CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Estados Unidos o maior concorrente agrícola do Brasil, China o maior concorrente industrial dos EUA”, Jacyr Costa Filho, presidente do COSAG

Publicado em 04/08/2025

Divulgação
Jacyr Costa Filho, presidente do COSAG/FIESP.

Conversamos no jornal Eldorado com Jacyr Costa Filho, presidente  do Conselho Agro (COSAG/FIESP), sócio da Agroadvice, ex-CEO da Tereos. Os produtos que vendemos para os Estados Unidos são essenciais para a transformação industrial dentro da indústria norte-americana, pois o grande concorrente industrial dos EUA é a China.

O café, o próprio etanol, açúcar, carnes, deverá ter solução racional na relação empresarial das cadeias produtivas. No etanol estamos subindo a mistura de 27% para 30% na gasolina, poderíamos aumentar e ter uma negociação com o setor norte-americano, enquanto no açúcar a importação dos Estados Unidos é ínfima apesar de importante para o setor sucro-energético nordestino, e sem dúvida Coca Cola com açúcar de cana seria ótimo para a saúde da população USA. No café a China irá crescer substancialmente as importações pela juventude chinesa com hábitos inovadores na maior população do mundo. Onde temos preocupações maiores são nas pequenas commodities, de especialidades que ainda não estejam dentro dos sistemas agroindustriais, como frutas, algodão através do têxtil de pequenas empresas, mel, pescados, etc.

No aspecto “agro” vamos ouvir abaixo a entrevista completa de Jacyr Costa Filho, ao lado de Haisem Abaki e Carolina Ercolin ⬇️.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estou no Mato Grosso e já não é novidade, numa viagem de Alta Floresta até Cuiabá passamos por dezenas de organizações internacionais presentes neste coração do Brasil Central e do cinturão tropical do planeta terra.
Roberto Rodrigues é o enviado especial do agro na COP30 e ele foi ex-ministro da Agricultura, presidente internacional do cooperativismo, embaixador do cooperativismo na FAO, é professor emérito da FGV e é um homem que tem uma visão planetária espetacular do que envolve o aspecto do agronegócio. E ele organizou com todas as entidades um documento singular muito importante para levar nessa COP30.
Brasil Agribusiness será um “hub” integrando e conectando todo agronegócio do país na cidade de São Paulo no mês de junho do ano que vem, no São Paulo Expo Imigrantes. Todas as cadeias produtivas com os elos do antes, dentro e pós-porteira das fazendas estarão apresentando ao mundo as realidades e os potenciais desse macro setor do complexo do agribusiness que impacta diretamente 30% da economia do país e 100% da população brasileira.
O livro A Marcha da Insensatez, de Bárbara W. Tuchman, aborda a autossabotagem de governos a suas próprias nações de Tróia ao Vietnã. E Donald Trump seria, sem dúvida, um capítulo riquíssimo na marcha da insensatez. Então, no agronacional, onde 85% dos fertilizantes são originados de importações, hora de estratégia emergencial já.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite