CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Estados Unidos o maior concorrente agrícola do Brasil, China o maior concorrente industrial dos EUA”, Jacyr Costa Filho, presidente do COSAG

Publicado em 04/08/2025

Divulgação
Jacyr Costa Filho, presidente do COSAG/FIESP.

Conversamos no jornal Eldorado com Jacyr Costa Filho, presidente  do Conselho Agro (COSAG/FIESP), sócio da Agroadvice, ex-CEO da Tereos. Os produtos que vendemos para os Estados Unidos são essenciais para a transformação industrial dentro da indústria norte-americana, pois o grande concorrente industrial dos EUA é a China.

O café, o próprio etanol, açúcar, carnes, deverá ter solução racional na relação empresarial das cadeias produtivas. No etanol estamos subindo a mistura de 27% para 30% na gasolina, poderíamos aumentar e ter uma negociação com o setor norte-americano, enquanto no açúcar a importação dos Estados Unidos é ínfima apesar de importante para o setor sucro-energético nordestino, e sem dúvida Coca Cola com açúcar de cana seria ótimo para a saúde da população USA. No café a China irá crescer substancialmente as importações pela juventude chinesa com hábitos inovadores na maior população do mundo. Onde temos preocupações maiores são nas pequenas commodities, de especialidades que ainda não estejam dentro dos sistemas agroindustriais, como frutas, algodão através do têxtil de pequenas empresas, mel, pescados, etc.

No aspecto “agro” vamos ouvir abaixo a entrevista completa de Jacyr Costa Filho, ao lado de Haisem Abaki e Carolina Ercolin ⬇️.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

A seca atrasou o plantio da soja, que resultou no atraso da safrinha do milho. E agora a geada recente forte no Paraná e São Paulo prejudicam ainda mais o milho, além da cana, café, e das pastagens, com prejuízos para a pecuária de corte e de leite.
COP-30 vem aí e crédito de carbono, como isso funciona? Tem muita gente que fala, uns não acreditam, outros já estão fazendo. Estou com Tirso Meirelles, presidente da FAESP – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e Senar. Perguntei a ele sobre qual é a realidade do mercado de carbono e para onde vamos.
Estamos aqui no momento do agronegócio com uma discussão, uma briga danada com relação as carnes, a proteína animal, ao mundo animal e enquanto isso acontece dois dias de um congresso conduzido em São Paulo reunindo acadêmicos, empresários, técnicos da Alemanha e do Brasil, cujo nome desse congresso é “Don’t forget the animals”, ou seja, não se esqueça dos animais.
Conversei com a presidente da Bayer Brasil, Malu Nachreiner, na Conferência Brasil-China, em São Paulo, nessa semana com encerramento feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Malu dá sua visão do evento e comenta os planos da biotecnologia e do mercado de carbono com sustentabilidade.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite