CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Feira de Carreiras na Esalq abre as portas do mercado para a juventude

Publicado em 31/08/2022

Divulgação Esalq
Esalq realiza dua 17ª edição da Feira de Carreiras

Estamos juntos na Esalq, na 17ª Feira de Carreiras. A Esalq, considerada a 4ª melhor universidade de ciências agrárias do mundo, traz as empresas para dentro do seu campus em Piracicaba. A realização é do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, sob responsabilidade do professor Roberto Arruda de Souza Lima, e coordenação das professoras Marina Franco de Lima e Gabrielle de Souza.

As empresas abrem seus stands no Departamento de Alimentos para quem vai ao campus da Esalq, fica no Jumbão, e palestras acontecerão no Anfiteatro Prof. Dr. Urgel de Almeida Lima. O objetivo da Feira de Carreiras é proporcionar o contato entre alunos da Esalq e grandes empresas do mercado brasileiro.

Os setores percorrem toda cadeia produtiva do agronegócio, desde a ciência e pesquisa na área da biologia, da genética, edição gênica; cobre a digitalização, telecomunicações, áreas da computação onde o Big Data está cada vez mais presente no complexo do agronegócio.

Empresas da área de sistemas, de rastreabilidade, monitoramento; a crescente área dos bioinsumos que deve se igualar ao movimento econômico da área química.

Também o setor agroindustrial do pós-porteira das fazendas se faz presente, onde a formação de jovens para atuarem como gestores para as grandes marcas, desde as relações com as sementes, a genética, até o visual merchandising no varejo e supermercados, compõem oportunidades para a juventude destes tempos contemporâneos.

Administração, biologia, ciências exatas, ciências humanas, economia, computação, gestão de supply chain.

E o crescimento de agricultura local, urbana, vertical e grandes cidades como São Paulo são novas oportunidades associadas a sustentabilidade, governança ESG, é uma atividade profissional cada vez mais presente chamada de ACV, Avaliação de Ciclo de Vida de produtos, na economia circular.

A Feira de Carreiras acontece hoje (31), e estaremos lá com o Agroconsciente o dia todo, também conversando com os estudantes sobre aspectos fundamentais para criar uma carreira de sucesso,

Agrônomos, veterinários, zootecnistas, engenheiros florestais e muito mais. Hoje o agro é urbano, e está aqui na Faria Lima, assim como na propriedade do Zecão, ex-aluno Esalq, hoje produtor em Lucas do Rio Verde, eleito o agricultor com a melhor performance na produção, e tudo com práticas conservacionistas.

Ongs, ativismo social, ambiental consciente, também significam carreiras, bem como empreendedorismo e cooperativismo. Aliás nas cooperativas a meta nesta década é atingir 30 millhões de cooperados no Brasil com um movimento econômico de R$ 1 trilhão, hoje na faixa de R$ 600 bilhões anuais.

Então vamos lá, 17ª Feira de Carreiras, brilhante iniciativa Esalq, o encontro das empresas com os estudantes. E eu estou no stand de Fiagril e com uma palestra às 16h30 com o tema do meu livro “Guerreiros não nascem prontos”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Esse prêmio é um dos mais prestigiosos do mundo para o assunto de proteção de cultivos, das safras e também de agricultura digital. Uma grande transformação está ocorrendo na produção de alimentos no mundo e no Brasil. Significa a substituição de agentes químicos por biológicos. Isso tudo segue dentro dos programas de agricultura regenerativa. Não basta mais plantar, precisa preservar.
Se o “oráculo” falasse ontem (10) ouviríamos sinais vermelhos de alerta em vários sentidos. Três fatos concretos ocorreram ontem ao mesmo tempo que nos convocam como sociedade consciente a agir. E fui conferir com Argemiro Teixeira Leite Filho, doutor em análises e modelagem de sistemas ambientais pela UFMG e articulista da publicação nature sua opinião sobre o primeiro fato.
In an interview with Agriconscient Show, Embrapa president Silvia Massruhá highlighted the strong international response to  Agrizone, Embrapa’s dedicated agricultural pavilion at COP30, which drew widespread attention to Brazil’s advances in tropical agriculture, many of which are still unfamiliar to global audiences.
Está na hora da integração das Américas pelas oportunidades existentes e combate a fome e a pobreza. Acompanhei a reunião do CEAL – Conselho Empresarial América Latina, com representantes dos países latino-americanos. Há uma desilusão com governos e uma conclusão de que governos não farão planos de longo prazo.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite