CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Árvore em pé e viva virou porta estandarte do novo samba do agronegócio

Publicado em 12/07/2021

gratispng
Pantanal, patrimônio natural mundial e reserva da biofera

Bioma brasileiro, o pantanal é patrimônio natural mundial e reserva da biosfera, receberá hoje as 17h30 o lançamento de ações significativas pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o Sebrae e o Ministério da Agricultura realizarão ações significativas no agroconsciente do pantanal.

Conversei neste final de semana com Cléber Soares, secretário adjunto de inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que me adiantou o que será apresentado hoje, nesta segunda-feira as 17h30 pela ministra Tereza Cristina.

Se trata de um conjunto de ações para a mitigação, prevenção e combate a incêndios e queimadas nas áreas rurais do pantanal. A parceria envolve o BID que tem como missão combate à pobreza, promoção da equidade social e desenvolvimento sustentável e o Sebrae que atuará em conjunto com o Mapa.

As ações tem um tripé desta forma organizado:

1 - Projeto para o pantanal visa promover e levar prática de desenvolvimento sustentável com empreendedorismo;

2 - Ações de capacitação, mobilização e divulgação;

3 - Um painel digital de monitoramento de riscos de incêndios desenvolvido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A sustentabilidade é um pilar central da agropecuária contemporânea, e o Ministério da Agricultura tem atuado com a devida consciência da importância de um agroconsciente.

Qual a importância do pantanal? Além de fundamental para o equilíbrio climático do país e a produção sustentável, esse bioma é de imensa repercussão na reputação do Brasil. O pantanal está classificado como patrimônio natural mundial e reserva da biosfera.

Esta ação se inclui também dentro do Programa de Agricultura de Baixo Carbono, mas o maior drama é cultural e educacional. A Embrapa Pantanal sabe tudo o que tem que fazer e a tecnologia do Programa de Agricultura de Baixo Carbono traz, além de sustentabilidade, pagamento por ativos no pantanal.

Educar para um agroconsciente e cultivar. E 12 de julho também é o dia do engenheiro florestal. Parabéns a essa categoria.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Marcos Antônio Matos, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) nos enviou diretamente da Suíça seu depoimento sobre a iniciativa do setor, junto com Serasa Agro Experian envolvendo entidades empresariais internacionais e clientes agroindustriais mundiais.
Nesta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, as 19 horas, Dr. Roberto Rodrigues receberá mais uma significativa homenagem pelos seus feitos. O deputado Barros Munhoz (PSDB) escreve no seu ofício: na sua gestão como ministro promoveu uma revolução na agricultura como a Lei da Biotecnologia, produtos orgânicos, seguro rural, defesa sanitária e deu um salto na modernidade agro nacional.
The lack of a strategic planning for the Brasilian “Agribusiness” integrated system implies polarisation and dissatisfaction among the numerous actors and, even more, involves ideological biases and political lines. As we´re speaking, the Safra Plan and the Tax Reform are multiplying discussions and campaigns carried out by segments and sub-segments, against each other.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite