CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Dobrar o agro de tamanho sem cortar uma só árvore. Nasce o fundo Vox Regai 15.3 Regenerativo!

Publicado em 11/09/2023

Divulgação
Pedro Maeda, Sócio do Fundo Vox Regai 15.3 Regenerativo

Falo de um assunto importantíssimo que é o Fundo de Impacto voltado ao agronegócio. Significa investimentos, busca de investimentos onde alimentos, energia, com o meio ambiente estejam ali conectados. E isso voltado ao grande patrimônio brasileiro de áreas já abertas, degradadas, onde nós podemos dobrar de tamanho sem cortar uma árvore sequer. E isto já está agora em movimento aqui no mundo do capital do agronegócio, que é o capital financeiro e eu vou conversar aqui com um dos sócios deste fundo, Fundo Vox Regai 15.3 Regenerativo, Pedro Maeda, que vem de uma família com muita competência no agro e de muitos anos. Eu tive o prazer de conhecer e faz tempo no mundo do algodão. Pedro, conta pra gente sobre esse projeto extraordinário que você está comandando e participando, trazendo o capital financeiro para esse mundo:

“É exatamente isso. Nós sempre tivemos um sonho de conectar o interior com a Faria Lima. E nós temos duas questões que são muito sérias e um desafio para todos nós brasileiros, principalmente para nós que somos do agro, que é o aumento da produção de alimentos no mundo e mais e ao mesmo tempo a questão da sustentabilidade nossa e da biodiversidade das nossas florestas, e a questão das mudanças climáticas. O nosso fundo visa exatamente recuperar pastagens degradadas, e o Brasil tem milhões de hectares, alguns falam 40 milhões ou mais, e transformar e implantar o Ilpf que é uma tecnologia genuinamente brasileira e é difundido pela Embrapa e já tem uns 20 anos que é uma integração lavoura, pecuária e floresta. Então o emprego dessa tecnologia, com o apoio da Cocamar, uma cooperativa que é um dos expoentes do nosso cooperativismo no país, nós queremos comprar áreas degradadas, que estejam à venda naturalmente, transformar e mudar o perfil produtivo dessas áreas que hoje são dedicadas tão somente à pastagem e a tornar em multiaptidão. Então esse é o nosso fundo, esse é nosso mandato, essa é a nossa convicção”.

Eu estou aqui com o gestor do Fundo Vox Regai 15.3 Regenerativo, o Gilberto Ribeiro. Gilberto, e a galera da Faria Lima como se conecta a tudo isso?

“Nós estamos trabalhando juntos, a Vox e a Regai há mais de um ano agora, e a oferta foi registrada recentemente, no dia 31 de julho, e todo esse projeto e esse sonho que o Pedro descreveu aqui foi estruturado como um fundo de participações para a cadeia do agronegócio, então ele é um Fip/Fiagro, isso significa que esse fundo está disponível para investidores qualificados, ele é um fundo que é objetivo de uma oferta pública, coordenada pelo banco BSBB e tem a participação de diversos atores do mercado financeiro na distribuição. O período de reserva dessa oferta fica aberto até dia 20 de outubro e toda a documentação para acesso a essa oferta está pública e disponível no site https://www.fundoregenerativo.voxcapital.app/pt-BR/ . Lá quem se interessa e quem quiser conhecer um pouco mais sobre a tese, quem quiser se educar sobre o assunto pode encontrar material comercial, os vídeos, e entender um pouco mais como a gente planeja e fazer isso acontecer”.

Muito bem, São Paulo a capital do capital financeira do agro brasileiro e aqui mais um fundo. Parabéns ao Vox Regai 15.3 e ao Pedro Maeda, um amigo, importantíssimo conhecedor do agro.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Genial artigo no Andrômeda Universe News sobre como o Brasil pode dobrar o PIB de tamanho até 2031, em seis pontos.
Falo da França, diretamente para o nosso Agroconsciente da Eldorado, com a doutora Juliana Grazini, que é especialista aqui nos temas da Europa e da França junto do agronegócio. Perguntei a professora Juliana qual a sua visão sobre o movimento dos agricultores europeus e franceses e no que o movimento vai levar e chegar com essa ação.
Estamos na Semana Internacional do Cooperativismo. Quando reunimos todo o movimento econômico das cooperativas do planeta elas formam a maior empresa do mundo.
Começando o ano e a perspectiva é de crescimento do agronegócio, de 2,8% para 2022, segundo o Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, porém tudinho irá depender de São Pedro, das chuvas e estamos em ano de La Niña, que afeta o sul do país.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite