CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Estados Unidos o maior concorrente agrícola do Brasil, China o maior concorrente industrial dos EUA”, Jacyr Costa Filho, presidente do COSAG

Publicado em 04/08/2025

Divulgação
Jacyr Costa Filho, presidente do COSAG/FIESP.

Conversamos no jornal Eldorado com Jacyr Costa Filho, presidente  do Conselho Agro (COSAG/FIESP), sócio da Agroadvice, ex-CEO da Tereos. Os produtos que vendemos para os Estados Unidos são essenciais para a transformação industrial dentro da indústria norte-americana, pois o grande concorrente industrial dos EUA é a China.

O café, o próprio etanol, açúcar, carnes, deverá ter solução racional na relação empresarial das cadeias produtivas. No etanol estamos subindo a mistura de 27% para 30% na gasolina, poderíamos aumentar e ter uma negociação com o setor norte-americano, enquanto no açúcar a importação dos Estados Unidos é ínfima apesar de importante para o setor sucro-energético nordestino, e sem dúvida Coca Cola com açúcar de cana seria ótimo para a saúde da população USA. No café a China irá crescer substancialmente as importações pela juventude chinesa com hábitos inovadores na maior população do mundo. Onde temos preocupações maiores são nas pequenas commodities, de especialidades que ainda não estejam dentro dos sistemas agroindustriais, como frutas, algodão através do têxtil de pequenas empresas, mel, pescados, etc.

No aspecto “agro” vamos ouvir abaixo a entrevista completa de Jacyr Costa Filho, ao lado de Haisem Abaki e Carolina Ercolin ⬇️.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estou aqui com Henrique Mazotini, entrevistando líderes do agro, nessa virada de ano e o Henrique é presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, também da Abisolo, setor importantíssimo de micronutrientes que cresce extraordinariamente e vamos ouvir aqui o Henrique e a sua visão em 2022 e a sua perspectiva para 2023 desse setor e de uma categoria fundamental, que é a categoria dos engenheiros agrônomos do Estado de São Paulo.
“Não tenha medo do mercado, ele é grande para o Brasil“ (Fernando Penteado Cardoso “in memorian”). A frase acima ouvi do engenheiro agrônomo, notável brasileiro, Fernando Penteado Cardoso, fundador da Manah e da Agrisus, quando o entrevistei já com mais de 100 anos de idade. Um sábio.
Vamos ficar de olho nos programas das candidaturas para as eleições este ano. Além, e acima de nomes, quero ver a qualidade e a convicção do planejamento estratégico do agronegócio. Pois sem isso, um setor que impacta diretamente 1/3 da economia do país, além de ser decisivo no combate à fome, eu não acredito em plano de crescimento econômico do Brasil e social, sem um projeto detalhado de todas as cadeias produtivas do agronegócio.
Será formalmente lançado  no próximo dia 26 de abril um livro com 10 visões diferentes, celebrando 50 anos de história da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa com o título: “O futuro da agricultura brasileira”.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite