CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Rádio Eldorado/Estadão - Investimento direto estrangeiro no Brasil cresce 3 vezes mais do que no mundo. COP30 pode ser agrosucesso!

Publicado em 10/11/2025

A Mckinsey revelou que os investimentos estrangeiros diretos no Brasil cresceram 67% de 2022 a maio de 2025 comparado ao mesmo período anterior. E no mundo o crescimento foi de 24%. Ou seja, o Brasil recebeu mais do que três vezes o número mundial. Portanto, o Brasil com seu posicionamento histórico de neutralidade num mundo polarizado é atraente. Porém podemos incluir outro aspecto relevante nas realidades brasileiras. Com a ciência tropical desenvolvida no Brasil nos transformamos numa legítima potência alimentar, energética, de fibras e sócio ambiental.

Rádio Eldorado/Estadão - “Agro tropical é solução mundial”, afirma Roberto Rodrigues na COP30

Publicado em 07/11/2025

Roberto Rodrigues é o enviado especial do agro na COP30 e ele foi ex-ministro da Agricultura, presidente internacional do cooperativismo, embaixador do cooperativismo na FAO, é professor emérito da FGV e é um homem que tem uma visão planetária espetacular do que envolve o aspecto do agronegócio. E ele organizou com todas as entidades um documento singular muito importante para levar nessa COP30.

Brazil's Agriculture Disrupts Trump’s Plans

Publicado em 06/11/2025

Imagine if Brazil were unable to supply around 112 million tons of soybeans to China in the 2025/26 cycle, while the United States Department of Agriculture (USDA) projects only 47 million tons “if all goes well” for them.

Eldorado/Estadão - No Panamá lideres agro América Latina discutem o futuro

Publicado em 05/11/2025

Estou no Panamá a convite da Agroceres PIC no seminário executivo LATAM 2025. Executivos do agro de 15 países, incluindo Estados Unidos, debatem o cenário global; a inteligência artificial aplicada; o poder da comunicação e a preparação para o futuro.

Eldorado/Estadão - Agro do Brasil atrapalha planos de Trump

Publicado em 03/11/2025

Imagine se o Brasil não tivesse condições de fornecer cerca de 112 milhões de toneladas de soja para a China no ciclo 2025/26, enquanto o USDA projeta 47 milhões de t “se tudo der certo” para os Estados Unidos. Imagine como a China teria retaliado os Estados Unidos no setor alimentar não adquirindo um grão de soja até agora, aplicar tarifa de 20% sobre soja, algodão, sorgo, frango, carne suína, leite e derivados. Assistiríamos um poder de ferro dos Estados Unidos sobre a China pois nos alimentos o jogo é cruel. Nada novo na história da humanidade o embargo de alimento ser usado como arma de guerra.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite