CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Décio Zylbersztajn, fundador do PENSA, fala de um novo agro virtuoso!

Publicado em 16/01/2023

Divulgação
Décio Zylbersztajn, fundador do PENSA

Entrevistei o fundador do PENSA - o Centro de Conhecimento em Agronegócios, um programa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo -, professor e Dr. Décio Zylbersztajn, que fala de um novo agro, um agro pleno de virtudes  e acima de somente ser um agro produtivista. Ele me disse:

“Para quem se preocupa com o futuro do agro no mundo e no Brasil cabe um elemento que eu acho até muito promissor e positivo que é percebermos que uma nova agricultura, um novo agronegócio, que seja um agronegócio verde, que seja um agronegócio fixador de carbono, que seja um agronegócio preocupado com a saúde humana, que seja um agronegócio voltado para a produção, mantendo o solo saudável, uma agricultura que seja vigorosa e, ao mesmo tempo, equilibrada, eu acho que é esse agro que nós temos de buscar e ele será gerador de empregos, ele será gerador de um novo ciclo de expansão que não será produtivista, mas que vai caminhar para uma qualidade de vida, tudo aquilo que a sociedade do futuro precisa. O Brasil tem só que decidir se ele quer ser uma protagonista nesse cenário ou não”.

Ouça a entrevista completa abaixo! 👇

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Supermercados fazem restrições a produtos do Brasil pelas barreiras de reputação. Logo esbravejamos aqui que isso não passa de concorrentes inimigos para nos prejudicar. O agronegócio precisa de um pacificador.
Tânia Zanella assume a presidência do IPA – Instituto Pensar Agropecuária. O PL 1.990/2024, de autoria da senadora Janaína Farias do PT-Ceará, institui a Política Nacional para Recuperação da Vegetação da Caatinga. O projeto foi aprovado nesta semana com o apoio técnico do Instituto Escolhas. “A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e um dos mais vulneráveis do país”, afirmou Rafael Giovanelli, gerente de pesquisa do Instituto Escolhas.
Compreender a visão sistêmica do agronegócio é sagrado e cada vez mais fundamental. Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), em uma entrevista que me concedeu especial para o Agroconsciente da Rádio Eldorado/Estadão, me disse que esse setor está agora frente a uma de suas maiores crises.
Eu estou aqui na Cooperativa Primato, com o seu presidente Anderson Sabadin, realizando um fato histórico fundamental para esse novo agro do ponto de vista da bioenergia, da agroenergia, e do mundo do biogás, que vai movimentar a proteína animal e que vai também ser fundamental para a saúde ambiental.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite