CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Enquanto Brasil bate recorde de exportações no agro, Argentina prepara as “retenciones”

Publicado em 16/03/2022

TCA
De grão em grão, cresce a exportação

De grão em grão cresce a exportação, pena não termos 300 milhões de toneladas desses grãos. Em fevereiro o Brasil exportou US$ 10,5 bilhões. Isso significa cerca de 65% a mais do que um ano antes no mesmo mês. Preços médios maiores e volumes físicos também.

Os preços subiram 24% e os volumes físicos cresceram 33,7%. Assim a participação do agro nas exportações do país significam 45,9%. O agro contribuiu com o superávit de US$ 9,2 bilhões. Por outro lado, na crise dos fertilizantes, as importações desse insumo cresceram 124,1% no mês de fevereiro deste ano comparado com o ano passado.

E o preço médio do fertilizante subiu simplesmente 128,7%. O que cresceu nas vendas brasileiras foram a soja em grão, carne bovina, café verde, farelo de soja, carne de frango, e até vendemos trigo, do que somos importadores também. E, que pena, perdemos cerca de 40 milhões de toneladas de grãos nos últimos 2 anos em função do clima.

Enquanto isso no país vizinho o governo já prepara a chamada “retenciones”. Isso quer dizer, imposto, ou leia-se uma taxa de exportação cobrada pelo estado. E como sempre isso gera protestos. No farelo de soja são retidos 31%, e nós grãos 33%.

Estão suspensos até segunda ordem na Argentina as exportações dos derivados da soja em grão. Então, nesta crise, ótimo quem tem grão para vender, ruim para quem precisa comprar, e na Argentina, o governo, uma boa parte disso vai pegar.

No Brasil já tivemos isso no passado, bom ficarmos com as barbas de molho, e como deveríamos ter um plano de crise de guerra aumentando a produção de alimentos com no mínimo 300 milhões de toneladas de grãos. Poderíamos ter. Deveríamos ter.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Ontem (22), na Cúpula do Clima nos Estados Unidos, vimos em primeiro lugar uma retomada dos Estados Unidos, o maior país do mundo, de um projeto de liderança global.
In an interview with Agriconscient Show, Embrapa president Silvia Massruhá highlighted the strong international response to  Agrizone, Embrapa’s dedicated agricultural pavilion at COP30, which drew widespread attention to Brazil’s advances in tropical agriculture, many of which are still unfamiliar to global audiences.
Contrary to the perception that Mercosur is an environmental and political mistake that will destroy European agriculture, there is an even worse notion: hearing statements like "I don't want my children eating meat from Brazil." This is a mistaken, extremely radical perception, entirely contrary to the real purpose of the EU-Mercosur agreement, which will bring benefits for all.
Elos humanos são intermináveis. Uma vez estabelecidos jamais serão desestabelecidos. Podem não ficar nítidos no consciente, mas nos acompanharão ao eterno do ciclo espiritual das vivências. Muitas vezes esses elos são tão fortes que fazem com que uma criança, pura de consciência, se encha de amor por um quase desconhecido, como uma experiência própria comigo e uma criança de menos de 10 anos, a Gigi. Simplesmente nos amamos, na pureza da alma.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite