CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Crucificadores x crucificados na fogueira das vaidades.

Publicado em 21/08/2021

Fogueira de egos

Estamos numa das piores era da história humana onde uns acusam os outros de serem os culpados por tudo o que acontece. Tudo isso impelido pelas redes sociais que transformam a fogueira das vaidades amplificadas pela ignorância daquilo que ficaria circunscrito ao bairro, ou a uma região, numa Torre de Babel global, onde salve-se aquele que xingar e acusar, e maldosamente mais alto, ao próximo da outra “tribo“ crucificar.

Os governadores da Amazônia receberam nada menos nada mais do que o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, obviamente da confiança de Biden e não de Trump, para uma interlocução direta com os dirigentes do maior patrimônio da terra: este bioma que nos acolhe. Para o jornal O Valor, o governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou: “A mudança climática é questão de segurança nacional do presidente Joe Biden, e portanto uma pauta absolutamente prioritária“.

E curiosamente não observei tweets, ou lives a respeito da reunião deste comando norte americano em Brasília, para um governo que ama de paixão anunciar “cordeiros de Deus que lavam os pecados do mundo“ e fazer das crucificações virtuais uma prática permanente de suas estratégias de propaganda à moda do império romano. Democracia, segurança regional, digital, bioeconomia, pandemia e negociações de governança sem duvida fizeram dessa “curiosa“ visita uma pauta explícita e outras ocultas.

Mas vai ficando cada vez mais evidente que a guerra entre crucificadores que apontam nos outros a culpa pelos males do pais, ampliados pela fogueira de egos e vaidades de falsos líderes, terminam por nos transformar a todos em crucificados, e já observamos consumidores acusando agricultores pelo aumento dos preços dos alimentos, por exemplo, totalmente impróprio, pois produtores produzem alimentos mas não colocam preços.

E afinal como Pôncio Pilatos não podemos lavar as mãos. Sem um planejamento estratégico de toda a nação, liderança e governança, só nos resta perguntar: “o que Joe Biden, inimigo de Trump, mandou dizer ao nosso governo central e suas maiores autoridades“. Talvez possa ser além de 5G, algo como sigam Cristo: “amai-vos uns aos outros“.

José Luiz Tejon

Dr. em Educação

 

Também pode interessar

Brazilian agribusiness is capable and prepared for significant global sales expansion, and here are three key reasons.
“Não resolveremos o crescimento acelerado do país sem a indústria de transformação, ela precisa ser tech, pop, a indústria é tudo”, disse Josué Gomes da Silva, presidente da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp).
O dia 22 de maio é o Dia Internacional da Biodiversidade e no dia 20 de maio celebramos o Dia Mundial da Abelha. A convivência das abelhas com a cana de açúcar mereceu destaque da União da Indústria de Cana de Açúcar e Bioenergia (Unica), com Renata Camargo gerente de sustentabilidade da entidade destacando: “ abelhas são responsáveis pela polinização de mais de 90% de plantas nativas e 75% das lavouras”.
Hoje, 12 de maio, é um marco histórico no avanço das cidades com consciência de sustentabilidade, incluindo um agroconsciente, onde sabemos que a agricultura local e vertical fazem parte da melhoria da qualidade de vida com implicações positivas na saúde em todos os aspectos, ambiental, mental e física dos habitantes. Em Itu, com apoio do prefeito Guilherme Gazzola, abertura do ex-ministro Roberto Rodrigues e presença do Agroconsciente da Eldorado, Maria Beatriz Bley, presidente do Green Rio América Latina lança o movimento “o mosaico da bioeconomia” para irradiar em todo o Estado de São Paulo.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite