CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Árvore em pé e viva virou porta estandarte do novo samba do agronegócio

Publicado em 12/07/2021

gratispng
Pantanal, patrimônio natural mundial e reserva da biofera

Bioma brasileiro, o pantanal é patrimônio natural mundial e reserva da biosfera, receberá hoje as 17h30 o lançamento de ações significativas pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o Sebrae e o Ministério da Agricultura realizarão ações significativas no agroconsciente do pantanal.

Conversei neste final de semana com Cléber Soares, secretário adjunto de inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que me adiantou o que será apresentado hoje, nesta segunda-feira as 17h30 pela ministra Tereza Cristina.

Se trata de um conjunto de ações para a mitigação, prevenção e combate a incêndios e queimadas nas áreas rurais do pantanal. A parceria envolve o BID que tem como missão combate à pobreza, promoção da equidade social e desenvolvimento sustentável e o Sebrae que atuará em conjunto com o Mapa.

As ações tem um tripé desta forma organizado:

1 - Projeto para o pantanal visa promover e levar prática de desenvolvimento sustentável com empreendedorismo;

2 - Ações de capacitação, mobilização e divulgação;

3 - Um painel digital de monitoramento de riscos de incêndios desenvolvido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A sustentabilidade é um pilar central da agropecuária contemporânea, e o Ministério da Agricultura tem atuado com a devida consciência da importância de um agroconsciente.

Qual a importância do pantanal? Além de fundamental para o equilíbrio climático do país e a produção sustentável, esse bioma é de imensa repercussão na reputação do Brasil. O pantanal está classificado como patrimônio natural mundial e reserva da biosfera.

Esta ação se inclui também dentro do Programa de Agricultura de Baixo Carbono, mas o maior drama é cultural e educacional. A Embrapa Pantanal sabe tudo o que tem que fazer e a tecnologia do Programa de Agricultura de Baixo Carbono traz, além de sustentabilidade, pagamento por ativos no pantanal.

Educar para um agroconsciente e cultivar. E 12 de julho também é o dia do engenheiro florestal. Parabéns a essa categoria.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Do “A” da Albânia e Andorra, passando pelo Brasil, China, União Europeia, Estados Unidos, indo ao “Z” de Zâmbia e Zimbábue, 105 líderes soltaram um manifesto na Cop-26, juntos, com diversos compromissos.
João Dornellas, presidente executivo da Abia, comenta impactos da guerra na indústria de alimentos e bebidas e registra a importância de termos uma agropecuária e uma indústria fortes para superação das crises e crescimento do PIB do país. Posso dizer que uma sem a outra revela fragilidades e lacunas estratégicas numa cadeia de valor.
The concept of Agribusiness emerged from a vision by Dr. Ray Goldberg at Harvard/USA in the 1950s as a synthesis of the sum total of factors before, inside, and after the farm gate. Agriculture encompasses factors of human history on Earth that go beyond commerce and business itself. It represents the possibility of life producing food, from ancient times for survival, evolving to bartering in medieval fairs, and today into a mix of commerce, agrI-industrialization, and marketing. 
Today in our Agriconscient column, we hosted Mr. Jacyr Costa Filho, President of COSAG (Superior Agribusiness Council of Fiesp – Federation of Industries of the State of São Paulo). He shared valuable insights on Donald Trump’s tariff war and its impact on Brazilian Agribusiness.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite