CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O que a soja tem a ver com a explosão do preço do tomate?

Publicado em 12/04/2024

Kelly Batista, produtora da Tomates Batista.

O Agroconsciente nos obriga a prestar atenção em todo o ecossistema e o meio ambiente. Estou aqui com a Kelly Batista, do Tomates Batista, e todo mundo está falando do aumento de preço do tomate. E ela por que está acontecendo o aumento do preço do tomate, ou seja, no sistema todo um fator impactando o outro. Kelly nos conta do surgimento de uma praga que veio da soja em função do veranico, aquecimento, e que atacou a produção do tomate no país!

“Eu trabalho com tomate, somos produtores, e nesta fase de tomate já fazem 3 meses que nós estamos tendo um problema com uma mosca, chamada bemisia tabaci, é uma mosca branca, que usa a soja como hospedeira e no tomate ela transmite um vírus que chama geminivírus, e essa praga devido aos veranicos que tivemos nesse verão, a estiagem que teve em algumas regiões, ela disseminou essa doença que saiu do controle dos tomateiros do Brasil inteiro, não só em regiões específicas, mas em todo o Brasil essa praga saiu do controle e transmitiu essa geminivírus. Tem roças com 100% de ataque e estimamos uma queda de mais de 50% na produção do país e, em alguns produtores, isso chega a 100%. Então tem uma justificativa lógica para a queda de produção drástica no volume do tomate e, por consequência, o aumento do preço que não é esperado nem por nós produtores e muito menos para os consumidores”.

Estamos em um evento de rastreabilidade e monitoramento e conversando com a Kelly esse encontro é muito pedagógico para todos nós. Uma mudança climática, aumenta o veranico, cresce a área brasileira de soja e ali se desenvolve um inseto, a popularmente chamada de mosca branca, e isso ataca a horticultura de uma maneira geral, mas o tomate que é de fato mais sensível e aí o preço sobe.

Observem como é delicado esse aspecto de um Agroconsciente, de uma consciência efetiva ao longo de todo esse sistema.

Pedi a Kelly para dar um recado final e falar sobre a importância do tomate para a saúde.

E ela respondeu: “O tomate é um produto 100% natural, é produzido artesanalmente, faz bem para a saúde, e faz bem para a economia do agro e para vários produtores de agricultura familiar e para a agricultura no geral. Ele nos favorece e exige uma mão de obra muito grande e altamente saudável”.

Muito bem, subiu o preço, mas daqui a pouco os ciclos se renovam, mas é importante essa lição que a Kelly Batista, o Tomates Batista, acabou nos dando.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), líder reconhecido mundialmente, envia na sua “voz de líder” uma mensagem que considero um marco histórico para o futuro do agronegócio brasileiro nesta década.
Estamos há um mês do 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio no Transamerica Expocenter dias 23 e 24 de outubro. O mundo vive uma urgência, emergência de lideranças que consigam unir ao invés de polarizar e dividir.
São muitos leitores e seguidores da Bíblia, mas parece que não entendem a regra de ouro: ensinar a pescar ao invés de dar o peixe. Estamos nas mãos de alguns poucos que fazem acima de governos e de suas facções.
Hoje estou em um tema muito importante, eu considero até um marco histórico, para o agroconsciente brasileiro porque participo no oeste do Paraná, da Cooperativa Primato, em Toledo, ao lado da indústria Tupy no movimento que cria uma bioplanta que vai transformar dejetos de suínos de praticamente quase 11 mil famílias agrícolas em bioeletricidade, biometano, biofertilizantes. E esse movimento é que se inicia mas que vai tomar conta do país.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite