CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Cooperativa Primato com Tupy MWM criam bioplanta de biogás beneficiando quase 11 mil agricultores familiares! !

Publicado em 17/09/2024

Divulgação
Cooperativa Primato

Eu estou na cidade de Toledo, no Paraná, em um evento simplesmente espetacular. Nós vamos participar de um encontro com a Cooperativa Primato, que reúne cerca de 11 mil cooperados, praticamente agricultura familiar. Eu estou com o presidente da cooperativa, o Anderson Léo Sabadin. E o que é espetacular aqui, é que está sendo feito e vai ser inaugurada uma bioplanta que vai produzir biogás com esterco, com os dejetos dos suínos. E o Sabadin vai dizer para nós a importância disso para o agricultor, para a cooperativa e para o país.

“É uma alegria para a Cooperativa Primato apresentar não um projeto, mas sim agora uma realidade. Essa semana estamos iniciando a operação da nossa bioplanta da qual teremos a produção de biogás, biometano e biofertilizante. Ela está instalada no município de Ouro Verde do Oeste e, além da produção do resíduo vindo da nossa unidade de suínos, nós vamos recolher o dejeto de mais 32 propriedades rurais de cooperados da nossa cooperativa distantes num raio de 30 quilômetros. Esses produtores com a recolha do dejeto, com caminhão movido a biometano, eles poderão aumentar sua renda com o aumento do plantel fazendo o destino correto desse resíduo, resíduo esse que gera biogás para rodar essa bioplanta, mas além disso vai abastecer a frota de caminhões da nossa cooperativa e também vai gerar biofertilizante produzido na granalumetria adequada, com a devida correção NPK e economia circular na veia, uma grande alegria para os nossos mais de 11 mil cooperados poderem crescer, evoluir, agregando valor e colocando recurso dentro da sua comunidade e da sua família”.

Uma coisa importante é que é uma sociedade que praticamente foi feita de uma cooperativa com uma indústria de engenharia moderna, como é a Tupy MWM e essa sociedade simplesmente está viabilizando aquilo que eu creio, Sabadin, que vai ser comum por aí a fora e em outras cooperativas, sem dúvida, não?

“Sem dúvida é piloto, é uma referência, é um modelo e nós gostaríamos que o consumidor também reconhecesse os nossos produtos na gôndula dos supermercados. É um suíno verde, que vem produzido da agricultura familiar de pequenas propriedades, inclusive com a marca Frimesa da qual a Primato faz parte, a Cooperativa Central Frimesa, onde nós temos toda a linha de suínos de cortes e também a linha industrializada de leite, queijos e seus derivados”.

É a originação e nessa originação o que era lixo, o dejeto, o esterco se transformando em uma bioeconomia onde os agricultores pequenos passam a ter mais renda e o produto final que a gente recebe aí na cidade vem de uma origem totalmente limpa. Parabéns Sabadin, parabéns a Primato e que isso provavelmente se desenvolva pelo país.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Sobre o assunto envolvendo uma entrevista que publicamos aqui sobre uma declaração não confirmada pela Danone de substituição da soja brasileira por soja asiática, a Danone através do seu vice-presidente América Latina para Assuntos Corporativos, Camilo Wittica, nos enviou um áudio especial ao Agroconsciente respondendo a nossa pergunta se seria verídica a informação recebida da substituição da soja do Brasil pela asiática.
Estou em um evento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), um Smart Market onde se estuda muito o movimento da gestão dos supermercados brasileiros que significam o grande elo do sistema do agronegócio do Brasil. E eu estou com o Márcio Milan, que é vice-presidente de assuntos institucionais e administrativos e financeiro da ABRAS e perguntei a ele como está a situação dos supermercados brasileiros nesse momento econômico.
Percepção externa sobre o Brasil se tornou negativa nos últimos 2 anos pela narrativa, algumas medidas na área ambiental e climática e em relação a desmatamento, queimadas e garimpo ilícitos
Diretamente da França acompanhando as muitas manifestações dos agricultores. Hoje abre o Salão de Agricultura, e vai ter confusão em Paris. Estamos em um movimento aqui com os agricultores irados, essa é a palavra. E conversei com Claudio Lot, diretor executivo da Sucorrico, sobre as tendências da cadeia produtiva do suco de laranja.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite