CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Dobrar o agro de tamanho sem cortar uma só árvore. Nasce o fundo Vox Regai 15.3 Regenerativo!

Publicado em 11/09/2023

Divulgação
Pedro Maeda, Sócio do Fundo Vox Regai 15.3 Regenerativo

Falo de um assunto importantíssimo que é o Fundo de Impacto voltado ao agronegócio. Significa investimentos, busca de investimentos onde alimentos, energia, com o meio ambiente estejam ali conectados. E isso voltado ao grande patrimônio brasileiro de áreas já abertas, degradadas, onde nós podemos dobrar de tamanho sem cortar uma árvore sequer. E isto já está agora em movimento aqui no mundo do capital do agronegócio, que é o capital financeiro e eu vou conversar aqui com um dos sócios deste fundo, Fundo Vox Regai 15.3 Regenerativo, Pedro Maeda, que vem de uma família com muita competência no agro e de muitos anos. Eu tive o prazer de conhecer e faz tempo no mundo do algodão. Pedro, conta pra gente sobre esse projeto extraordinário que você está comandando e participando, trazendo o capital financeiro para esse mundo:

“É exatamente isso. Nós sempre tivemos um sonho de conectar o interior com a Faria Lima. E nós temos duas questões que são muito sérias e um desafio para todos nós brasileiros, principalmente para nós que somos do agro, que é o aumento da produção de alimentos no mundo e mais e ao mesmo tempo a questão da sustentabilidade nossa e da biodiversidade das nossas florestas, e a questão das mudanças climáticas. O nosso fundo visa exatamente recuperar pastagens degradadas, e o Brasil tem milhões de hectares, alguns falam 40 milhões ou mais, e transformar e implantar o Ilpf que é uma tecnologia genuinamente brasileira e é difundido pela Embrapa e já tem uns 20 anos que é uma integração lavoura, pecuária e floresta. Então o emprego dessa tecnologia, com o apoio da Cocamar, uma cooperativa que é um dos expoentes do nosso cooperativismo no país, nós queremos comprar áreas degradadas, que estejam à venda naturalmente, transformar e mudar o perfil produtivo dessas áreas que hoje são dedicadas tão somente à pastagem e a tornar em multiaptidão. Então esse é o nosso fundo, esse é nosso mandato, essa é a nossa convicção”.

Eu estou aqui com o gestor do Fundo Vox Regai 15.3 Regenerativo, o Gilberto Ribeiro. Gilberto, e a galera da Faria Lima como se conecta a tudo isso?

“Nós estamos trabalhando juntos, a Vox e a Regai há mais de um ano agora, e a oferta foi registrada recentemente, no dia 31 de julho, e todo esse projeto e esse sonho que o Pedro descreveu aqui foi estruturado como um fundo de participações para a cadeia do agronegócio, então ele é um Fip/Fiagro, isso significa que esse fundo está disponível para investidores qualificados, ele é um fundo que é objetivo de uma oferta pública, coordenada pelo banco BSBB e tem a participação de diversos atores do mercado financeiro na distribuição. O período de reserva dessa oferta fica aberto até dia 20 de outubro e toda a documentação para acesso a essa oferta está pública e disponível no site https://www.fundoregenerativo.voxcapital.app/pt-BR/ . Lá quem se interessa e quem quiser conhecer um pouco mais sobre a tese, quem quiser se educar sobre o assunto pode encontrar material comercial, os vídeos, e entender um pouco mais como a gente planeja e fazer isso acontecer”.

Muito bem, São Paulo a capital do capital financeira do agro brasileiro e aqui mais um fundo. Parabéns ao Vox Regai 15.3 e ao Pedro Maeda, um amigo, importantíssimo conhecedor do agro.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

No Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp ocorreu um excelente debate nesta semana sobre as eleições recentes para prefeito. Mas além das avaliações das tendências entre “Bolsonaristas x Lulistas”, ouvimos sóbrias conclusões como: “para termos um governo melhor precisamos de uma melhor articulação da iniciativa privada e uma aliança da sociedade civil organizada”. Assim como foi colocado com ênfase por um dos apresentadores Paulo Hartung, foi governador do Espírito Santo e hoje preside a Indústria Brasileira da Árvore (IBA): “a conversa de esquerda versus direita não nos leva mais ao futuro, precisamos olhar pra frente e não discutirmos 30, 40 anos de passado”.
"Nós temos interesse em propor uma nova agricultura, com uma direção mais sustentável, contemplando alguns quesitos que o mercado internacional nos exige e uma nova tônica que seria juros diferenciados para diferentes responsabilidades ambientais".
Para Bill Gates, numa entrevista ao MIT Technology Review, os países ricos deveriam mudar totalmente para o consumo da carne sintética, alegando razões climáticas e dos gases efeito estufa.
Estamos participando do Salão de Agricultura de Paris. São sete pavilhões, um movimento gigantesco, gente do mundo inteiro, cidadãos, famílias, crianças vindo visitar e é impressionante o que esse evento movimenta de atenção não só na França, mas do mundo inteiro.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite