CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Roberto Waack, direto da COP26, comenta as quatro frentes para reduzir o efeito estufa e as mudanças climáticas

Publicado em 12/11/2021

Divulgação
Roberto Waack, conselheiro de Administração da Marfrig

José Luiz Tejon entrevista nesta sexta-feira, Roberto Waack, líder de movimentos de sustentabilidade e meio ambiente e atual membro do Conselho de Administração da Marfrig, uma das líderes do mundo da carne, que está na COP26 representando a concertação pela Amazônia. Ele fala com o Jornal Eldorado, na Coluna Agroconsciente, diretamente de Glasgow, sobre as quatro frentes de debate: concentração da produção de energia no carvão, declaração de florestas, inclusão dos povos indígenas no tema de mudanças climáticas e a questão que envolve o uso do metano na produção da pecuária para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

 

Ouça a entrevista abaixo com Carolina Ercolin e Tejon no Jornal Eldorado!

 

 

Também pode interessar

Estou no Mato Grosso, em seminário de suinocultura, e tenho aqui a presença de um analista econômico admirável, extraordinário, que é o Alexandre Mendonça de Barros da MBAgro. Perguntei a ele sobre Trump, sobre o dólar estar R$ 6,00, sobre as carnes, e pedi uma conclusão e uma síntese sobre esses temas.
Amanhã 16 de outubro celebramos o Dia Mundial da Alimentação. Estamos a quase 1/4 do novo século XXI, e apesar do desenvolvimento científico, tecnológico, da integração de cadeias produtivas produzindo alimentos em abundância e baratos, com distribuição global, ainda contamos com fome, má nutrição, inflação de comida básica, e milhões de agricultores fora dos mercados. Desta forma empreendedorismo e cooperativismo continuam sendo as varas vitais para pescar ao invés de planos que objetivem “dar peixes“.
Tema fascinante, desenvolvimento da agricultura em uma megacidade como São Paulo. Já vi em vários lugares do planeta, Paris onde a gente acompanha lá com a nossa universidade e Tirso de Salles Meirelles aqui, o presidente da Faesp, que é a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, ao lado do Senar, tem algo muito importante a nos dizer sobre isso. E considero importantíssimo sobre o ponto de vista econômico, social e de saúde também aqui para a nossa cidade. Muita gente pensa agricultura no Interior e perguntei ao Tirso Meirelles mas como é que é esse negócio aqui na capital paulista?
Na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, vivemos uma experiência marcante com o evento Connection Terroirs do Brasil, numa realização da Rossi Zorzanello  com o Sebrae. Da quinta-feira até domingo desta semana passada. É de estratégica importância o Brasil assumir esse posicionamento de “terroir” perante o mundo.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite