CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Estados Unidos o maior concorrente agrícola do Brasil, China o maior concorrente industrial dos EUA”, Jacyr Costa Filho, presidente do COSAG

Publicado em 04/08/2025

Divulgação
Jacyr Costa Filho, presidente do COSAG/FIESP.

Conversamos no jornal Eldorado com Jacyr Costa Filho, presidente  do Conselho Agro (COSAG/FIESP), sócio da Agroadvice, ex-CEO da Tereos. Os produtos que vendemos para os Estados Unidos são essenciais para a transformação industrial dentro da indústria norte-americana, pois o grande concorrente industrial dos EUA é a China.

O café, o próprio etanol, açúcar, carnes, deverá ter solução racional na relação empresarial das cadeias produtivas. No etanol estamos subindo a mistura de 27% para 30% na gasolina, poderíamos aumentar e ter uma negociação com o setor norte-americano, enquanto no açúcar a importação dos Estados Unidos é ínfima apesar de importante para o setor sucro-energético nordestino, e sem dúvida Coca Cola com açúcar de cana seria ótimo para a saúde da população USA. No café a China irá crescer substancialmente as importações pela juventude chinesa com hábitos inovadores na maior população do mundo. Onde temos preocupações maiores são nas pequenas commodities, de especialidades que ainda não estejam dentro dos sistemas agroindustriais, como frutas, algodão através do têxtil de pequenas empresas, mel, pescados, etc.

No aspecto “agro” vamos ouvir abaixo a entrevista completa de Jacyr Costa Filho, ao lado de Haisem Abaki e Carolina Ercolin ⬇️.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Com agricultura na metrópole de São Paulo será possível frear o aquecimento da temperatura que subiu 1 grau centígrado de 1985 a 2019 e diminuir 0,2 grau em relação a 2019. 
Quando eu tinha 25 anos de idade na cidade de Pompeia eu tinha um ótimo patrão, que também era um extraordinário mentor. Senhor Shunji Nishimura, fundador da Jacto, e que deixou um legado fantástico: a Fundação Shunji Nishimura de tecnologia. 
On this Wednesday, at the Ministry of Industry and Commerce Development, Brasília-DC, the Working Group for the Sector Plan for Adaptation to Climate Change will be installed. Why not unite Agribusiness as a whole? Brazil needs to adopt a National Agribusiness Policy.
João Dornellas, presidente executivo da Abia, comenta impactos da guerra na indústria de alimentos e bebidas e registra a importância de termos uma agropecuária e uma indústria fortes para superação das crises e crescimento do PIB do país. Posso dizer que uma sem a outra revela fragilidades e lacunas estratégicas numa cadeia de valor.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite