CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Crucificadores x crucificados na fogueira das vaidades.

Publicado em 21/08/2021

Fogueira de egos

Estamos numa das piores era da história humana onde uns acusam os outros de serem os culpados por tudo o que acontece. Tudo isso impelido pelas redes sociais que transformam a fogueira das vaidades amplificadas pela ignorância daquilo que ficaria circunscrito ao bairro, ou a uma região, numa Torre de Babel global, onde salve-se aquele que xingar e acusar, e maldosamente mais alto, ao próximo da outra “tribo“ crucificar.

Os governadores da Amazônia receberam nada menos nada mais do que o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, obviamente da confiança de Biden e não de Trump, para uma interlocução direta com os dirigentes do maior patrimônio da terra: este bioma que nos acolhe. Para o jornal O Valor, o governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou: “A mudança climática é questão de segurança nacional do presidente Joe Biden, e portanto uma pauta absolutamente prioritária“.

E curiosamente não observei tweets, ou lives a respeito da reunião deste comando norte americano em Brasília, para um governo que ama de paixão anunciar “cordeiros de Deus que lavam os pecados do mundo“ e fazer das crucificações virtuais uma prática permanente de suas estratégias de propaganda à moda do império romano. Democracia, segurança regional, digital, bioeconomia, pandemia e negociações de governança sem duvida fizeram dessa “curiosa“ visita uma pauta explícita e outras ocultas.

Mas vai ficando cada vez mais evidente que a guerra entre crucificadores que apontam nos outros a culpa pelos males do pais, ampliados pela fogueira de egos e vaidades de falsos líderes, terminam por nos transformar a todos em crucificados, e já observamos consumidores acusando agricultores pelo aumento dos preços dos alimentos, por exemplo, totalmente impróprio, pois produtores produzem alimentos mas não colocam preços.

E afinal como Pôncio Pilatos não podemos lavar as mãos. Sem um planejamento estratégico de toda a nação, liderança e governança, só nos resta perguntar: “o que Joe Biden, inimigo de Trump, mandou dizer ao nosso governo central e suas maiores autoridades“. Talvez possa ser além de 5G, algo como sigam Cristo: “amai-vos uns aos outros“.

José Luiz Tejon

Dr. em Educação

 

Também pode interessar

Mais de 570 milhões de agricultores no mundo. 5 milhões no Brasil, e aqui apenas 1% é grande propriedade acima de mil hectares. A agricultura familiar é um berço de segurança alimentar, energética, ambiental e humana de todo o planeta e do Brasil. Porém a agricultura familiar exige e precisa de cooperativismo. Leiam o meu artigo no Anuário Brasileiro de Agricultura Familiar 2024.
*ABRAS Associação brasileira de Supermercados, o gigantesco varejo com mais de 94 mil pontos de vendas e circulação diária em torno de 27 milhões de pessoas. Portanto um elo vital do sistema do agronegócio nacional.
Dr. Mariângela Hungria, an agronomist and researcher at Embrapa Soybean in Londrina, has been awarded the World Food Prize, the most prestigious global honor in agriculture and food security, often referred to as the "Nobel Prize of Agriculture.", Established by Nobel Peace Prize laureate Norman Borlaug, this distinguished award has been granted to notable figures such as Dr. Rattan Lal. This recognition places Brazil at the forefront of sustainable agriculture worldwide. 
André Luís de Carvalho Ribeiro, o André Fufuca, político jovem, deputado pelo PP do Maranhão e filho do atual prefeito do Alto do Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas do Maranhão surgiu como um nome para tomar o Ministério da Agricultura. São as reformas do governo dependentes das demandas das posições ministeriais, em ministérios que “tenham entregas”, assim é o desejo de Arthur Lira.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite