CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Linha de crédito exclusivo para mulheres, espero que as mulheres do agro aproveitem!

Publicado em 25/11/2021

Divulgação
Sicredi

A Cooperativa de Crédito Sicredi captou 80 milhões de dólares, cerca de 448 milhões de reais para financiar empresas lideradas por mulheres. Se trata de uma parceria com o DEG (sociedade alemã de investimentos e desenvolvimento) e o Proparco (instituição financeira ligada à agência francesa de desenvolvimento).

Conversei com Jaime Basso, presidente do Sicredi Vale do Piquiri e ABCD, que me disse ser essa iniciativa voltada a todo o empreendedorismo, mas que espera que as mulheres do agro aproveitem, e que é necessário que a empresa esteja dentro dos padrões ESG - meio ambiente, responsabilidade social e governança.

Gustavo Freitas, diretor de crédito do Banco Cooperativo Sicredi me disse que a regra é para empreendedoras com mulheres tendo participação superior a 50% do capital social. O faturamento da empresa anual de no máximo 6 milhões de reais. A taxa de juros irá depender do ramo, do prazo, se para capital de giro ou investimento, mas deve girar em torno de 0,4 % ao mês. E Gustavo Freitas me informou que dentro da própria cooperativa já existem cerca de 180 mil empreendedoras associadas.

O empreendedorismo feminino no agronegócio vem crescendo e pequenas propriedades rurais podem ser bastante tecnificadas e desenvolver atividades de nicho e especialidades como orgânicos, biodinâmicos, e hidroponia, uma agricultura local com grande potencialidade de crescimento nas áreas periurbanas de megalópoles como a própria Grande São Paulo.

Agricultura vertical, já sendo iniciada em São Paulo, aí está uma oportunidade de acesso a financiamento, sob comando das mulheres, nessa união da Cooperativa de Crédito Sicredi com duas instituições financeiras de desenvolvimento da Alemanha e da França.

Portanto, a diversidade chegando no setor financeiro, e o agronegócio vai desde o foodtruck até o shimeji, sem esquecer das flores. Milhões de oportunidades para micros e pequenas propriedades, agroindústrias, comércio e serviços.

Mulheres do agro aproveitem! Linha de crédito especial para o empreendedorismo feminino. Parabéns Sicredi, o cooperativismo inovando!

José Luiz Tejon 

TCA Internacional

 

Também pode interessar

Assim definiu a ONU e a ACI - Aliança Cooperativa Internacional, para este ano, quando celebramos o Dia Internacional do Cooperativismo (03/07/2021) e entramos na semana da cooperação.
O Brasil aprendeu a ser o país do E muito mais do que do OU. E aprendemos isso graças as nossas próprias condições muito difíceis tropicais, onde as práticas consagradas da agricultura de clima temperado não funcionam. Dessa forma desenvolvemos o Açúcar E o Etanol, e agora também E o biometano E eletricidade, e vem por aí só para ficarmos no ramo da cana-de-açúcar E derivados de 2ª geração para a saúde humana.
Alerta agricultores! Falsos intermediários aplicam golpes criminosos! Conversei com o delegado Matheus Dutra do Grupo Especial de Investigações Criminais da 8ª Delegacia Regional de Rio Verde, em Goiás. E a operação é gigantesca.
Em entrevista para o Estadão e também para nossa coluna Agroconsciente da Eldorado, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, afirma que meio ambiente, preservação, sustentabilidade, práticas sociais formam o futuro inexorável do agronegócio doravante. Ele também afirmou que irá desenvolver tolerância zero com o crime, desmatamento ilegal, o crime ambiental terá um controle rigoroso.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite