CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - ABIA comemora hoje 60 anos

Publicado em 30/10/2023

Divulgação
João Dornellas, presidente executivo da ABIA

Hoje (30) a ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas celebra 60 anos de existência e eu pedi ao presidente executivo da ABIA, o João Dornellas, que nos mandasse a sua palavra aqui neste dia, dos 60 anos da ABIA.

“Nós estamos celebrando hoje 60 anos da ABIA, que é a maior representante da indústria de alimentos e bebidas e do Brasil. São 38 mil empresas que processam quase 60% de tudo que vem do campo e que produzem cerca de 250 milhões de toneladas de comida todo ano. É um setor que trabalha com tecnologia, com inovação, que agrega valor a produção nacional de alimentos e que é vital para o país, além de gerar quase 2 milhões de empregos diretos e formais. É um orgulho para nós comemorar seis décadas de trabalho em prol do desenvolvimento das indústrias, acompanhando as tendências mundiais, superando desafios, e mirando sempre o futuro numa trajetória pautada pela ciência, pela inovação e pelo diálogo com o poder público e com toda a sociedade”.

Muito bem, parabéns a ABIA e ao seu presidente executivo João Dornellas, e a toda Diretoria e Conselho porque tem um papel muito importante, sim, no agronegócio brasileiro. Praticamente 60% de tudo que é produzido nos campos do Brasil passa por algum nível de agroindustrialização. Temos muito para fazer, temos muito para crescer. O Brasil tem um volume de exportação de produtos industrializados gigantesco, mas ainda carecemos de mais agregação de valor. Então que a ABIA esteja para os próximos 60 anos produzindo, agregando valor e levando marcas brasileiras para o mundo. O cliente número um do agricultor brasileiro é a indústria de alimentos, bebidas, processamento e agregação de valor que é tão bem representada pela ABIA. E aqui vai um ponto extraordinário, adicional, onde eu vejo nas atividades do SEBRAE de indicação geográfica, denominação de origem, muita oportunidade para também as pequenas agroindústrias agregarem valor nos nossos produtos locais, regionais, no “terrour” brasileiro. Portanto, agronegócio é um sistema onde a agroindústria tem um papel fundamental ao lado dos agricultores.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Entrevistei um dos maiores especialistas da nova economia sobre a MP que muda as relações com as florestas: Daniel Vargas , coordenador do Observatório da Bioeconomia daFGV. 
Entrevistei Marcelo Pimenta, Head de Agronegócio da Serasa Experian, sobre o agrocrédito no evento Agro Evolution na última quarta-feira (22) em São Paulo . Serasa Agro está finalizando um estudo especial da situação gaúcha, muito complexa, e oferecerá esse estudo gratuitamente à sociedade.
Conversei com Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, onde acontece uma das maiores feiras do agro do mundo hoje, a Show Rural Coopavel no oeste do Paraná na cidade de Cascavel.
O agronegócio está carente de um planejamento estratégico. Muito além de xingamentos, mentiras, fakenews, ideologias e intrigas de uns contra os outros. Afinal agronegócio significa coordenação de todos os elos das cadeias produtivas.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite