CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Feliz Ano Novo, adeus ano velho. Prosperidade para todo Brasil!

Publicado em 31/12/2021

Divulgação
Plano ABC +

Feliz 2022. Prosperidade em 2022. Este é nosso desejo, aqui ao lado de vocês todo este ano que termina hoje, no Jornal da Eldorado, no Agroconsciente. Aqui falamos das coisas positivas, do conhecimento, da pesquisa e da ciência, como nos programas ABC + Agricultura de Baixo Carbono. Parabéns Embrapa e Secretaria de Inovação do Ministério da Agricultura.

Aqui falamos do que está chegando, coisa positiva como o Programa Águas do Agro, com microbacias pelo país afora, e também o Pronasolos, um conhecimento fundamental para mitigarmos as incertezas de São Pedro, que podem transformar uma super safra numa safra comum e com isso trazer implicações severas na economia e na fome.

Em 2021 ressaltamos a importância da sociedade civil organizada e do setor privado na COP-26. E como Marcello Brito, deixando a presidência do Conselho da Abag neste dia, me disse: “agora, daqui pra frente, não temos escolha, precisamos nos adaptar ao que o mundo quer. Sustentabilidade e responsabilidade social comprovada, e temos dezenas de novos produtos em cada bioma do país, além do amazônico, uma riqueza diversificada a ser trabalhada”.

Uma nova era nasce em 2022, assim como vivemos uma gigantesca revolução verde na década de 70, surgindo a Embrapa, com os ministros Cirne Lima, e Alysson Paolinelli, e mais corajosos e visionários brasileiros na academia, setor privado e governo. Saímos dos 40 x 40, 40 milhões de toneladas em 40 milhões de hectares dos anos 70 para o potencial hoje de 300 milhões de toneladas em 70 milhões de hectares. E que iremos dobrar de tamanho nesta década.

Precisamos de planejamento estratégico, e vamos cobrar das candidaturas a qualidade dos seus planos econômicos e como o agronegócio será tratado, no antes, dentro e pós porteira das fazendas, para grandes, médios e pequenos. Podemos gerar muito mais prosperidade para todos os brasileiros, do campo e da cidade, pois não existe mais essa fronteira daqui para frente.

Que todos celebrem a perspectiva da prosperidade nesta noite, nesta meia noite. Afinal somos brasileiros e trago a lembrança do paraibano Ariano Suassuna que disse: “o otimista é um tolo, o pessimista um chato, sou um realista esperançoso”. Tudo dependerá de nós. Afinal 2022 será o ano da grande agroconsciência, uma realidade esperançosa.

Feliz e próspero Ano Novo Haisem, todos os colegas da Eldorado e vocês, os melhores ouvintes, e suas famílias.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

Também pode interessar

A blitz, ataque de Trump ao Brasil, tem cinco focos de fogo: ideológico, egológico, comercial, estratégico geopolítico e protecionista ao seu agronegócio. Ouvimos o presidente da Associação dos Criadores do Mato Grosso (ACRIMAT), hoje o maior estado da pecuária de corte no país e com um excelente desenvolvimento tecnológico, de qualidade e produtividade, o médico e pecuarista Dr. Oswaldo Ribeiro Jr.
Time for the 4th Power to appear! “Democracy is the best system of government, and now, civil society must organise itself. The global rule is that whoever is organized will develop, whoever is not will not! That's why I no longer trust only the government”, words from Alysson Paulinelli (in memorian), Minister of Agriculture in the 70s, directly to me, on December 7, 2017, city of Janaúba, Minas Geraes, Brasil.
Diretamente da França, o Salão de Agricultura abriu neste final de semana com a presença do presidente Macron, mas uma grande confusão, um povo gigantesco na porta e 3 horas para entrar. Realmente muita manifestação como eu nunca vi aqui. Manifestação de agricultores e gente pedindo justiça para os agricultores europeus. Eles exigindo que sejam impostas as mesmas regras do mercado europeu a todos os demais países.
A nova novela das 21h da Globo, Terra e Paixão, não é carioca, paulistana, ou de nenhuma grande capital urbana do país. Está ambientada em “Nova Primavera”, (cenas gravadas em Dourados, Deodápolis e estúdios), no Mato Grosso do Sul. Muito além de agronegócio, uma legítima “agrossociedade”.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite