CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Marcos Jank no Agroconsciente do Jornal Eldorado

Publicado em 29/11/2021

Insper Global
Marcos Jank

Professor Marcos Jank, coordenador do Insper Global e do livro “O Brasil no Agro Global” foi entrevistado hoje no Jornal Eldorado por José Luiz Tejon, Carolina Ercolin e Haisem Abaki. O livro é o resultado de 3 anos de formação de membros do Ministério das Relações Exteriores, do MAPA, do Mecon e Apex.

Marcos Jank considera que os próximos 20 anos serão muito mais difíceis do que os últimos. A desconfiança e a polarização enseja ambientes para o crescimento dos subsídios agrícolas em todos os países. Da mesma forma a agenda ambiental inexorável precisa estancar totalmente o desmatamento, e precisaremos de muito mais comunicação e administração da imagem do Brasil. A iniciativa privada precisará ter muito maior protagonismo ao lado do governo, também complementa Marcos Jank. 

O livro é gratuito e sua versão digital está disponível a partir de hoje (29) para download no site do Insper Global. Escrito por 34 coautores, com apoio também da Fundação Alexandre de Gusmão, tem 380 páginas e foi organizado pelo Insper Agro Global e FUNAG, com apoio técnico do Cebri e da Embrapa. Acesse o PDF aqui.

O trabalho na formação das equipes de brasileiros atuando no exterior tem sido de imensa importância para a consolidação da visão estratégica do agronegócio. E com uma surpresa extraordinária: são profissionais de excelente visão e geradores de ótimas ideias para o país. Precisamos utilizar muito mais o conhecimento efetivo desses guerreiros na linha de frente nos diversos países do mundo.

Ouça a entrevista no podcast abaixo!

José Luiz Tejon para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Mr.Edmar Bacha  has concluded: “What we failed to do, was put our economy on a path of sustained growth. Brazil has been slipping. I think – says Edmar, renowned economist and one of the creators of the Real Plan – that Brazil keeps having a growth problem”, so we need to provoke and disturb, through the media, a government meeting which goes far beyond polarisation, hands down given with academia and business people, so that we have a national growth plan, integrating government and agribusiness people, concerning that these will be the  unique ones to drive Brasilian GDP growth.”
Nesta semana tivemos uma excelente apresentação no Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da FIESP sobre o déficit de armazenagem no Brasil. Praticamente meia safra brasileira fica ao relento, ou passeia nas carrocerias dos caminhões.
Roberto Rodrigues traçou uma linha inteligente no seu artigo “Nuvens escuras ou pedras cortantes” (Estadão, 14/5, - Pág. B5) revelando que se permitirmos os fatores incontroláveis assumirem os destinos do agro as boas intenções podem se transformar em frustrações. Precisamos de um plano safra com apoio à agricultura de baixo carbono, fundamental para a transição da economia tradicional para a verde. Bioinsumos e agricultura regenerativa a nova linha do futuro.
Entrevistei o CEO da Organização das Associações dos Plantadores de Cana (Orplana), José Guilherme Nogueira, sobre a tragédia dos incêndios ocorridos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite