CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Décio Zylbersztajn, fundador do PENSA, fala de um novo agro virtuoso!

Publicado em 16/01/2023

Divulgação
Décio Zylbersztajn, fundador do PENSA

Entrevistei o fundador do PENSA - o Centro de Conhecimento em Agronegócios, um programa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo -, professor e Dr. Décio Zylbersztajn, que fala de um novo agro, um agro pleno de virtudes  e acima de somente ser um agro produtivista. Ele me disse:

“Para quem se preocupa com o futuro do agro no mundo e no Brasil cabe um elemento que eu acho até muito promissor e positivo que é percebermos que uma nova agricultura, um novo agronegócio, que seja um agronegócio verde, que seja um agronegócio fixador de carbono, que seja um agronegócio preocupado com a saúde humana, que seja um agronegócio voltado para a produção, mantendo o solo saudável, uma agricultura que seja vigorosa e, ao mesmo tempo, equilibrada, eu acho que é esse agro que nós temos de buscar e ele será gerador de empregos, ele será gerador de um novo ciclo de expansão que não será produtivista, mas que vai caminhar para uma qualidade de vida, tudo aquilo que a sociedade do futuro precisa. O Brasil tem só que decidir se ele quer ser uma protagonista nesse cenário ou não”.

Ouça a entrevista completa abaixo! 👇

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Entrevistei o Dr. José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), sobre o impacto brasileiro no agro mundial e no meio ambiente comparado.
Mães e Pais somos geradores de filhos. Porém a criação de sucessores dependerá do nosso papel como educadores e mentores. Educação é a passagem do conhecimento de milênios da ciência, arte, biologia, humanas, história, filosofia, do mundo das ciências exatas com criatividade e tecnologia.
USDA informou nesta semana queda nas safras de soja e milho nos Estados Unidos, o maior produtor exportador do mundo. Calor, clima seco em agosto no oeste dos Estados Unidos. Cai produtividade, produção e estoques.
No último dia 28 foi divulgada a 27ª edição da Global CEO Survey 2024, uma pesquisa anual da PwC, que neste ano ouviu cerca de 4,7 mil executivos em mais de 100 países, incluindo o Brasil, e que mostra as tendências apontadas para a viabilidade e a resiliência das empresas no longo prazo. Na avaliação dos líderes do setor de agronegócio, as mudanças climáticas e tecnológicas serão as megatendências globais apontadas como fatores de mudança para criação, entrega e captura de valor das empresas para os próximos anos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite