CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Feira de Carreiras na Esalq abre as portas do mercado para a juventude

Publicado em 31/08/2022

Divulgação Esalq
Esalq realiza dua 17ª edição da Feira de Carreiras

Estamos juntos na Esalq, na 17ª Feira de Carreiras. A Esalq, considerada a 4ª melhor universidade de ciências agrárias do mundo, traz as empresas para dentro do seu campus em Piracicaba. A realização é do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, sob responsabilidade do professor Roberto Arruda de Souza Lima, e coordenação das professoras Marina Franco de Lima e Gabrielle de Souza.

As empresas abrem seus stands no Departamento de Alimentos para quem vai ao campus da Esalq, fica no Jumbão, e palestras acontecerão no Anfiteatro Prof. Dr. Urgel de Almeida Lima. O objetivo da Feira de Carreiras é proporcionar o contato entre alunos da Esalq e grandes empresas do mercado brasileiro.

Os setores percorrem toda cadeia produtiva do agronegócio, desde a ciência e pesquisa na área da biologia, da genética, edição gênica; cobre a digitalização, telecomunicações, áreas da computação onde o Big Data está cada vez mais presente no complexo do agronegócio.

Empresas da área de sistemas, de rastreabilidade, monitoramento; a crescente área dos bioinsumos que deve se igualar ao movimento econômico da área química.

Também o setor agroindustrial do pós-porteira das fazendas se faz presente, onde a formação de jovens para atuarem como gestores para as grandes marcas, desde as relações com as sementes, a genética, até o visual merchandising no varejo e supermercados, compõem oportunidades para a juventude destes tempos contemporâneos.

Administração, biologia, ciências exatas, ciências humanas, economia, computação, gestão de supply chain.

E o crescimento de agricultura local, urbana, vertical e grandes cidades como São Paulo são novas oportunidades associadas a sustentabilidade, governança ESG, é uma atividade profissional cada vez mais presente chamada de ACV, Avaliação de Ciclo de Vida de produtos, na economia circular.

A Feira de Carreiras acontece hoje (31), e estaremos lá com o Agroconsciente o dia todo, também conversando com os estudantes sobre aspectos fundamentais para criar uma carreira de sucesso,

Agrônomos, veterinários, zootecnistas, engenheiros florestais e muito mais. Hoje o agro é urbano, e está aqui na Faria Lima, assim como na propriedade do Zecão, ex-aluno Esalq, hoje produtor em Lucas do Rio Verde, eleito o agricultor com a melhor performance na produção, e tudo com práticas conservacionistas.

Ongs, ativismo social, ambiental consciente, também significam carreiras, bem como empreendedorismo e cooperativismo. Aliás nas cooperativas a meta nesta década é atingir 30 millhões de cooperados no Brasil com um movimento econômico de R$ 1 trilhão, hoje na faixa de R$ 600 bilhões anuais.

Então vamos lá, 17ª Feira de Carreiras, brilhante iniciativa Esalq, o encontro das empresas com os estudantes. E eu estou no stand de Fiagril e com uma palestra às 16h30 com o tema do meu livro “Guerreiros não nascem prontos”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estou ao lado de Roberto Rodrigues, grande líder do agronegócio, com uma série de postos ocupados no mundo, e hoje é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e recentemente foi convocado pela COP-30 para ser o organizador, o sponsor, uma coordenação da voz do agronegócio para a COP-30.
Entrevistei três especialistas do setor de fertilizantes sobre os caminhos para enfrentar a crise. São eles: Valter Casarin, coordenador científico do Programa NPV, nutrientes para a vida, da Anda, Associação Nacional da Difusão do Adubo. Heitor Cantarela, pesquisador do IAC - Instituto Agronômico de Campinas e Carlos Heredia, economista consultor de suprimentos e fertilizantes, todos vinculadas a Anda, a entidade que congrega as indústrias do ramo dos fertilizantes no país.
Mas antes de tudo, vamos ouvir a voz de líder. Porém hoje é dia da voz dos ouvintes Eldorado sobre a questão agronegócio e presidenciáveis e a pergunta: quem faz bem para o agro e traz imagem positiva dentre os candidatos?
O conceito de agronegócio surgiu numa visão do Dr. Ray Goldberg, em Harvard/USA, como síntese da soma total dos fatores do antes, dentro e pós-porteira das fazendas, nos anos 50. Agricultura reúne fatores da história humana na terra que estão além do comércio e dos negócios em si. Significa a possibilidade da vida produzindo alimentos nos primórdios para a própria sobrevivência, depois com as barganhas nas feiras medievais, e hoje numa mistura de comércio, agroindustrialização, marketing, porém sua essência segue e continua sendo “segurança e soberania” de um povo, de uma nação.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite