CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Feliz Ano Novo, adeus ano velho. Prosperidade para todo Brasil!

Publicado em 31/12/2021

Divulgação
Plano ABC +

Feliz 2022. Prosperidade em 2022. Este é nosso desejo, aqui ao lado de vocês todo este ano que termina hoje, no Jornal da Eldorado, no Agroconsciente. Aqui falamos das coisas positivas, do conhecimento, da pesquisa e da ciência, como nos programas ABC + Agricultura de Baixo Carbono. Parabéns Embrapa e Secretaria de Inovação do Ministério da Agricultura.

Aqui falamos do que está chegando, coisa positiva como o Programa Águas do Agro, com microbacias pelo país afora, e também o Pronasolos, um conhecimento fundamental para mitigarmos as incertezas de São Pedro, que podem transformar uma super safra numa safra comum e com isso trazer implicações severas na economia e na fome.

Em 2021 ressaltamos a importância da sociedade civil organizada e do setor privado na COP-26. E como Marcello Brito, deixando a presidência do Conselho da Abag neste dia, me disse: “agora, daqui pra frente, não temos escolha, precisamos nos adaptar ao que o mundo quer. Sustentabilidade e responsabilidade social comprovada, e temos dezenas de novos produtos em cada bioma do país, além do amazônico, uma riqueza diversificada a ser trabalhada”.

Uma nova era nasce em 2022, assim como vivemos uma gigantesca revolução verde na década de 70, surgindo a Embrapa, com os ministros Cirne Lima, e Alysson Paolinelli, e mais corajosos e visionários brasileiros na academia, setor privado e governo. Saímos dos 40 x 40, 40 milhões de toneladas em 40 milhões de hectares dos anos 70 para o potencial hoje de 300 milhões de toneladas em 70 milhões de hectares. E que iremos dobrar de tamanho nesta década.

Precisamos de planejamento estratégico, e vamos cobrar das candidaturas a qualidade dos seus planos econômicos e como o agronegócio será tratado, no antes, dentro e pós porteira das fazendas, para grandes, médios e pequenos. Podemos gerar muito mais prosperidade para todos os brasileiros, do campo e da cidade, pois não existe mais essa fronteira daqui para frente.

Que todos celebrem a perspectiva da prosperidade nesta noite, nesta meia noite. Afinal somos brasileiros e trago a lembrança do paraibano Ariano Suassuna que disse: “o otimista é um tolo, o pessimista um chato, sou um realista esperançoso”. Tudo dependerá de nós. Afinal 2022 será o ano da grande agroconsciência, uma realidade esperançosa.

Feliz e próspero Ano Novo Haisem, todos os colegas da Eldorado e vocês, os melhores ouvintes, e suas famílias.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

Também pode interessar

Entrevistei hoje George Hiraiwa que foi Secretário da Agricultura do Estado do Paraná, e hoje é diretor de inovação da Sociedade Rural Brasileira e também dirige o Cocriagro que é um hub de inovação para formar a juventude brasileira para estar apta a dirigir o novo agronegócio do futuro.
Falo aqui de Mariópolis, Paraná, no evento Safra Forte da Camisc, onde obtivemos ótima análise da situação das tendências agrícolas e também dos riscos para a nova safra. Após cinco feiras agropecuárias no primeiro quadrimestre do ano observamos a tendência ao crescimento do setor neste ano, como observamos na Expodireto da Cotrijal no Sul, na Show Rural no Paraná, Tecnoshow, em Goiás, e nesta semana na Expozebu de Uberaba (MG) e Agrishow Ribeirão Preto, em São Paulo.
Quarta-feira de cinzas e espero que todos tenham tido um ótimo Carnaval. Eu estou em Portugal onde participo hoje de um evento de cooperativismo de crédito, caixa agrícola Torres Vedras falando sobre o desenvolvimento necessário do cooperativismo e da própria agricultura portuguesa.
Não é o Brasil que não cresce. É a inexistência de um planejamento estratégico que não o deixa crescer. O 5º maior país do mundo (porém o maior em km quadrado útil). A 7ª maior população do planeta. A 4ª maior agricultura terrestre (porém a única com condições de dobrar de tamanho com total sustentabilidade). O maior exportador de alimentos industrializados em volume do planeta (mas o 5º em valor agregado), a maior competência do sistema total do agronegócio global no cinturão tropical da terra, mais de 1 milhão de famílias agrícolas cooperativadas, enfim eis aí alguns dados apenas mais voltados ao eixo econômico desse gigante Brasil relacionado aos atuais 30% do seu PIB.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite