CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Ivan Wedekin prevê oportunidades positivas para o agro em 2023

Publicado em 13/01/2023

Divulgação
Ivan Wedekin

Em entrevista para o Agroconsciente, Ivan Wedekin, ex-secretário de Política Agrícola no primeiro governo Lula ao lado do ministro Roberto Rodrigues, consultor, agrônomo, aponta que o setor precisa ficar de olho, sim, no mercado, pois “o mercado é o nosso patrão”.

Ivan aborda que o nosso maior cliente, a China, deverá crescer em 2023 4,5%, bem acima dos 2,7% do ano anterior. Também o mundo está demandante do Brasil, teremos uma safra recorde “com uma conjuntura econômica melhor e revitalização do mercado intern. As nuvens de trevas que rondam as narrativas em torno do agro não passarão de pequenos efeitos perante as reais oportunidades”.

Para o ministro Carlos Fávaro, Ivan Wedekin pede que defenda o ministério dividido em 3 partes, também sem a Conab , que o ministro busque fortes apoios no congresso para a defesa desse fundamental ministério.

“Bola pra frente”, finaliza Ivan Wedekin.

Ouça a entrevista completa abaixo. 👇

José Luiz Tejon para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

O IBGE registrou que a indústria de transformação do Brasil cresceu 1,4% no primeiro trimestre de 2022, porém o setor de alimentos e bebidas superou, crescendo 6,8% em vendas no mesmo período, quase 5 vezes mais.
O New York Times fez uma matéria cujo título é: a última palavra indesejada nas corporações norte-americanas: ESG. Os CEOs estão refugando a utilização dessas três letras E.S.G., por entenderem que os esforços de ações conscientes são muito mais amplos do que um “acrônimo”.
Líderes do setor sucroenergético pedem ações de marketing para maior sucesso do setor em workshop com Fundação Dom Cabral (FDC). Me reuni com cerca de 30 líderes do setor canavieiro, numa iniciativa da FMC, no workshop da FDC onde o tema central foi comunicação e estratégias de marketing para maior êxito sobre o potencial da cana de açúcar e seus derivados.
João Dornellas, presidente executivo da Abia, comenta impactos da guerra na indústria de alimentos e bebidas e registra a importância de termos uma agropecuária e uma indústria fortes para superação das crises e crescimento do PIB do país. Posso dizer que uma sem a outra revela fragilidades e lacunas estratégicas numa cadeia de valor.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite