CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Firmes e fortes para um Brasil cada vez melhor”, Blairo Maggi 2023 e o futuro do agro

Publicado em 09/12/2022

TCAI
Tejon e Blairo Maggi

Entusiasmo, atender exigências dos clientes, dobrar o agro, e o conselho ao novo governo, são os principais tópicos da mensagem com o líder do Grupo Amaggi.

Entrevistei Blairo Maggi para o Agroconsciente do Jornal Eldorado/Estadão. Um dos 10 maiores grupos produtores de alimentos do mundo hoje, mas como ele registra: “no início com meu pai e minha mãe, 65 anos atrás, éramos sem teto e sem terra e viemos de São Miguel do Iguaçu, no Paraná, e hoje estamos no Mato Grosso e no mundo”.

Blairo está confiante e se diz entusiasmado com este ano e com o próximo, continua investindo e ampliará suas atividades com o melhor da ciência, tecnologia e capacitação de suas equipes.

Sobre as novas exigências da União Europeia a respeito do desmatamento, Blairo é pleno de pragmatismo e diz: “posso não gostar, mas não estou aqui para brigar contra as decisões dos mercados clientes, não terei êxito nadando contra a corredeira, nosso dever é nos adaptarmos e atender para vender”.

Dobrar o agro de tamanho é da mesma forma considerado possível, e Blairo afirma termos áreas abertas degradadas para produzir sem tirar uma árvore. Perguntei sobre seu conselho ao novo governo, e sua resposta foi: “que governe para todos, que dialogue com todos, e quem tem a lei a seu lado, cumpre todas as exigências legais do país, não há porque temer, temos Constituição, legislações e instituições, quem está na legalidade não tem motivos para viver com temeridade; a vida segue e dia 1 de janeiro de 2023 será somente um novo dia após 31 de janeiro de 2022”.

A entrevista inteira com Blairo Maggi está na nossa coluna no podcast Eldorado, são 13 minutos com a visão de um líder do agro mundial, oriundo de uma família que de sem terra e sem teto administra com governança um grupo que movimenta cerca de US$ 10 bilhões anuais com sustentabilidade, na agricultura, genética de sementes, logística e transportes, energia, processamento, comércio e distribuição, financas e fundação. Uma autêntica empresa com visão sistêmica de “agribusiness”, conhece todos os elos desse complexo.

Ouça a entrevista completa com Blairo Maggi abaixo!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

Também pode interessar

Seguimos no jornal Eldorado nesta coluna agroconsciente ouvindo as mensagens dos líderes do agronegócio para os planos dos candidatos à presidência da república do Brasil. Agora ouvimos o novo presidente da ABAG, Associação Brasileira do Agronegócio, que tomou posse em janeiro desde ano, o Caio Carvalho. Ele já havia sido presidente anteriormente e também é diretor da Canaplan, uma consultoria especializada no setor agroindustrial sucro energético.
Mesmo em meio a uma pandemia, a presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas (Abia), Grazielle Parenti, disse: “temos muito orgulho que a indústria de alimentos conseguiu cumprir o seu papel de abastecer o país e o mercado internacional. Os resultados de 2020 mostraram a resiliência do setor, e nos fortalece para os novos desafios a serem enfrentados em 2021”.
Em 1966, o jornalista Sérgio Porto, sob o nome de Stanislaw Ponte Preta, lançou um livro extraordinário: Febeapá, o Festival de Besteiras que assola o país”. Eu conversei com o engenheiro agrônomo, agroambientalista e professor Xico Graziano para que ele nos dissesse 3 besteiras a respeito de meio ambiente que se fala por aí e que não são verídicas.
Um dia histórico. O Senado brasileiro aprovou a PL do biocombustível do futuro e eu entrevistei Francisco Turra, ex-ministro e atual presidente do Conselho da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite