CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Embrapa é a voz da ciência e consciência, compete a cada estado regular seu calendário de plantio

Publicado em 04/10/2021

Divulgação
Embrapa

Conversei com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville; e com o chefe geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno. O motivo da entrevista é a de esclarecer quais são os papéis e responsabilidades a respeito das questões e discussões sobre segurança fitossanitária. Ambos os dirigentes da Embrapa são claros ao informar: “o papel da Embrapa é o de fornecer informações técnicas resultantes de pesquisas para subsidiar gestores públicos e legisladores. “Cabe ao MAPA e secretarias de agricultura dos estados a permissão e regulação de cultivos e semeaduras”.

Como exemplo, na Bahia a ADAB - Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, publicou no Diário Oficial a revisão dos procedimentos sobre a segurança fitossanitária do algodão. E isto nasceu de uma nota conjunta da Fundação Bahia com a Embrapa e a participação da Abapa, Associação Baiana dos Produtores de Algodão, com seu presidente Luiz Carlos Bergamaschi, enaltecendo a importância da governança da cadeia do algodão como um todo.

Guy de Capdeville registra que a Embrapa tem responsabilidades com a mitigação de riscos epidemiológicos com todo agronegócio brasileiro e sobre o calendário da soja possui o maior centro de estudos da cultura no mundo. Ao lado do Consórcio Antiferrugem, são dezenas de pesquisas e artigos publicados. Ainda registra que a “ponte verde” é um veículo perigoso para aumentar a resistência do fungo e que o vazio sanitário é obrigatório , lamentando que alguns estados, desde 2003/2004, levaram de 5 a 10 anos para sua oficialização e que alguns até hoje não realizam.

Alexandre Nepomuceno, chefe da Embrapa Soja, afirma que 90 dias é a janela ideal de plantio, que a ferrugem asiática é complexa e que são 3 os procedimentos essenciais na convivência administrada da doença: 1 - melhoramento genético;  2 - desenvolvimento de novas moléculas fungicidas;  3 - escape e redução da janela de plantio.

Ambos os dirigentes me disseram ter dossiês, estudos e estão abertos a pesquisas como está posto no site da Embrapa: “esclarecimentos oficiais - alertas sobre a ferrugem asiática, atualizado em 15/9/2021”. Fazem, entretanto, uma ressalva: “pesquisas que gerem novos conhecimentos e não para comprovar o que já é de há muito sabido”. Em síntese não há nada novo, segundo a Embrapa, sobre a menor incidência da ferrugem em plantios no mês de fevereiro . Isto é sabido.

Em resumo a Embrapa diz:

1- Cabe a secretaria estadual de cada estado definir a janela de plantio em função de suas realidades.

2- Tem pesquisas e estudos que não precisam fazer de novo. Resultados já são conhecidos. Temos o maior centro de soja do planeta, 300 phd’s, estamos a disposição para esclarecimentos.

3- Quanto maior a janela de plantio maior a “ponte verde” e vazio sanitário é obrigatório.

4- Embrapa atua com conceito de risco e recomendações preventivas, incluindo o campo complexo da epidemiologia. A diferença entre o que posso fazer versus o que posso mas não devo fazer, está na consciência ética da gestão da ciência.

Portanto, no assunto calendário da soja, vejo pessoas corretas, íntegras e bem intencionadas. Cada qual com uma visão da verdade querendo o melhor para o Brasil, mas uns em oposição a outros. Talvez Carlos Goulart, diretor do departamento de sanidade vegetal e insumos agrícolas do MAPA tenha razão: “o principal insumo que estamos precisando é o da temperança, liderança e governança entre líderes”.

Reuni-vos! Sobre uma questão cada vez mais essencial para o Brasil é perguntar: “afinal, quem fala em nome do agronegócio nacional?”. Agronegócio que vai do consumidor até o pesquisador, passando por agricultor, transportador, comércio, processador, sistema financeiro, mídia, serviços, sem esquecer do papel do vendedor acessando mercados, Itamarati e iniciativa privada incluindo cooperativas. Fizemos uma pesquisa em abril de 2020 pela Onglobalstrategy, perguntando isso na sociedade brasileira urbana: “quem tem reputação e credibilidade para falar pelo agro brasileiro?”. Em primeiro lugar surgiu a marca da “Embrapa”. Portanto, líderes brasileiros, além de agribusiness vamos também compreender estratégias de marketing, o reino das percepções.

Afinal como já escrevia o poeta português Camões: “quem faz o comércio não faz a guerra”. Tudo vai dar certo, é minha esperança.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Eu estou na cidade de Toledo, no Paraná, em um evento simplesmente espetacular. Nós vamos participar de um encontro com a Cooperativa Primato, que reúne cerca de 11 mil cooperados, praticamente agricultura familiar. Eu estou com o presidente da cooperativa, o Anderson Léo Sabadin. E o que é espetacular aqui, é que está sendo feito e vai ser inaugurada uma bioplanta que vai produzir biogás com esterco, com os dejetos dos suínos.
Hoje (30) a ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas celebra 60 anos de existência e eu pedi ao presidente executivo da ABIA, o João Dornellas que nos mandasse a sua palavra aqui neste dia, dos 60 anos da ABIA.
Europe's industry, Commerce, and Services represent around 95% of the GDP of its developed economies. What, here in Brazil we call "The inside of the farm gate", European Agriculture, has a much more significant role concerning the emotions of their societies,due to the traumas experienced by their populations during wars, along with the events of plant diseases decimating potato plantations, and also in fear of potential conflicts, where food and energy could be used as “weapons”, through embargoes and shortages. 
O CNPE – Conselho Nacional de Política Energética decidiu nesta semana aumentar a mistura do biodiesel para 14% em março de 2024 no diesel fóssil. Hoje adicionamos 12%. Um grupo de trabalho foi constituído e até suas conclusões está suspensa a importação de biodiesel do exterior.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite