CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Ivan Wedekin prevê oportunidades positivas para o agro em 2023

Publicado em 13/01/2023

Divulgação
Ivan Wedekin

Em entrevista para o Agroconsciente, Ivan Wedekin, ex-secretário de Política Agrícola no primeiro governo Lula ao lado do ministro Roberto Rodrigues, consultor, agrônomo, aponta que o setor precisa ficar de olho, sim, no mercado, pois “o mercado é o nosso patrão”.

Ivan aborda que o nosso maior cliente, a China, deverá crescer em 2023 4,5%, bem acima dos 2,7% do ano anterior. Também o mundo está demandante do Brasil, teremos uma safra recorde “com uma conjuntura econômica melhor e revitalização do mercado intern. As nuvens de trevas que rondam as narrativas em torno do agro não passarão de pequenos efeitos perante as reais oportunidades”.

Para o ministro Carlos Fávaro, Ivan Wedekin pede que defenda o ministério dividido em 3 partes, também sem a Conab , que o ministro busque fortes apoios no congresso para a defesa desse fundamental ministério.

“Bola pra frente”, finaliza Ivan Wedekin.

Ouça a entrevista completa abaixo. 👇

José Luiz Tejon para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Hoje, 8 de março, celebramos o Dia Internacional das Mulheres. E ontem foi lançado o 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA). Será realizado dias 23 e 24 de outubro, no Transamerica Expo Center. Recorde de público é esperado, com 3.600 congressistas.
Na série voz de líder Agroconsciente ouvimos a diretora do Sindicato Rural de Bastos, no Estado de São Paulo, a capital nacional do ovo, Cristina Nagano. Os custos da ração dobraram, milho e soja, do premix idem em dólar e das embalagens também, e o setor não consegue repassar preços aos consumidores, que terminam por consumir menos.
O IBGE registrou que a indústria de transformação do Brasil cresceu 1,4% no primeiro trimestre de 2022, porém o setor de alimentos e bebidas superou, crescendo 6,8% em vendas no mesmo período, quase 5 vezes mais.
Pedro Malan no Estadão de domingo (14) e Roberto Rodrigues, Estadão Economia (B7), escreveram duas obras primas da consciência.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite