Eldorado/Estadão - O que a soja tem a ver com a explosão do preço do tomate?
Publicado em 12/04/2024
O Agroconsciente nos obriga a prestar atenção em todo o ecossistema e o meio ambiente. Estou aqui com a Kelly Batista, do Tomates Batista, e todo mundo está falando do aumento de preço do tomate. E ela por que está acontecendo o aumento do preço do tomate, ou seja, no sistema todo um fator impactando o outro. Kelly nos conta do surgimento de uma praga que veio da soja em função do veranico, aquecimento, e que atacou a produção do tomate no país!
“Eu trabalho com tomate, somos produtores, e nesta fase de tomate já fazem 3 meses que nós estamos tendo um problema com uma mosca, chamada bemisia tabaci, é uma mosca branca, que usa a soja como hospedeira e no tomate ela transmite um vírus que chama geminivírus, e essa praga devido aos veranicos que tivemos nesse verão, a estiagem que teve em algumas regiões, ela disseminou essa doença que saiu do controle dos tomateiros do Brasil inteiro, não só em regiões específicas, mas em todo o Brasil essa praga saiu do controle e transmitiu essa geminivírus. Tem roças com 100% de ataque e estimamos uma queda de mais de 50% na produção do país e, em alguns produtores, isso chega a 100%. Então tem uma justificativa lógica para a queda de produção drástica no volume do tomate e, por consequência, o aumento do preço que não é esperado nem por nós produtores e muito menos para os consumidores”.
Estamos em um evento de rastreabilidade e monitoramento e conversando com a Kelly esse encontro é muito pedagógico para todos nós. Uma mudança climática, aumenta o veranico, cresce a área brasileira de soja e ali se desenvolve um inseto, a popularmente chamada de mosca branca, e isso ataca a horticultura de uma maneira geral, mas o tomate que é de fato mais sensível e aí o preço sobe.
Observem como é delicado esse aspecto de um Agroconsciente, de uma consciência efetiva ao longo de todo esse sistema.
Pedi a Kelly para dar um recado final e falar sobre a importância do tomate para a saúde.
E ela respondeu: “O tomate é um produto 100% natural, é produzido artesanalmente, faz bem para a saúde, e faz bem para a economia do agro e para vários produtores de agricultura familiar e para a agricultura no geral. Ele nos favorece e exige uma mão de obra muito grande e altamente saudável”.
Muito bem, subiu o preço, mas daqui a pouco os ciclos se renovam, mas é importante essa lição que a Kelly Batista, o Tomates Batista, acabou nos dando.
José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.