CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Ministro Fávaro quer Embrapa forte, diálogo com produtores e dobrar o agro de tamanho com sustentabilidade!

Publicado em 30/12/2022

Divulgação
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura

Para o Agroconsciente do Jornal Eldorado Estadão ministro Carlos Fávaro fala com José Luiz Tejon, Carolina Ercolin e Haisem Abaki.

Enaltece os ministros da Agricultura anteriores e menciona também a ministra Teresa Cristina e Marcos Montes do atual governo.

Abordou a importância do diálogo e de una gestão transversal entre todos os ministérios.

Salientou a importância do cooperativismo para a agricultura familiar.

E ressaltou que irá fazer do diálogo e da lei com objetivos de crescer o agro dobrando de tamanho, incorporando cerca de 40 milhões de hectares na produção nos próximos 25 anos.

Bioeconomia outro destaque na fala do ministro e o casamento inteligente do agro com o meio ambiente.

Ouça a entrevista completa abaixo ⬇️

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Conversei com a Marisete Belloli, gerente de Safras e Informações Agropecuárias da Conab do Estado de São Paulo com relação aos números da Safra 2025/26 e a informação que ela me deu é que nós teremos uma safra que continuará grande. O primeiro levantamento da Conab divulgado mês passado apontava 357,7 milhões de toneladas de grãos e a recente, publicada ontem (13), aponta um número de 354,8 milhões de toneladas de grãos, ou seja, praticamente batendo com a mesma previsão anterior, ou seja, continua estável em uma safra dentro do histórico brasileiro, uma safra grande mas que novamente, nós continuamos sempre pedindo muito um planejamento estratégico porque poderíamos ter uma maior tranquilidade no abastecimento e também nas ações internacionais.
Conversamos no jornal Eldorado com Jacyr Costa Filho, presidente  do Conselho Agro (COSAG/FIESP), sócio da Agroadvice, ex-CEO da Tereos. Os produtos que vendemos para os Estados Unidos são essenciais para a transformação industrial dentro da indústria norte-americana, pois o grande concorrente industrial dos EUA é a China.
O Brasil assumiu uma meta, no acordo de Paris, de recuperar até 2030 12 milhões de hectares de florestas. O Instituto Escolhas, através da Patrícia Pinheiro, gerente de projetos do Escolhas afirma que isso irá gerar 156 milhões de toneladas de alimentos.
Conversei com o Jair Kaczinski, gerente técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o sistema Faesp/Senar do Estado de São Paulo, que tem um programa intenso de educação de produtores e produtoras rurais para aplicação de defensivos agrícolas e pedi a ele para contar quais as ações realizadas e a quantidade de ações no plano da educação e do treinamento dos agricultores do Estado de São Paulo.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite