CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Abiarroz prepara comunicação do arroz e Embrapa lança semente

Publicado em 01/11/2024

Ontem foi o Dia Internacional do Arroz e estou na Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) celebrando nesta sexta-feira seus 15 anos, no Rio Grande do Sul. Conversei com o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Elcio Guimarães, que nos apresenta uma nova cultivar, semente de arroz para o Cerrado, que revoluciona e permite o plantio com grandes benefícios aos produtores.

“Recentemente lançamos a cultivar de terras altas BSA 502 que tem como uma de suas características a excelente qualidade de grãos que atende as demandas dos consumidores de todo o Brasil. Essa cultivar, além dessa característica relevante, foi desenvolvida para ser parte do sistema de produção feito em condições de pivô, onde os agricultores plantam soja, milho, feijão, cebola, alho, tomate, uma série de culturas. O arroz, essa cultivar a BSA 502 está entrando nesse sistema trazendo grandes benefícios ao produtor de uma maneira geral. Além de sua produtividade elevada, mais de 100 sacos por hectare, como disse com excelente qualidade de grãos, ela tem favorecido as culturas que seguem ao arroz neste sistema, por exemplo, em Goiás, onde o tomate de indústria é importante, os produtores têm obtido 140 toneladas por hectare de tomate depois do arroz. Anteriormente obtinham como média 100 toneladas. E esse mesmo exemplo podemos mencionar para o plantio do alho, da cebola, no caso do feijão onde temos obtido até 10 sacos a mais depois do arroz, enfim, a Embrapa está entregando à sociedade produtos que estão permitindo trazer sustentabilidade aos sistemas de produção e o aumento de rentabilidade ao produtor rural. Assim estamos muito contentes em poder celebrar o Dia Internacional do Arroz com essa novidade”.

Obrigado Elcio Guimarães, chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão por essa extraordinária notícia da ciência e nesse encontro da Associação Brasileira da Indústria do Arroz estará sendo apresentado uma campanha de valorização do arroz na mesa do consumidor, um cereal nobre, espetacular e que precisa ser muito mais valorizado. Arroz no centro do prato.

Viva o Dia Internacional do Arroz e vamos para um arroz com feijão muito nobre!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Marisete Belloli, da gerência agropecuária da Conab-SP, apresenta 9ª estimativa de Safra 2021/22. ​​​​​​​Perante a previsão inicial da safra, de 288,6 milhões de toneladas, perdemos 15,8 milhões de toneladas em função dos fatores climáticos, porém conseguimos recuperar com o crescimento do milho que teve aumento de área nos grãos de 8,7% sobre ano anterior.
O New York Times fez uma matéria cujo título é: a última palavra indesejada nas corporações norte-americanas: ESG. Os CEOs estão refugando a utilização dessas três letras E.S.G., por entenderem que os esforços de ações conscientes são muito mais amplos do que um “acrônimo”.
Conversei com Hélio Mattar, presidente da Ong Akatu, em uma apresentação excelente sobre governança da sustentabilidade, onde falamos sobre a importância de realizarmos para o agronegócio uma governança da governança.
Estou em Brasília com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Carlos Fávaro, e tem um projeto que eu considero muito importante para o país e para o mundo: 40 milhões de hectares de pastos degradados que serão transformados em coisas úteis e ambientais. Perguntei ao ministro como será e quando começará o plano.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite