CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Guilherme Campos, secretário de Política Agrícola do MAPA: “O Brasil tem a melhor transição energética do mundo”.

Publicado em 26/07/2024

Divulgação.
José Luiz Tejon e Guilherme Campos, secretário de Política Agrícola do MAPA

Estou aqui em um encontro importantíssimo de mudanças climáticas (II EMSEA) no Parque de Inovação Tecnológica em São José dos Campos e nesse encontro o tema é mudança climática para o setor energético e do agronegócio.

E conosco o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (MAPA), Guilherme Campos, que enfatizou realidades brasileiras para a mudança climática e a transição energética.

Ouça entrevista completa para o Agroconsciente aqui.

Também pode interessar

Nas últimas semanas os analistas financeiros tem colocado para baixo as expectativas do PIB do país para 2022, em uma associação com os efeitos climáticos prejudicando as safras e consequentemente o agronegócio brasileiro.
Pra variar observamos erros de lógica quando entramos no assunto da palavra agronegócio. Temos enfatizado aqui no Agroconsciente que a tradução de “agribusiness” dos professores Ray Goldberg e John Davis, da Universidade de Harvard na década de 50, não é tão simples quanto negócios da agropecuária. É muito mais do que isso. Significa todos os negócios, com ou sem fins lucrativos, desenvolvidos a partir do que é plantado, criado nos campos e nas águas (não esquecer do pescado), incluindo indústria, comércio, serviços, ciência, tecnologia.
Considero fundamental e importantíssima a proposta trazida neste 24º Congresso Brasileiro do Agronegócio – ABAG, a Agroaliança. Outros temas serão debatidos também como transição energética, sustentabilidade agro brasileira, alimentos, energia, inovação.
Responsável, prático, radical, liberal, fanático, digital, admirável, cínico ou clínico? Who am I? Quem sou eu? Bolsa de Chicago subiu ontem os preços da soja, do milho, do trigo. Subiu o óleo de cozinha, que vem da canola canadense. Então a cada instante temos turbulências e só temos uma certeza, inclusive sobre o agronegócio, a incerteza.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite