CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Guilherme Campos, secretário de Política Agrícola do MAPA: “O Brasil tem a melhor transição energética do mundo”.

Publicado em 26/07/2024

Divulgação.
José Luiz Tejon e Guilherme Campos, secretário de Política Agrícola do MAPA

Estou aqui em um encontro importantíssimo de mudanças climáticas (II EMSEA) no Parque de Inovação Tecnológica em São José dos Campos e nesse encontro o tema é mudança climática para o setor energético e do agronegócio.

E conosco o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (MAPA), Guilherme Campos, que enfatizou realidades brasileiras para a mudança climática e a transição energética.

Ouça entrevista completa para o Agroconsciente aqui.

Também pode interessar

Estou aqui com Henrique Mazotini, entrevistando líderes do agro, nessa virada de ano e o Henrique é presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, também da Abisolo, setor importantíssimo de micronutrientes que cresce extraordinariamente e vamos ouvir aqui o Henrique e a sua visão em 2022 e a sua perspectiva para 2023 desse setor e de uma categoria fundamental, que é a categoria dos engenheiros agrônomos do Estado de São Paulo.
Estou na cidade de Getúlio Vargas, noroeste do estado, onde a soja já estava 90% colhida quando chegaram as chuvas torrenciais, o que preservou parte da economia desta área próxima de Passo Fundo, de Erechim, também no noroeste do estado. Houve perdas com animais, com logística, porém na chegada agora da safra de inverno, no trigo, a previsão aqui desta região é de um plantio em praticamente toda região, inclusive com a chegada de sementes de trigo também para biocombustível e ração, uma novidade da Embrapa Trigo e da Biotrigo.
O Brasil pode e deve ter um plano de estado para se tornar um país resiliente na questão da água.
Ontem, em Brasília, a sede da Aprosoja foi apedrejada, invadida e grafitada com fora Bolsonaro, soja não enche o prato de comida, o agro mata. Um monte de besteiras, pois soja não tem nada a ver com fome, ao contrário, preços e carestia não estão conectados com soja, e soja é ovo, leite, indústria, empregos, traz consigo outras lavouras, traz renda em todo interior. Fora isso a violência, um ato criminoso estúpido invadindo e apedrejando.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite