CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Alimento industrializado brasileiro aprovado em 190 países

Publicado em 13/02/2023

Divulgação Abia
João Dornellas, presidente executivo da Abia

Conversei com João Dornellas, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas (Abia), que apresentou o balanço 2022. Batemos recorde no setor, superando R$ 1 trilhão, houve o crescimento da importância da indústria de alimentos e bebidas sendo responsável por 10,8% do PIB do país. Esse setor do pós-porteira das fazendas compra 58% de tudo o que produtores rurais produzem no campo brasileiro, e obteve também aumento dos empregos ultrapassando 1 milhão e 800 mil postos de trabalho em 2022, além de investimentos que cresceram.

Vamos ouvir uma parte da entrevista com João Dornellas, presidente executivo da Abia:

“A indústria brasileira de alimentos e bebidas processa 58% de tudo que o campo produz, ou seja, nós temos um campo forte, e a indústria compra 58% do que esse campo produz. Nós agregamos valor e abastecemos, ou seja, nós exportamos para 190 países diferentes do mundo esse alimento industrializado do Brasil. Aqui eu não estou falando em alimento in natura que o agro exporta, além do que o agro exporta in natura a indústria brasileira exporta para 190 países os alimentos industrializados que o Brasil produz. Isso é um dado que por si só nos enche de muito orgulho, de muita alegria, é um motivo de satisfação para todos nós porque isso significa dizer que a gente cumpre diferentes legislações de 190 países, o que não é simples, não é? Cumprir a legislação de 190 países e seguir exportando para eles, por si só é um selo de qualidade que esses 190 países nos dão ao produto industrializado brasileiro. Nunca é demais lembrar, o Brasil é considerado o celeiro do mundo e vai continuar sendo o celeiro do mundo. Mas nós estamos evoluindo também e ocupando o papel de supermercado do mundo, exportando para 190 países produtos transformados aqui dentro do Brasil. Com isso a gente fixa e consolida a posição do Brasil como segundo maior exportador mundial de alimentos industrializados em volume. O nosso ex-ministro Roberto Rodrigues sempre dizia que ‘o agro é paz’, não é? Se a gente ampliar essa mensagem, tomando em consideração essa exportação para 190 países do planeta, a gente poderia dizer que produzir alimentos é produzir paz, e que o Brasil produzindo e exportando para 190 países diferentes está contribuindo para a segurança alimentar do nosso planeta, além de contribuir para a segurança alimentar do nosso próprio país. É importante lembrar que 72% de tudo que a gente produz fica no Brasil e 28% daquilo que a gente produz é exportado para outros países. Então a indústria de alimentos e bebidas do Brasil tem um papel fundamental na segurança alimentar do nosso país e do nosso planeta.”

Portanto, além de celeiro do mundo precisamos agregar valor, criar marcas e investir em marketing, quer dizer, Brasil também um supermercado do mundo.

Agroconsciente é a administração de cadeias produtivas envolvendo obrigatoriamente a agropecuária, com a indústria, o comércio e os serviços, e tudo isso com responsabilidade sustentável.

Alimento industrializado brasileiro aprovado em 190 países, caminhos abertos para crescer e imagem positiva de segurança dos nossos alimentos com saudabilidade.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Estamos no rumo de uma recessão global com queda no consumo, inflação e desarranjo em todas as cadeias de suprimentos, inclusive dos alimentos. Uma crise planetária agravada por polarizações político ideológicas, acompanhada de uma falência de líderes visionários, competentes e que possam executar uma condução para a prosperidade, o que significaria a governança da boa esperança.
“A democracia é o melhor sistema de governo, mas tem uma regra mundial: quem estiver organizado faz, quem não estiver recebe mal feito", me disse Alysson Paolinelli que agora nos inspira de pontos evoluídos do universo!
Entrevistei Andrea Azevedo, bióloga, doutora em desenvolvimento sustentável e diretora do Fundo JBS para Amazônia, que fala das ações de sustentabilidade integrando meio ambiente, responsabilidade social e geração de valor para a população do bioma amazônico. Caso real e assertivo em andamento com famílias de pequenos produtores amazônicos.
On Monday, September 2nd, at the Legislative Assembly of the State of São Paulo (Capital of the State of São Paulo-Brazil), at 7 pm, Dr.Roberto  Rodrigues received another significant tribute for his achievements in favor of our Agriculture.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite