CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Feira de Carreiras na Esalq abre as portas do mercado para a juventude

Publicado em 31/08/2022

Divulgação Esalq
Esalq realiza dua 17ª edição da Feira de Carreiras

Estamos juntos na Esalq, na 17ª Feira de Carreiras. A Esalq, considerada a 4ª melhor universidade de ciências agrárias do mundo, traz as empresas para dentro do seu campus em Piracicaba. A realização é do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, sob responsabilidade do professor Roberto Arruda de Souza Lima, e coordenação das professoras Marina Franco de Lima e Gabrielle de Souza.

As empresas abrem seus stands no Departamento de Alimentos para quem vai ao campus da Esalq, fica no Jumbão, e palestras acontecerão no Anfiteatro Prof. Dr. Urgel de Almeida Lima. O objetivo da Feira de Carreiras é proporcionar o contato entre alunos da Esalq e grandes empresas do mercado brasileiro.

Os setores percorrem toda cadeia produtiva do agronegócio, desde a ciência e pesquisa na área da biologia, da genética, edição gênica; cobre a digitalização, telecomunicações, áreas da computação onde o Big Data está cada vez mais presente no complexo do agronegócio.

Empresas da área de sistemas, de rastreabilidade, monitoramento; a crescente área dos bioinsumos que deve se igualar ao movimento econômico da área química.

Também o setor agroindustrial do pós-porteira das fazendas se faz presente, onde a formação de jovens para atuarem como gestores para as grandes marcas, desde as relações com as sementes, a genética, até o visual merchandising no varejo e supermercados, compõem oportunidades para a juventude destes tempos contemporâneos.

Administração, biologia, ciências exatas, ciências humanas, economia, computação, gestão de supply chain.

E o crescimento de agricultura local, urbana, vertical e grandes cidades como São Paulo são novas oportunidades associadas a sustentabilidade, governança ESG, é uma atividade profissional cada vez mais presente chamada de ACV, Avaliação de Ciclo de Vida de produtos, na economia circular.

A Feira de Carreiras acontece hoje (31), e estaremos lá com o Agroconsciente o dia todo, também conversando com os estudantes sobre aspectos fundamentais para criar uma carreira de sucesso,

Agrônomos, veterinários, zootecnistas, engenheiros florestais e muito mais. Hoje o agro é urbano, e está aqui na Faria Lima, assim como na propriedade do Zecão, ex-aluno Esalq, hoje produtor em Lucas do Rio Verde, eleito o agricultor com a melhor performance na produção, e tudo com práticas conservacionistas.

Ongs, ativismo social, ambiental consciente, também significam carreiras, bem como empreendedorismo e cooperativismo. Aliás nas cooperativas a meta nesta década é atingir 30 millhões de cooperados no Brasil com um movimento econômico de R$ 1 trilhão, hoje na faixa de R$ 600 bilhões anuais.

Então vamos lá, 17ª Feira de Carreiras, brilhante iniciativa Esalq, o encontro das empresas com os estudantes. E eu estou no stand de Fiagril e com uma palestra às 16h30 com o tema do meu livro “Guerreiros não nascem prontos”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Entrevistei Blairo Maggi para o Agroconsciente do Jornal Eldorado/Estadão. Um dos 10 maiores grupos produtores de alimentos do mundo hoje, mas como ele registra: “no início com meu pai e minha mãe, 65 anos atrás, éramos sem teto e sem terra e viemos de São Miguel do Iguaçu, no Paraná, e hoje estamos no Mato Grosso e no mundo”.
Custo de produção neste ano não é um presente de Papai Noel, a fazenda Baungarten é um exemplo de como administrar esse risco. Recebi o aumento dos custos de produção da Stonex, enviado pelo Arlindo Moura presidente da Abrapa, Associação Brasileira de Produtores de Algodão, trigo subiu 45%; soja mais 38%; leite 33%; milho custos maiores em 32%. Todos os custos dispararam.
João Martins obteve uma vitória exemplar como líder representante das produtoras e produtores agropecuários do Brasil. A CNA representa quase 2 mil sindicatos rurais patronais de todo território nacional e 27 federações estaduais que, reunidas através de seus presidentes em Brasília no último dia 14, o recolocaram no cargo para o quadriênio 2021/25.
Estou com Daniel Carrara, diretor-geral da CNA/Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em um evento com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, a maior representante do agro brasileiro, em parceria com o Estadão/Broadcast em um cenário geopolítico da agricultura tropical. 
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite