hoje é um dia muito especial para o nosso Agroconsciente porque vamos celebrar, conjuntamente com a Embrapa Meio Ambiente, 40 anos de atividade.

Eu quero parabenizar os pesquisadores, gente que iniciou esse movimento de estudos do meio ambiente há 40 anos e que hoje isso faz parte de uma alavanca fundamental para todas as atividades que nós passamos a chamar, aqui na Eldorado, de agroconsciência ou agroconsciente.

Então eu parabenizo Marcelo Morandi, pesquisador espetacular, dessa unidade da Embrapa e convidei a Paula Packer, chefe da Embrapa Meio Ambiente, para mandar uma mensagem a todos os nossos ouvintes aqui do Jornal Eldorado.

“Hoje celebramos 40 anos da Embrapa Meio Ambiente, unidade da Embrapa que é referência nacional e internacional em sua atuação em pesquisas na interface agricultura e meio ambiente. Criada em 82 como centro de pesquisa temática em defensivos agrícolas, podemos notar 10 anos antes da Rio 92, e foi a partir daí, que com o olhar de como a pesquisa poderia subsidiar as decisões para diminuir a degradação ambiental e garantir a existência de outras gerações, em 93 a unidade passou a se chamar Embrapa Meio Ambiente. Nessa trajetória de sucesso contribuiu e continua a contribuir com entregas de impacto para a sociedade na forma de resultados de pesquisa e inovação em questões ambientais relacionadas a agricultura, na geração de métricas e tecnologias para o correto manejo ambiental visando a sustentabilidade da agricultura, na abordagem sistêmica e integrada das questões ambientais e da qualidade dos produtos agropecuários, além do compromisso com políticas públicas relacionadas à sustentabilidade econômica e sócio-ambiental. Hoje as pesquisas na fronteira do conhecimento, realizadas pela Embrapa Meio Ambiente, são bases para diversas agendas, tais como a agroambiental, a agrobiotecnológicas e muitas outras que são eixos para a agricultura sustentável garantindo, assim, a tríade: segurança alimentar, segurança energética e o combate às mudanças climáticas. Assim, convido a todos para assistir no canal do YouTube da Embrapa o painel “A Sustentabilidade como alavanca para o agro brasileiro”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Márcio Lopes presidente da OCB - Organização das Cooperativas do Brasil, me trouxe essa palavra essencial: “prosperidade”. E a partir disso busco suas raízes onde quer que possa olhar.
Entrevistei Gislaine Balbinot, diretora executiva da ABAG, que fala sobre sua visão da Agrishow 2024.
A guerra declarada de Trump ao Brasil tem objetivo estratégico claramente definido: o agro tropical brasileiro.  Competimos de forma totalmente desigual mas conseguimos vitórias “de igual pra igual“.
The world's largest Agriculture sector, with the highest level of support and subsidies – the American one – is crying “Help!” to President Trump. A formal letter from the American Soybean Association (ASA), the biggest competitor of Brazil, includes a tone of plead on its text: “Mr. President, you've strongly supported farmers, and farmers have strongly supported you. We need your help."
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite