CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Firmes e fortes para um Brasil cada vez melhor”, Blairo Maggi 2023 e o futuro do agro

Publicado em 09/12/2022

TCAI
Tejon e Blairo Maggi

Entusiasmo, atender exigências dos clientes, dobrar o agro, e o conselho ao novo governo, são os principais tópicos da mensagem com o líder do Grupo Amaggi.

Entrevistei Blairo Maggi para o Agroconsciente do Jornal Eldorado/Estadão. Um dos 10 maiores grupos produtores de alimentos do mundo hoje, mas como ele registra: “no início com meu pai e minha mãe, 65 anos atrás, éramos sem teto e sem terra e viemos de São Miguel do Iguaçu, no Paraná, e hoje estamos no Mato Grosso e no mundo”.

Blairo está confiante e se diz entusiasmado com este ano e com o próximo, continua investindo e ampliará suas atividades com o melhor da ciência, tecnologia e capacitação de suas equipes.

Sobre as novas exigências da União Europeia a respeito do desmatamento, Blairo é pleno de pragmatismo e diz: “posso não gostar, mas não estou aqui para brigar contra as decisões dos mercados clientes, não terei êxito nadando contra a corredeira, nosso dever é nos adaptarmos e atender para vender”.

Dobrar o agro de tamanho é da mesma forma considerado possível, e Blairo afirma termos áreas abertas degradadas para produzir sem tirar uma árvore. Perguntei sobre seu conselho ao novo governo, e sua resposta foi: “que governe para todos, que dialogue com todos, e quem tem a lei a seu lado, cumpre todas as exigências legais do país, não há porque temer, temos Constituição, legislações e instituições, quem está na legalidade não tem motivos para viver com temeridade; a vida segue e dia 1 de janeiro de 2023 será somente um novo dia após 31 de janeiro de 2022”.

A entrevista inteira com Blairo Maggi está na nossa coluna no podcast Eldorado, são 13 minutos com a visão de um líder do agro mundial, oriundo de uma família que de sem terra e sem teto administra com governança um grupo que movimenta cerca de US$ 10 bilhões anuais com sustentabilidade, na agricultura, genética de sementes, logística e transportes, energia, processamento, comércio e distribuição, financas e fundação. Uma autêntica empresa com visão sistêmica de “agribusiness”, conhece todos os elos desse complexo.

Ouça a entrevista completa com Blairo Maggi abaixo!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

Também pode interessar

Acompanhamos a insegurança da produção de commodities que assola o planeta em função da guerra de dois países de elevada importância na produção de grãos, como milho, soja, cevada, trigo, essenciais na base da pirâmide alimentar, além de energia. 
Estamos na Semana Internacional do Cooperativismo. Quando reunimos todo o movimento econômico das cooperativas do planeta elas formam a maior empresa do mundo.
Faesp (Federation of Agriculture and Livestock of the State of São Paulo) and Brazilian agribusiness federations are asking that the presidential veto of R$ 4 billion demanded by the sector for the rural insurance budget be reversed.
Mudanças climáticas, enchentes, incêndios, secas, insegurança alimentar, energética e ambiental no mundo. O departamento de agricultura dos Estados Unidos na semana passada em seu relatório diminuiu a expectativa das safras americanas por exemplo. Então a COP30 será no Brasil, na Amazônia, Belém do Pará, e precisamos de uma coordenação e minimamente uma só voz da ciência brasileira ao lado da iniciativa privada do país.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite