CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Cooperativa Primato com Tupy MWM criam bioplanta de biogás beneficiando quase 11 mil agricultores familiares! !

Publicado em 17/09/2024

Divulgação
Cooperativa Primato

Eu estou na cidade de Toledo, no Paraná, em um evento simplesmente espetacular. Nós vamos participar de um encontro com a Cooperativa Primato, que reúne cerca de 11 mil cooperados, praticamente agricultura familiar. Eu estou com o presidente da cooperativa, o Anderson Léo Sabadin. E o que é espetacular aqui, é que está sendo feito e vai ser inaugurada uma bioplanta que vai produzir biogás com esterco, com os dejetos dos suínos. E o Sabadin vai dizer para nós a importância disso para o agricultor, para a cooperativa e para o país.

“É uma alegria para a Cooperativa Primato apresentar não um projeto, mas sim agora uma realidade. Essa semana estamos iniciando a operação da nossa bioplanta da qual teremos a produção de biogás, biometano e biofertilizante. Ela está instalada no município de Ouro Verde do Oeste e, além da produção do resíduo vindo da nossa unidade de suínos, nós vamos recolher o dejeto de mais 32 propriedades rurais de cooperados da nossa cooperativa distantes num raio de 30 quilômetros. Esses produtores com a recolha do dejeto, com caminhão movido a biometano, eles poderão aumentar sua renda com o aumento do plantel fazendo o destino correto desse resíduo, resíduo esse que gera biogás para rodar essa bioplanta, mas além disso vai abastecer a frota de caminhões da nossa cooperativa e também vai gerar biofertilizante produzido na granalumetria adequada, com a devida correção NPK e economia circular na veia, uma grande alegria para os nossos mais de 11 mil cooperados poderem crescer, evoluir, agregando valor e colocando recurso dentro da sua comunidade e da sua família”.

Uma coisa importante é que é uma sociedade que praticamente foi feita de uma cooperativa com uma indústria de engenharia moderna, como é a Tupy MWM e essa sociedade simplesmente está viabilizando aquilo que eu creio, Sabadin, que vai ser comum por aí a fora e em outras cooperativas, sem dúvida, não?

“Sem dúvida é piloto, é uma referência, é um modelo e nós gostaríamos que o consumidor também reconhecesse os nossos produtos na gôndula dos supermercados. É um suíno verde, que vem produzido da agricultura familiar de pequenas propriedades, inclusive com a marca Frimesa da qual a Primato faz parte, a Cooperativa Central Frimesa, onde nós temos toda a linha de suínos de cortes e também a linha industrializada de leite, queijos e seus derivados”.

É a originação e nessa originação o que era lixo, o dejeto, o esterco se transformando em uma bioeconomia onde os agricultores pequenos passam a ter mais renda e o produto final que a gente recebe aí na cidade vem de uma origem totalmente limpa. Parabéns Sabadin, parabéns a Primato e que isso provavelmente se desenvolva pelo país.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estaremos trazendo para nossos ouvintes do Jornal Eldorado Agroconsciente as vozes dos líderes do agronegócio no que entendem ser planos fundamentais para o próximo governo de 2023 a 2026. Conversei com o embaixador Rubens Barbosa que já foi embaixador brasileiro nos Estados Unidos e hoje preside a Abitrigo, Associação Brasileira da Indústria do Trigo.
Os protestos dos agricultores na Europa estão resultando numa postergação do acordo UE & Mercosul.  A narrativa é feita em cima de cortes de subsídios no orçamento da Europa e outras alegações de exigências ambientais, as quais não teriam contrapartida dos nossos produtores rurais.
Em primeiro lugar, parabéns ao texto espetacular de Lourival Santanna, colunista do Estadão (19/9 Página A-11), “O impacto do taleban”. Como analista internacional de notoriedade exemplar, Lourival revela durante sua passagem pelo Afeganistão um fato que até agora não vi observado em nenhuma outra análise.
Em entrevista para o Agroconsciente, Ivan Wedekin, ex-secretário de Política Agrícola no primeiro governo Lula ao lado do ministro Roberto Rodrigues, consultor, agrônomo, aponta que o setor precisa ficar de olho, sim, no mercado, pois “o mercado é o nosso patrão”.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite