Eldorado/Estadão - Um plano de marketing do agro brasileiro está na hora: é preciso saber vender.
Publicado em 01/06/2022
“Não tenha medo do mercado, ele é grande para o Brasil“ (Fernando Penteado Cardoso “in memorian”).
A frase acima ouvi do engenheiro agrônomo, notável brasileiro, Fernando Penteado Cardoso, fundador da Manah e da Agrisus, quando o entrevistei já com mais de 100 anos de idade. Um sábio.
E pensando nessa frase, e nas posições recentes do ex ministro Roberto Rodrigues, do Ivan Wedekin, ouvidos aqui no Agroconsciente da Eldorado, a necessidade do Brasil produzir muito mais alimentos, a informação de mercados existentes para o país é muito importante.
Conversei com Ali Saifi, CEO da certificadora CDIAL HALAL e ele me disse:
“O Egito aumentou 280% importação de carne brasileira no primeiro quadrimestre de 2022.“
O Brasil tem potenciais incríveis de diversificação de produtos e de mercados para as atividades tropicais que aprendemos a fazer nos últimos 45 anos no agronegócio. Precisamos de um plano de marketing do agro do Brasil e é preciso saber vender.
E uma delas, diversificação de mercados com a carne bovina. A carne Halal brasileira conquista o paladar dos muçulmanos. Além do Egito aumentando em 280% as importações, também os Emirados Árabes cresceram ao lado da Arábia Saudita.
Nos primeiros 4 meses do ano a carne bovina Halal para países de maioria muçulmana trouxe para o Brasil mais de US$ 580 milhões de dólares. Halal significa o lícito, o permitido em Árabe. Existem regras islâmicas e certificação num mercado que cresce ano a ano, onde o Brasil é hoje o maior exportador de proteína Halal do mundo.
90% dos frigoríficos brasileiros são habilitados e o diretor de operações da CDIAL HALAL, Ahmad M. Saifi afirma: “hoje somos cerca de 2 milhões de muçulmanos ávidos para consumir produtos Halal, mas nos próximos anos devemos representar 1/3 da população mundial“.
Além de Egito, Filipinas, Emirados Árabes Unidos Arábia Saudita e outros, não esquecer que a copa do mundo neste ano será no Catar, ótimo evento para vendermos muito mais diversos produtos brasileiros, no total 39 países no mundo de maioria muçulmana, mercado para além da carne, para todas as cadeias produtivas brasileiras sem duvida.
Vender, uma arte sublime para superar crises. Podemos sim e devemos criar um plano de marketing para dobrar o agro brasileiro de tamanho até a virada desta década. Os clientes já existem. Por exemplo a grande oportunidade no mercado Halal como Ali Saifi sempre nos relembra.
É preciso saber vender.
José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.