CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Marcos Jank no Agroconsciente do Jornal Eldorado

Publicado em 29/11/2021

Insper Global
Marcos Jank

Professor Marcos Jank, coordenador do Insper Global e do livro “O Brasil no Agro Global” foi entrevistado hoje no Jornal Eldorado por José Luiz Tejon, Carolina Ercolin e Haisem Abaki. O livro é o resultado de 3 anos de formação de membros do Ministério das Relações Exteriores, do MAPA, do Mecon e Apex.

Marcos Jank considera que os próximos 20 anos serão muito mais difíceis do que os últimos. A desconfiança e a polarização enseja ambientes para o crescimento dos subsídios agrícolas em todos os países. Da mesma forma a agenda ambiental inexorável precisa estancar totalmente o desmatamento, e precisaremos de muito mais comunicação e administração da imagem do Brasil. A iniciativa privada precisará ter muito maior protagonismo ao lado do governo, também complementa Marcos Jank. 

O livro é gratuito e sua versão digital está disponível a partir de hoje (29) para download no site do Insper Global. Escrito por 34 coautores, com apoio também da Fundação Alexandre de Gusmão, tem 380 páginas e foi organizado pelo Insper Agro Global e FUNAG, com apoio técnico do Cebri e da Embrapa. Acesse o PDF aqui.

O trabalho na formação das equipes de brasileiros atuando no exterior tem sido de imensa importância para a consolidação da visão estratégica do agronegócio. E com uma surpresa extraordinária: são profissionais de excelente visão e geradores de ótimas ideias para o país. Precisamos utilizar muito mais o conhecimento efetivo desses guerreiros na linha de frente nos diversos países do mundo.

Ouça a entrevista no podcast abaixo!

José Luiz Tejon para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Charles de Gaulle, depois de três semanas com os alunos internacionais de um mestrado na Audencia Business School, em Nantes, em parceria com FECAP de São Paulo.
Estive com líderes agricultores e essa pergunta é feita: afinal, quando vai funcionar esse tal mercado do carbono e como vai? Fabiana Villa Alves, diretora do Departamento de Cadeias Produtivas e Agregação de Valor do Ministério da Agricultura, dirige o programa “Cadeias Produtivas Agropecuárias Descarbonizadas”. Uma extraordinária ideia associada ao Plano ABC + e carbono + verde.
Conversei com Francisco Mesquita Neto, presidente do Conselho de Administração do Estado de S. Paulo, o nosso Estadão, a Agência Estado e Rádio Eldorado no Congresso de Agronegócio da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG) que faz uma homenagem aos 150 anos do Grupo Estado.
Recebi uma mensagem de Brasília: “está maduro, devemos ter notícias nas próximas horas”. Mas está estranho essa demora na Agricultura. Conversando com Roberto Rodrigues, que foi ministro no primeiro governo Lula, me disse que o Ministério da Agricultura foi um dos três primeiros anunciados na época.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite