CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Força-tarefa do bem-estar animal surge na ABAG com o Instituto Sócio-Cultural Brasil-Alemanha!

Publicado em 17/02/2025

Divulgação
Thomas Timm, presidente do Instituto Sócio-Cultura Brasil-Alemanha

Semana passada foi lançada aqui em São Paulo a força-tarefa brasileira de bem-estar animal, uma iniciativa do Instituto Sócio-Cultural Brasil-Alemanha com apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e eu estou aqui com o Thomas Timm, presidente do instituto que idealizou esse movimento.

Perguntei ao Thomas Timm qual o propósito da força-tarefa do bem-estar animal e ele me disse que:

“Nós conseguimos resumir no momento certo e unir as pessoas certas em volta de uma causa comum que é promover o proteção e bem-estar animal no Brasil. Nós sentimos que agora é momento certo, existem iniciativas que abrem novas perspectivas em novos mercados, como o acordo União Europeia e Mercosul, e tudo que nós sentimos se reflete em um interesse crescente pelo tema de bem-estar animal. E com isso nós conseguimos unir os melhores especialistas do setor público e privado e começamos a trabalhar. Hoje eu me sinto muito realizado porque é um trabalho de 6 anos, quando nós começamos a ter desde 2019 até agora e vamos seguir uma pauta muito concreta em volta do tema”.

Muito importante que em pesquisas realizadas e foram apresentadas aqui no lançamento dessa força-tarefa é que o ponto mais importante para o consumidor final da proteína animal é saber se houve realmente um bem-estar dos animais. Portanto, um ponto decisivo e que muitas agroindústrias já estão totalmente envolvidas. Thomas Timm tem uma experiência internacional gigantesca, então perguntei se ele considera que esse movimento tem uma importância muito grande para o desenvolvimento do país no mundo e a resposta foi:

“Absolutamente. Existem muitas iniciativas no Brasil que não são conhecidas lá fora, e algumas empresas do setor agropecuário são protagonistas nesse tema, através de certificações, por meio de relatório anuais e o mundo lá fora e também o Brasil precisa saber aqui que o país está liderando essa tendência”.

Isso é Agroconsciente! Parabéns Thomas Timm, presidente do Instituto Sócio-Cultural Brasil-Alemanha e aqui da ABAG e nós, aqui, com a força-tarefa brasileira do bem-estar animal.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

 

 

Também pode interessar

The worst of all diseases, because human being who becomes addicted to victimising themselves before the world that shows  victimisation always ends up in transforming all realm of perceptions into naked, cruel and painful realities.
In an unusual move, Brazil sold 2.4 million tons of soybeans to China along April 2025, equivalent to 40 shipments, just in the first half of the month week. Experts consider this volume completely unexpected, as China takes advantage of competitive Brazilian soybean prices amid the unfeasibility of importing from the United States.  
Um estudo recente da consultoria LCA, em municípios com mais de 50 mil habitantes, revelou 4 das 5 cidades que mais cresceram na oferta de empregos, todas vinculadas ao sistema de agronegócio. São as cidades de Cristalina, em Goiás, que tem uma extraordinária diversificação de culturas com hortifruti, além dos grãos, produção de sementes, irrigação invejável, empresas de energia, serviços bancários, agroindústrias  onde ocorre também processamento, ou seja, agregação de valor industrial, e isso carrega empregos nas áreas do comércio e dos serviços.
Nesta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, as 19 horas, Dr. Roberto Rodrigues receberá mais uma significativa homenagem pelos seus feitos. O deputado Barros Munhoz (PSDB) escreve no seu ofício: na sua gestão como ministro promoveu uma revolução na agricultura como a Lei da Biotecnologia, produtos orgânicos, seguro rural, defesa sanitária e deu um salto na modernidade agro nacional.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite