CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Ivan Wedekin prevê oportunidades positivas para o agro em 2023

Publicado em 13/01/2023

Divulgação
Ivan Wedekin

Em entrevista para o Agroconsciente, Ivan Wedekin, ex-secretário de Política Agrícola no primeiro governo Lula ao lado do ministro Roberto Rodrigues, consultor, agrônomo, aponta que o setor precisa ficar de olho, sim, no mercado, pois “o mercado é o nosso patrão”.

Ivan aborda que o nosso maior cliente, a China, deverá crescer em 2023 4,5%, bem acima dos 2,7% do ano anterior. Também o mundo está demandante do Brasil, teremos uma safra recorde “com uma conjuntura econômica melhor e revitalização do mercado intern. As nuvens de trevas que rondam as narrativas em torno do agro não passarão de pequenos efeitos perante as reais oportunidades”.

Para o ministro Carlos Fávaro, Ivan Wedekin pede que defenda o ministério dividido em 3 partes, também sem a Conab , que o ministro busque fortes apoios no congresso para a defesa desse fundamental ministério.

“Bola pra frente”, finaliza Ivan Wedekin.

Ouça a entrevista completa abaixo. 👇

José Luiz Tejon para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

“O Brasil tem uma oportunidade gigantesca de produzir biogás, biometano. São volumes equivalentes a quatro vezes o Gasoduto Brasil-Bolívia".
Para dançar La Bamba, expressão popular, tem que ser bom no que faz, expressão popular também brasileira, de Martinho da Vila “na minha casa todo mundo é bamba...” ou dos Novos Baianos “Batucada de bamba na cadência bonita do samba…”. Mas o ritmo mexicano, vamos lá dançar. Números previstos muito diferentes para a safra de grãos. Será menor do que 2022/23, mas quanto?
Ontem (12), em São Paulo, tivemos o evento LIDE Alimentos reunindo autoridades, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o Francisco Mesquita, presidente do Grupo Estado participando a respeito do setor dos alimentos agroindustrializados que estão cercados também de visões errôneas e interpretações equivocadas.
Dois grandes líderes, Maurilio Biagi e Roberto Rodrigues, nos inspiram nesta hora. Conversei com Maurílio Biagi Filho, do Grupo Biagi, um líder avançado e moderno do agronegócio consciente, membro do Cosag, para saber o que estava acontecendo na região de Ribeirão Preto semana passada.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite