CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Feliz Ano Novo, adeus ano velho. Prosperidade para todo Brasil!

Publicado em 31/12/2021

Divulgação
Plano ABC +

Feliz 2022. Prosperidade em 2022. Este é nosso desejo, aqui ao lado de vocês todo este ano que termina hoje, no Jornal da Eldorado, no Agroconsciente. Aqui falamos das coisas positivas, do conhecimento, da pesquisa e da ciência, como nos programas ABC + Agricultura de Baixo Carbono. Parabéns Embrapa e Secretaria de Inovação do Ministério da Agricultura.

Aqui falamos do que está chegando, coisa positiva como o Programa Águas do Agro, com microbacias pelo país afora, e também o Pronasolos, um conhecimento fundamental para mitigarmos as incertezas de São Pedro, que podem transformar uma super safra numa safra comum e com isso trazer implicações severas na economia e na fome.

Em 2021 ressaltamos a importância da sociedade civil organizada e do setor privado na COP-26. E como Marcello Brito, deixando a presidência do Conselho da Abag neste dia, me disse: “agora, daqui pra frente, não temos escolha, precisamos nos adaptar ao que o mundo quer. Sustentabilidade e responsabilidade social comprovada, e temos dezenas de novos produtos em cada bioma do país, além do amazônico, uma riqueza diversificada a ser trabalhada”.

Uma nova era nasce em 2022, assim como vivemos uma gigantesca revolução verde na década de 70, surgindo a Embrapa, com os ministros Cirne Lima, e Alysson Paolinelli, e mais corajosos e visionários brasileiros na academia, setor privado e governo. Saímos dos 40 x 40, 40 milhões de toneladas em 40 milhões de hectares dos anos 70 para o potencial hoje de 300 milhões de toneladas em 70 milhões de hectares. E que iremos dobrar de tamanho nesta década.

Precisamos de planejamento estratégico, e vamos cobrar das candidaturas a qualidade dos seus planos econômicos e como o agronegócio será tratado, no antes, dentro e pós porteira das fazendas, para grandes, médios e pequenos. Podemos gerar muito mais prosperidade para todos os brasileiros, do campo e da cidade, pois não existe mais essa fronteira daqui para frente.

Que todos celebrem a perspectiva da prosperidade nesta noite, nesta meia noite. Afinal somos brasileiros e trago a lembrança do paraibano Ariano Suassuna que disse: “o otimista é um tolo, o pessimista um chato, sou um realista esperançoso”. Tudo dependerá de nós. Afinal 2022 será o ano da grande agroconsciência, uma realidade esperançosa.

Feliz e próspero Ano Novo Haisem, todos os colegas da Eldorado e vocês, os melhores ouvintes, e suas famílias.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

Também pode interessar

Sem dúvida a agricultura e a pecuária brasileira moderna têm salvo a economia brasileira. O saldo da balança comercial no ano deverá atingir US$ 126 bilhões. Quer dizer, sem a agricultura e a pecuária como a fazemos nos últimos 50 anos estaríamos na mesma condição de subsistência e subdesenvolvimento da maioria de todos os países dentro da faixa tropical do planeta, o cinturão tropical.
Estou pelo Mato Grosso, agora no Mato Grosso do Sul, e vi um trabalho fenomenal sendo desenvolvido por jovens, e conversei com o sócio fundador de uma iniciativa que faz a polinização da soja, na época da florada, pois soja também dá flor, com abelhas.
Precisamos unir um mundo dividido em que muitos políticos tentam nos separar. O sistema alimentar significa vida e saúde e tem uma chance de mostrar ao mundo e aos líderes que podemos trabalhar juntos.
Falo diretamente do Global Agribusiness Fórum Festival, que é um evento gigantesco que acontece no Allianz Park, em São Paulo, e o tema que está incomodando as lideranças do agro é a postergação da informação sobre o Plano Safra que deveria acontecer no dia 27 e ficou para o próximo dia 3 de julho.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite