CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Árvore em pé e viva virou porta estandarte do novo samba do agronegócio

Publicado em 12/07/2021

gratispng
Pantanal, patrimônio natural mundial e reserva da biofera

Bioma brasileiro, o pantanal é patrimônio natural mundial e reserva da biosfera, receberá hoje as 17h30 o lançamento de ações significativas pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o Sebrae e o Ministério da Agricultura realizarão ações significativas no agroconsciente do pantanal.

Conversei neste final de semana com Cléber Soares, secretário adjunto de inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que me adiantou o que será apresentado hoje, nesta segunda-feira as 17h30 pela ministra Tereza Cristina.

Se trata de um conjunto de ações para a mitigação, prevenção e combate a incêndios e queimadas nas áreas rurais do pantanal. A parceria envolve o BID que tem como missão combate à pobreza, promoção da equidade social e desenvolvimento sustentável e o Sebrae que atuará em conjunto com o Mapa.

As ações tem um tripé desta forma organizado:

1 - Projeto para o pantanal visa promover e levar prática de desenvolvimento sustentável com empreendedorismo;

2 - Ações de capacitação, mobilização e divulgação;

3 - Um painel digital de monitoramento de riscos de incêndios desenvolvido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A sustentabilidade é um pilar central da agropecuária contemporânea, e o Ministério da Agricultura tem atuado com a devida consciência da importância de um agroconsciente.

Qual a importância do pantanal? Além de fundamental para o equilíbrio climático do país e a produção sustentável, esse bioma é de imensa repercussão na reputação do Brasil. O pantanal está classificado como patrimônio natural mundial e reserva da biosfera.

Esta ação se inclui também dentro do Programa de Agricultura de Baixo Carbono, mas o maior drama é cultural e educacional. A Embrapa Pantanal sabe tudo o que tem que fazer e a tecnologia do Programa de Agricultura de Baixo Carbono traz, além de sustentabilidade, pagamento por ativos no pantanal.

Educar para um agroconsciente e cultivar. E 12 de julho também é o dia do engenheiro florestal. Parabéns a essa categoria.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Planejamento estratégico no agronegócio diminuiria a crise? Falta consciência de crise. Agosto de 2020 a Abras - Associação Brasileira de Supermercados apontava que não conseguiria mais repor pelos mesmos preços os estoques dos itens básicos como arroz, feijão, lácteos, óleo de soja.
Estou em Goiás, no lançamento de um projeto muito importante, que sem dúvida alguma será importante para o país. Conversei com José Mário Schreiner, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e também presidente do Conselho do Sebrae Goiás, sobre o selo Goiás Original que vai desenvolver indicações geográficas de diversos “terroirs” goianos.
Mesmo em meio a uma pandemia, a presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas (Abia), Grazielle Parenti, disse: “temos muito orgulho que a indústria de alimentos conseguiu cumprir o seu papel de abastecer o país e o mercado internacional. Os resultados de 2020 mostraram a resiliência do setor, e nos fortalece para os novos desafios a serem enfrentados em 2021”.
Existem pessoas que vivem suas existências com a profunda convicção de serem os “credores” do universo. O mundo está em permanente dívida com eles. Desde os pais, as suas casas da infância, na escola, nas profissões. Os amigos estão sempre em dívida, a família também. Os colegas de trabalho devem, as empresas onde trabalham são da mesma forma devedoras desses “credores universais”.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite