Eldorado/Estadão - Árvore em pé e viva virou porta estandarte do novo samba do agronegócio
Publicado em 12/07/2021
gratispngBioma brasileiro, o pantanal é patrimônio natural mundial e reserva da biosfera, receberá hoje as 17h30 o lançamento de ações significativas pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o Sebrae e o Ministério da Agricultura realizarão ações significativas no agroconsciente do pantanal.
Conversei neste final de semana com Cléber Soares, secretário adjunto de inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que me adiantou o que será apresentado hoje, nesta segunda-feira as 17h30 pela ministra Tereza Cristina.
Se trata de um conjunto de ações para a mitigação, prevenção e combate a incêndios e queimadas nas áreas rurais do pantanal. A parceria envolve o BID que tem como missão combate à pobreza, promoção da equidade social e desenvolvimento sustentável e o Sebrae que atuará em conjunto com o Mapa.
As ações tem um tripé desta forma organizado:
1 - Projeto para o pantanal visa promover e levar prática de desenvolvimento sustentável com empreendedorismo;
2 - Ações de capacitação, mobilização e divulgação;
3 - Um painel digital de monitoramento de riscos de incêndios desenvolvido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A sustentabilidade é um pilar central da agropecuária contemporânea, e o Ministério da Agricultura tem atuado com a devida consciência da importância de um agroconsciente.
Qual a importância do pantanal? Além de fundamental para o equilíbrio climático do país e a produção sustentável, esse bioma é de imensa repercussão na reputação do Brasil. O pantanal está classificado como patrimônio natural mundial e reserva da biosfera.
Esta ação se inclui também dentro do Programa de Agricultura de Baixo Carbono, mas o maior drama é cultural e educacional. A Embrapa Pantanal sabe tudo o que tem que fazer e a tecnologia do Programa de Agricultura de Baixo Carbono traz, além de sustentabilidade, pagamento por ativos no pantanal.
Educar para um agroconsciente e cultivar. E 12 de julho também é o dia do engenheiro florestal. Parabéns a essa categoria.
José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.