CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Marcos Jank no Agroconsciente do Jornal Eldorado

Publicado em 29/11/2021

Insper Global
Marcos Jank

Professor Marcos Jank, coordenador do Insper Global e do livro “O Brasil no Agro Global” foi entrevistado hoje no Jornal Eldorado por José Luiz Tejon, Carolina Ercolin e Haisem Abaki. O livro é o resultado de 3 anos de formação de membros do Ministério das Relações Exteriores, do MAPA, do Mecon e Apex.

Marcos Jank considera que os próximos 20 anos serão muito mais difíceis do que os últimos. A desconfiança e a polarização enseja ambientes para o crescimento dos subsídios agrícolas em todos os países. Da mesma forma a agenda ambiental inexorável precisa estancar totalmente o desmatamento, e precisaremos de muito mais comunicação e administração da imagem do Brasil. A iniciativa privada precisará ter muito maior protagonismo ao lado do governo, também complementa Marcos Jank. 

O livro é gratuito e sua versão digital está disponível a partir de hoje (29) para download no site do Insper Global. Escrito por 34 coautores, com apoio também da Fundação Alexandre de Gusmão, tem 380 páginas e foi organizado pelo Insper Agro Global e FUNAG, com apoio técnico do Cebri e da Embrapa. Acesse o PDF aqui.

O trabalho na formação das equipes de brasileiros atuando no exterior tem sido de imensa importância para a consolidação da visão estratégica do agronegócio. E com uma surpresa extraordinária: são profissionais de excelente visão e geradores de ótimas ideias para o país. Precisamos utilizar muito mais o conhecimento efetivo desses guerreiros na linha de frente nos diversos países do mundo.

Ouça a entrevista no podcast abaixo!

José Luiz Tejon para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Feliz Ano Novo! Ano Novo, esperanças novas, mas que sejam realistas. O paraibano Ariano Suassuna, intelectual, antropólogo, filósofo, escritor escreveu uma ideia maravilhosa dentre muitas: “o otimista é um tolo, o pessimista um chato. Sou um realista esperançoso”.
Na Semana Mundial do Meio Ambiente quais são os gols contra e os gols a favor que o Brasil levou e que marcou se estivéssemos numa partida de futebol?
Nesta segunda-feira (9) estou participando do Fórum Internacional da Agropecuária, em Cuiabá, reunindo líderes mundiais onde uma carta do Fórum será escrita, lida e apresentada ao final do dia, endereçada ao encontro dos ministros da agricultura do G-20 Agro no Mato Grosso.
A maior agricultura do mundo, com o maior nível de suporte e subsídios, a norte-americana, está pedindo “Help” ao presidente dos Estados Unidos. Uma carta formal da entidade dos sojicultores American Soybean Association (ASA), o maior concorrente do Brasil tem em parte do seu texto um tom de súplica: “senhor presidente, o senhor tem apoiado fortemente os agricultores e os agricultores tem apoiado fortemente o senhor. Precisamos da sua ajuda. Nesse pedido a ASA afirma: “os produtores de soja estão sob extrema pressão financeira. Os preços continuam caindo e, ao mesmo tempo, nossos agricultores estão pagando significativamente mais por insumos e equipamentos”. O presidente da entidade norte-americana, Caleb Ragland, continua: “os produtores de soja dos EUA não podem sobreviver a uma disputa comercial prolongada com nosso maior cliente”. Os norte-americanos falam de um “precipício comercial e financeiro”.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite