CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - CEO Orplana explica causa dos incêndios além da mudança climática: causas humanas!

Publicado em 26/08/2024

Divulgação Orplana
José Guilherme Nogueira, presidente da Orplana.

Entrevistei o CEO da Organização das Associações dos Plantadores de Cana (Orplana), José Guilherme Nogueira, sobre a tragédia dos incêndios ocorridos e ele nos disse:

“Vamos falar da posição das queimadas e, obviamente com o foco voltado para o produtor rural de cana de açúcar. No sábado, dia 24, nós tivemos cerca de 300 queimadas, um pouco mais, e no dia 23 quase duas mil queimadas, 1.860 queimadas aproximadamente. Então é um volume histórico para essa época e isso, obviamente tem nos alarmado bastante. E aí, é claro, que não dá para falarmos que é uma coisa ou outra. Eu acho que são vários fatores difíceis de controlar, tem acontecido, mas obviamente que esses incêndios ultimamente têm sido intensos, frequentes, e por razões inter-relacionais, desde mudanças climáticas, vimos que no sábado e na sexta-feira o vento forte fez com que esse fogo se alastrasse rapidamente, com regiões no Estado de São Paulo com mais de 120, 130 dias sem chover, com uma umidade relativa muito baixa, isso faz com que esteja em condições obviamente e pegar o fogo. Claro que as atividades humanas não podem ser descartadas. Então ainda percebemos muito gente jogando bituca de cigarro em beira de estrada, colocando fogo para fazer limpeza em alguns locais próximos a rodovias, próximos as cidades, isso é inadmissível, isso é crime inclusive. Nós como representantes dos produtores de cana temos soltado vários comunicados via ABAG de Ribeirão Preto, via a própria Orplana, via o Protocolo Etanol Mais Verde que é uma assinatura, um compromisso dos produtores rurais e das usinas para que não seja feita nenhuma queimada, não tenha nenhum efeito contra a fauna, floral, e obviamente contra as matas ciliares e contra as APPS. Então em nossas atividades humanas nós precisamos ficar muito atentos quanto a isso. Claro que práticas de uso de solo isso já é comumente utilizada pelos produtores através da limpeza dos aceros, fazer aceros de 6 metros, fazer aceros grandes e isso para o produtor é muito corriqueiro, mas em uma situação dessa é muito difícil. Nós chegamos a incríveis números de sábado mais de 59 mil hectares queimados. Na sexta-feira nós ainda estamos levando os números porque é difícil de acabar mensurando e aí obviamente que nós tendo mais informações nós vamos repassar para vocês. Infelizmente estamos em um momento bem complicado, as mudanças climáticas têm atingido o Brasil e o mundo, não somente o Brasil”, finalizou Nogueira.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Entrevistei Antônio Galvan, presidente da Aprosoja Brasil, a maior representação de agricultura da soja brasileira. Ele comenta o Plano Safra, mas enfatiza muitíssimo a necessidade de maiores recursos para seguro rural e armazenagem.
Conversei com Marcello Brito (ex-presidente Abag, coordenador agro da Fundação Dom Cabral) que está assumindo, a convite do governador do Pará Helder Barbalho, a presidência do Consórcio para o Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia Legal. A COP - Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas está sendo desenhada no Brasil em 2025. Será a COP Paris + 10 que deverá redesenhar as ações e agendas de combate às mudanças climáticas para a década de 2025 a 2035.
Hoje me despeço da Rede Jovem Pan depois de cerca de 7 anos aqui no A Hora do Agronegócio todas as manhãs. São novos rumos, mas saio muito agradecido por toda a audiência de vocês e engrandecido pelo convívio com tão seletos ouvintes internautas e telespectadores e dos companheiros e colegas de altíssimo nível aqui da Jovem Pan. Muito obrigado a todos vocês.
Voltando ao Brasil, após Salão Internacional de Agricultura de Paris, encontro com terroir na Espanha e cooperativismo em Portugal, em meio à guerra comercial e rearmamento da Europa, enquanto tem uns fazendo a guerra, o Brasil viveu um momento único, especial e de paz semana passada, que poucos ficaram sabendo e que vale outro Oscar. O Oscar da paz.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite