CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Planejamento estratégico do agro brasileiro, fundamental em 2022!

Publicado em 27/12/2021

TCA Internacional
Agroconsciente

Estamos quase na virada do ano. E precisaremos mais do que nunca da prosperidade no Brasil. Márcio Lopes, presidente da OCB - Organização das Cooperativas do Brasil, neste ano de 2021, em nome do cooperativismo que responde por mais de 54% de tudo o que produzimos no agronegócio nacional, tem sido um promotor da importância de uma liderança que, além de frutos econômicos, traga prosperidade para todos numa comunidade. E prosperidade significa a governança da esperança.

Passamos o Natal e vamos virar o ano, para 2022. Estamos em grave crise econômica, perspectiva de recessão, inflação, e desemprego com desgoverno pandêmico. Está no agronegócio a principal perspectiva e possibilidade de não termos um 2022 tão ruim.

Nossa dependência das safras passou a ser vital. Porém, ficamos nas mãos de São Pedro. Nas mãos das incertezas do comércio mundial, e nas mãos de uma Agriwar global, onde narrativas de sustentabilidade legítimas ou não se misturam e se confundem. Por isso, para 2022, mais do que nunca precisaremos de sensatez, pelo menos na vigilância e gestão do agronegócio brasileiro.

Provavelmente a ministra Tereza Cristina, uma voz lúcida, deverá sair do governo para concorrer nas novas eleições. Então será a hora da sociedade civil organizada, as entidades reunidas em torno das cadeias produtivas, desde o a do abacate ao z do zebu se orquestrarem para podermos apoiar o crescimento do PIB brasileiro que, deixado ao sabor dos atuais ventos, será pífio. Imagine se fatores incontroláveis interferirem para prejudicar o atual estado das coisas.

Nesta virada do ano vamos enfatizar e reenfatizar a importância do planejamento estratégico de todo agro brasileiro, de uma necessária diversificação, temos pelo menos mais 50 tipos de produtos para plantar, agroindustrializar e ao mundo vender. E com isso aqui dentro do Brasil empregos gerar e o PIB crescer. Temos também muitos mais mercados mundiais para acessar.

E isso não é atribuição exclusiva de governos. Essa consciência pertence a todo agroconsciente, que venha em 2022 a sociedade civil organizada na orquestração do setor que pode dobrar de tamanho e com isso atacar a fome, não dando comida, mas criando as condições para que milhões produzam, agroindustrializem, prestem serviços, e vendam comida.

2022, ano da grande agroconsciência!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Percepção externa sobre o Brasil se tornou negativa nos últimos 2 anos pela narrativa, algumas medidas na área ambiental e climática e em relação a desmatamento, queimadas e garimpo ilícitos
A informação acima foi realizada a partir de um estudo inédito da Serasa Experian Agro sobre uma amostra de 10% do total de pretendentes contratantes do crédito rural e/ou seguro  no ano passado, num total de 163.600 produtores rurais. O Head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, me disse: “quando o assunto é ESG não basta só olhar para o crédito, é importante avaliar os dois aspectos: Agro Score e Score ESG Agro.
Hoje é o Dia Nacional da Distribuição de Insumos Agropecuários. É o dia em que se comemora o excelente trabalho realizado pela rede de revendas da distribuição de um setor que leva tecnologia, educação, dias de campo, treinamento. É um setor privado vinculado à ciência, à tecnologia, e que faz um excelente trabalho para o agronegócio brasileiro. Então neste dia a ANDAV vai celebrar e eu convidei o Paulo Tibúrcio, que é o presidente executivo da associação, para deixar uma mensagem em comemoração a este dia.
Agronegócio para ser agronegócio exige administração e coordenação do sistema de cadeias produtivas reunindo a agropecuária com o comércio, a indústria e os serviços. Este “design thinking” integra o estado da arte da ciência, de todas as áreas de exatas, biológicas e humanas onde sem administração e governança não obtemos o resultado da conjunção do antes, dentro e pós-porteira das fazendas.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite