CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - A majestade o sabiá e a flor, e o beija flor!

Publicado em 08/11/2021

TCA Internacional
A Flor e o Beija-Flor

A alma sertaneja foi sacudida pelo falecimento de Marília Mendonça. Como nas melhores fábulas de Tolkien, como em Senhor dos Anéis, cabe ao mais puro dentre todos assumir a jornada de herói. Na Fábula foi o Frodo. Na vida real, Marília Mendonça.

E como Marília, outros. Na música sertaneja a sua rainha Roberta Miranda, quando soube do acidente com Marília ficou paralisada. Estava no carro. Parou, uma cacofonia de buzinas atrás de si, mas Roberta precisou ser internada. Roberta dizia que seres humanos como Marília Mendonça é como se fossem ricas e lindas sementes de quem ela se sente parte inseparável.

Dentre mais de 300 músicas de Marília Mendonça uma se conecta muito com outra da Roberta Miranda. Marília escreveu “A flor e o beija flor”, que diz: “E a flor conhece o beija flor e ele lhe apresenta o amor e diz que o frio é uma fase ruim, que ela era a flor mais linda do jardim e a única que suportou. Merece conhecer o amor e todo seu calor”. Roberta Miranda em “Majestade o Sabiá”, escreveu: “Ah, tô indo agora prum lugar todinho meu, quero uma rede preguiçosa pra deitar. Em minha volta, sinfonia de pardais. Cantando para a majestade, o sabiá”.

O agroconsciente tem uma governança suprema, o amor, pois quem ama alimenta e preserva o mundo. E precisamos demais do calor da alma, a cultura e a música dos mais puros humanos dentre todos. Meus sentimentos, para todos envolvidos neste acidente e que nossas mulheres sertanejas cantem cada vez mais alto, as sementes do amor!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estamos chegando na Páscoa, no mundo do chocolate! Eu conversei com um camarada que entende muito deste mundo para nos mandar uma mensagem sobre esse reino fantástico do chocolate. Eu entrevistei Estevan Sartorelli, co-fundador da Dengo Chocolates que, aliás, deve abrir, em breve, uma loja em Paris!
Estamos na era ESG (Environmental, Social and Governance). Agribusiness doravante se traduzirá por um “health system”, um sistema de saúde como o definiu o Prof. Dr. Ray Goldberg da Universidade de Harvard, criador do conceito de agronegócio nos anos 50. As corporações privadas do setor de carnes, ovos, leite, as suas cooperativas também, já estão sob compromissos e “compliance“ assumidos de entregar carbono zero ainda nesta década dentro das suas instalações e incorporar o seu “supply chain“ no mesmo engajamento.
O agro paulista em iniciativas muito positivas conseguiu ter 100% de suas propriedades rurais com o Cadastro Rural Ambiental (CAR). Também a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo  (ITESP) tem desenvolvido um ótimo trabalho com assentamentos no Pontal do  Paranapanema, entre outros. E da mesma forma saliento a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) com suas contas totalmente aprovadas pela auditoria, Conselho Fiscal, pelos delegados da assembleia e tem todos os seus documentos e contas expostos no Portal da Transparência.
De grão em grão cresce a exportação, pena não termos 300 milhões de toneladas desses grãos. Em fevereiro o Brasil exportou US$ 10,5 bilhões. Isso significa cerca de 65% a mais do que um ano antes no mesmo mês. Preços médios maiores e volumes físicos também.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite