CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Alimento industrializado brasileiro aprovado em 190 países

Publicado em 13/02/2023

Divulgação Abia
João Dornellas, presidente executivo da Abia

Conversei com João Dornellas, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas (Abia), que apresentou o balanço 2022. Batemos recorde no setor, superando R$ 1 trilhão, houve o crescimento da importância da indústria de alimentos e bebidas sendo responsável por 10,8% do PIB do país. Esse setor do pós-porteira das fazendas compra 58% de tudo o que produtores rurais produzem no campo brasileiro, e obteve também aumento dos empregos ultrapassando 1 milhão e 800 mil postos de trabalho em 2022, além de investimentos que cresceram.

Vamos ouvir uma parte da entrevista com João Dornellas, presidente executivo da Abia:

“A indústria brasileira de alimentos e bebidas processa 58% de tudo que o campo produz, ou seja, nós temos um campo forte, e a indústria compra 58% do que esse campo produz. Nós agregamos valor e abastecemos, ou seja, nós exportamos para 190 países diferentes do mundo esse alimento industrializado do Brasil. Aqui eu não estou falando em alimento in natura que o agro exporta, além do que o agro exporta in natura a indústria brasileira exporta para 190 países os alimentos industrializados que o Brasil produz. Isso é um dado que por si só nos enche de muito orgulho, de muita alegria, é um motivo de satisfação para todos nós porque isso significa dizer que a gente cumpre diferentes legislações de 190 países, o que não é simples, não é? Cumprir a legislação de 190 países e seguir exportando para eles, por si só é um selo de qualidade que esses 190 países nos dão ao produto industrializado brasileiro. Nunca é demais lembrar, o Brasil é considerado o celeiro do mundo e vai continuar sendo o celeiro do mundo. Mas nós estamos evoluindo também e ocupando o papel de supermercado do mundo, exportando para 190 países produtos transformados aqui dentro do Brasil. Com isso a gente fixa e consolida a posição do Brasil como segundo maior exportador mundial de alimentos industrializados em volume. O nosso ex-ministro Roberto Rodrigues sempre dizia que ‘o agro é paz’, não é? Se a gente ampliar essa mensagem, tomando em consideração essa exportação para 190 países do planeta, a gente poderia dizer que produzir alimentos é produzir paz, e que o Brasil produzindo e exportando para 190 países diferentes está contribuindo para a segurança alimentar do nosso planeta, além de contribuir para a segurança alimentar do nosso próprio país. É importante lembrar que 72% de tudo que a gente produz fica no Brasil e 28% daquilo que a gente produz é exportado para outros países. Então a indústria de alimentos e bebidas do Brasil tem um papel fundamental na segurança alimentar do nosso país e do nosso planeta.”

Portanto, além de celeiro do mundo precisamos agregar valor, criar marcas e investir em marketing, quer dizer, Brasil também um supermercado do mundo.

Agroconsciente é a administração de cadeias produtivas envolvendo obrigatoriamente a agropecuária, com a indústria, o comércio e os serviços, e tudo isso com responsabilidade sustentável.

Alimento industrializado brasileiro aprovado em 190 países, caminhos abertos para crescer e imagem positiva de segurança dos nossos alimentos com saudabilidade.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Nesta semana o presidente da Federação da Agropecuária do Mato Grosso (Famato), o maior estado produtor de grãos e carne do mundo, afirmou durante sua participação no 7º Congresso Nacional das Mulheres do Agro em São Paulo, no Transamerica Expocenter, que repetia o que tinha ouvido do ex-ministro Alysson Paolinelli: “a única coisa que pode impedir o agro brasileiro de continuar crescendo seriam ideologias e burrices”.
Páscoa chegando e fui conversar com dois líderes do mundo do chocolate, e quando falamos chocolate surge a cadeia produtiva do cacau, a cacauicultura. Então vamos lá, o que o coelhinho da Páscoa está trazendo pra mim, pra você, para nós os consumidores e apaixonados por chocolates?
Letícia Jachinto, presidente da campanha "De olho no material escolar", constatando desinformações nos materiais escolares das crianças no ensino fundamental e secundário, reuniu um grupo atuante de mulheres do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA), convocou educadores, editoras, dirigentes das escolas, contou com apoio do setor industrial e comercial, da mídia, e já obteve a revisão e atualização dos materiais escolares.
Estou no oeste de Santa Catarina, em um sistema que eu admiro, o sistema cooperativista e com Neivor Canton, presidente da Cooperativa Aurora, com números simplesmente extraordinários de exportações na última década.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite