CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Ivan Wedekin prevê oportunidades positivas para o agro em 2023

Publicado em 13/01/2023

Divulgação
Ivan Wedekin

Em entrevista para o Agroconsciente, Ivan Wedekin, ex-secretário de Política Agrícola no primeiro governo Lula ao lado do ministro Roberto Rodrigues, consultor, agrônomo, aponta que o setor precisa ficar de olho, sim, no mercado, pois “o mercado é o nosso patrão”.

Ivan aborda que o nosso maior cliente, a China, deverá crescer em 2023 4,5%, bem acima dos 2,7% do ano anterior. Também o mundo está demandante do Brasil, teremos uma safra recorde “com uma conjuntura econômica melhor e revitalização do mercado intern. As nuvens de trevas que rondam as narrativas em torno do agro não passarão de pequenos efeitos perante as reais oportunidades”.

Para o ministro Carlos Fávaro, Ivan Wedekin pede que defenda o ministério dividido em 3 partes, também sem a Conab , que o ministro busque fortes apoios no congresso para a defesa desse fundamental ministério.

“Bola pra frente”, finaliza Ivan Wedekin.

Ouça a entrevista completa abaixo. 👇

José Luiz Tejon para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Conversei com Marcello Brito (ex-presidente Abag, coordenador agro da Fundação Dom Cabral) que está assumindo, a convite do governador do Pará Helder Barbalho, a presidência do Consórcio para o Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia Legal. A COP - Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas está sendo desenhada no Brasil em 2025. Será a COP Paris + 10 que deverá redesenhar as ações e agendas de combate às mudanças climáticas para a década de 2025 a 2035.
Na posse do novo governo o agronegócio aparece em muitos pontos de forma explícita e em outros implícita. No discurso de posse do presidente Lula destaco 10 pontos a respeito do agronegócio.
Entrevistei nesta segunda-feira (26) o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Marcello Brito, que falou sobre “O nosso carbono é verde”, tema que será debatido durante o 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio, que acontecerá no próximo 2 de agosto, totalmente on-line e gratuito.
Estamos na Semana Internacional do Cooperativismo. Quando reunimos todo o movimento econômico das cooperativas do planeta elas formam a maior empresa do mundo.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite