CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Décio Zylbersztajn, fundador do PENSA, fala de um novo agro virtuoso!

Publicado em 16/01/2023

Divulgação
Décio Zylbersztajn, fundador do PENSA

Entrevistei o fundador do PENSA - o Centro de Conhecimento em Agronegócios, um programa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo -, professor e Dr. Décio Zylbersztajn, que fala de um novo agro, um agro pleno de virtudes  e acima de somente ser um agro produtivista. Ele me disse:

“Para quem se preocupa com o futuro do agro no mundo e no Brasil cabe um elemento que eu acho até muito promissor e positivo que é percebermos que uma nova agricultura, um novo agronegócio, que seja um agronegócio verde, que seja um agronegócio fixador de carbono, que seja um agronegócio preocupado com a saúde humana, que seja um agronegócio voltado para a produção, mantendo o solo saudável, uma agricultura que seja vigorosa e, ao mesmo tempo, equilibrada, eu acho que é esse agro que nós temos de buscar e ele será gerador de empregos, ele será gerador de um novo ciclo de expansão que não será produtivista, mas que vai caminhar para uma qualidade de vida, tudo aquilo que a sociedade do futuro precisa. O Brasil tem só que decidir se ele quer ser uma protagonista nesse cenário ou não”.

Ouça a entrevista completa abaixo! 👇

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

O agronegócio está carente de um planejamento estratégico. Muito além de xingamentos, mentiras, fakenews, ideologias e intrigas de uns contra os outros. Afinal agronegócio significa coordenação de todos os elos das cadeias produtivas.
Agro brasileiro venderá mais para o mundo inteiro.Três ótimos motivos explicam e justificam isso: 1 – Segurança alimentar, energética, ambiental (mudança climática) e social estão na pauta obrigatória mundial. 2 – Os Estados Unidos são o maior agribusiness do mundo, e também o nosso maior concorrente, cujo vendedor presidente (hard sell style) Trump está muito distante de conquistar confiança e credibilidade no seu comércio internacional de alimentos, energia e ambiental. 3 – O agro brasileiro é essencialmente meio para o processamento agroindustrial dos nossos países clientes, onde temos ainda baixíssima participação nas gôndolas dos supermercados junto aos consumidores finais, porém representamos uma fonte confiável em volume, escala, e preços de produtos que são transformados, embalados com marcas locais, e obtém grande valor agregado dentro dos países nossos clientes.
A senadora Tereza Cristina (PP-MS) foi ministra da Agricultura do governo anterior e se destacou por ter consertado diversos problemas diplomáticos nas relações internacionais. Um deles, que tive a oportunidade de ouvir diretamente dos envolvidos, foi com o mercado árabe quando o Brasil cogitava de transferir sua embaixada para Jerusalém, provocando pesada antipatia dos nossos clientes muçulmanos.
Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja, Gladir Tomazzelli, diz que a semente brasileira é responsável pelos números de crescimento da sojicultora brasileira e por levar a tecnologia, biotecnologia, proteção contra doenças, pragas invasoras, evolução técnica e genética e aumento de produtividade.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite