CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Linha de crédito exclusivo para mulheres, espero que as mulheres do agro aproveitem!

Publicado em 25/11/2021

Divulgação
Sicredi

A Cooperativa de Crédito Sicredi captou 80 milhões de dólares, cerca de 448 milhões de reais para financiar empresas lideradas por mulheres. Se trata de uma parceria com o DEG (sociedade alemã de investimentos e desenvolvimento) e o Proparco (instituição financeira ligada à agência francesa de desenvolvimento).

Conversei com Jaime Basso, presidente do Sicredi Vale do Piquiri e ABCD, que me disse ser essa iniciativa voltada a todo o empreendedorismo, mas que espera que as mulheres do agro aproveitem, e que é necessário que a empresa esteja dentro dos padrões ESG - meio ambiente, responsabilidade social e governança.

Gustavo Freitas, diretor de crédito do Banco Cooperativo Sicredi me disse que a regra é para empreendedoras com mulheres tendo participação superior a 50% do capital social. O faturamento da empresa anual de no máximo 6 milhões de reais. A taxa de juros irá depender do ramo, do prazo, se para capital de giro ou investimento, mas deve girar em torno de 0,4 % ao mês. E Gustavo Freitas me informou que dentro da própria cooperativa já existem cerca de 180 mil empreendedoras associadas.

O empreendedorismo feminino no agronegócio vem crescendo e pequenas propriedades rurais podem ser bastante tecnificadas e desenvolver atividades de nicho e especialidades como orgânicos, biodinâmicos, e hidroponia, uma agricultura local com grande potencialidade de crescimento nas áreas periurbanas de megalópoles como a própria Grande São Paulo.

Agricultura vertical, já sendo iniciada em São Paulo, aí está uma oportunidade de acesso a financiamento, sob comando das mulheres, nessa união da Cooperativa de Crédito Sicredi com duas instituições financeiras de desenvolvimento da Alemanha e da França.

Portanto, a diversidade chegando no setor financeiro, e o agronegócio vai desde o foodtruck até o shimeji, sem esquecer das flores. Milhões de oportunidades para micros e pequenas propriedades, agroindústrias, comércio e serviços.

Mulheres do agro aproveitem! Linha de crédito especial para o empreendedorismo feminino. Parabéns Sicredi, o cooperativismo inovando!

José Luiz Tejon 

TCA Internacional

 

Também pode interessar

Solicitamos esclarecimentos para assessoria de imprensa Danone Brasil, ontem, domingo , que nos enviou uma nota abaixo, porém essa afirmação na Europa  foi feita de forma assertiva pelo diretor de Finanças e Tecnologia de dados da Danone, Sr. Juergen  Esser,  na sua matriz na França para a agência de notícias Reuters na última quinta-feira, e repercutindo aqui no Brasil neste último final de semana.
The document issued in Mato Grosso, Brazil, during the G20 Brazil 2024, is entitled: “Building a Fair World on a Sustainable Planet”, where 84% of the extreme poverty in the world is in rural areas; (UNGA2023) – and I´d add that under these circumstances, crime, environmental/social illegality, and recruitment by terrorist factions thrive, due to the lack of economic prospects and meaning in life).
Pela 2ª vez fui convidado por Marcos Jank, que dirige o curso Insper Agro Global, para uma aula de comunicação e marketing com nossos diplomatas do Itamarati e funcionários da Apex, agência de promoção das exportações e do Ministério da Agricultura.
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, nos explicou as prioridades desta semana em Brasília. Uma convocando o ministro da Educação a respeito de questões do Enem com enunciados críticos ao agronegócio, e outra sobre o marco temporal na questão da demarcação das terras indígenas.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite