CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Polarização não. Polinização sim!

Publicado em 20/01/2023

Divulgação
Carlos Pamplona Rehder, sócio fundador da Agrobee

Estou pelo Mato Grosso, agora no Mato Grosso do Sul, e vi um trabalho fenomenal sendo desenvolvido por jovens, e conversei com o sócio fundador de uma iniciativa que faz a polinização da soja, na época da florada, pois soja também dá flor, com abelhas.

O Carlos Pamplona Rehder é sócio fundador da Agrobee, que nasceu de um projeto da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos.

Em síntese, a soja polinizada pelas abelhas tem nas abelhas um turbo. Um acelerador das suas qualidades como grão, na produtividade. Tem impactos excelentes na sustentabilidade, reduz pegada hídrica e carbono.

A iniciativa busca o envolvimento das entidades do Mato Grosso, da universidade, do governo. Tem como plano em 5 anos polinizar cerca de 1 milhão de hectares, gerando renda e criando um empreendedorismo paralelo de apicultores, pois esse serviço de polinização é totalmente administrado por uma rede de apicultores profissionais, o que significará empregos, oportunidades e prosperidade social.

Agora como precisamos como nunca de comunicação e imagem do agro brasileiro para o mundo, muito mais e muito além de berros e gritos de polarizações de uns contra os outros, que os zumbidos silenciosos das abelhas trabalhando a polinização durante cerca de 15 dias. As floradas dessa leguminosa, rainha da produção nacional e da exportação, sejam a melhor nova voz do Brasil do seu agroconsciente.

Polarização não. Polinização sim. Exemplos de gente inteligente. Vamos ouvir o Carlos Pamplona Rehder, economista pela PUC São Paulo, especialização em apicultura avançada. E, quem diria, para falarmos de soja também vamos falar das suas flores.

“Esse trabalho de polinização de soja do Mato Grosso resolve dois pontos sagrados para o futuro do agro. Melhora a produtividade em 8.8 sacas por hectare em um estudo de 850 hectares de várias sojas. Imagine a agricultura do maior estado produtor do mundo totalmente associada à polinização da sol. Gol de renda, gol de imagem, melhoramos a empregabilidade dos apicultores, reduzimos a pegada hídrica e de carbono.  Então é fantástico." - Carlos Pamplona Rehder.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, nos explicou as prioridades desta semana em Brasília. Uma convocando o ministro da Educação a respeito de questões do Enem com enunciados críticos ao agronegócio, e outra sobre o marco temporal na questão da demarcação das terras indígenas.
Na posse do novo governo o agronegócio aparece em muitos pontos de forma explícita e em outros implícita. No discurso de posse do presidente Lula destaco 10 pontos a respeito do agronegócio.
Marcello Brito traz uma visão positiva até o momento da Cop-26 para o Brasil, ressalta a importância do Plano Renovabio para a transição energética e do carbono e acrescenta que temos uma lei florestal excelente, basta apenas ser cumprida.
Mudanças climáticas, enchentes, incêndios, secas, insegurança alimentar, energética e ambiental no mundo. O departamento de agricultura dos Estados Unidos na semana passada em seu relatório diminuiu a expectativa das safras americanas por exemplo. Então a COP30 será no Brasil, na Amazônia, Belém do Pará, e precisamos de uma coordenação e minimamente uma só voz da ciência brasileira ao lado da iniciativa privada do país.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite