CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Rádio Eldorado/Estadão - Rio+Agro – Fórum Mundial Agroambiental Tropical no Rio Centro

Publicado em 19/09/2025

Divulgação
Rio + Agro 2025

O Rio + Agro, nos dias 1, 2 e 3 de outubro no Rio Centro, Rio de Janeiro, nasceu de uma visão estratégica que objetiva levar a legítima realidade do sistema do agroambiental e tropical brasileiro para o mundo inteiro. Na abertura as mais altas autoridades públicas do país são esperadas como o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros Carlos Fávaro, Marina Silva, Fernando Haddad, Paulo Teixeira, além de governadores Cláudio Castro do Rio e de outros estados e prefeitos. Serão 3 dias, 1, 2 e 3 de outubro no Rio Centro com cerca de 120 palestrantes, stands de expositores, delegações internacionais.

Nesse Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável, um show brasileiro agrotropical mundial onde será apresentado o conceito do cinturão tropical do planeta terra como um marco histórico essencial para o mundo. A frase do saudoso líder Alysson Paolinelli: “o que trouxe o mundo até aqui foi a agricultura de clima temperado, daqui para frente será a tropical”. A pesquisa brasileira com a Embrapa estará presente, temas antecipando a COP-30 e uma convocação irá ocorrer conclamando todas as nações e povos da faixa tropical e subtropical do mundo a desenvolverem seus sistemas agroambientais sustentáveis como, inclusive, única fórmula na segurança alimentar, energética, ambiental, social e climática do mundo inteiro.

A pesquisa brasileira com Embrapa, institutos agronômicos e universidades hoje fornecem para o mundo esse conhecimento, assim como produtoras e produtores brasileiros aprenderam a fazer.

Brasil + nações do cinturão tropical do mundo reunidas na ciência, na cooperação, apoiando os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, na urgência da erradicação da fome, da miséria, da desigualdade, com acesso à educação e ao meio ambiente, como tão bem Roberto Rodrigues, Prof. emérito da FGV não se cansa de repetir: “alimento é paz”. E como enfatiza o idealizador e presidente do Rio + Agro, Carlos Favoreto: “o Brasil é líder mundial no desenvolvimento agroambiental do cinturão tropical, promovendo segurança alimentar, hídrica, energética, sócio, ambiental e climática no mundo”.

Nesta edição do Rio + Agro, 3 dias com exposições versando sobre: economia global e agricultura tropical; gestão do solo; logística social e combate ao desperdício; ciência, inovação e políticas públicas; cooperação e desenvolvimento da renda, sistemas de cooperação investimentos e financeiros, propaganda e marketing vital para a imagem do agro brasileiro tropical onde o Prof. Dr. Marcos Cobra, o maior acadêmico de marketing vivo do país, será homenageado.

A FAESP, dentre diversas entidades da sociedade civil organizada, estará representando o agro paulista com seu presidente Tirso de Salles Meirelles no painel inovação circular: conectando pesquisa, indústria e sociedade ao lado de marcas protagonistas no dia 2 de outubro a tarde.

O Rio + Agro conta também com a parceria da Agência Estado, Agrocast no apoio à informação, e Rede Globo de televisão. Além de intensas apresentações técnicas, científicas, políticas, de marketing, de gestão e geopolítica, e nas 3 noites shows irão alegrar e emocionar o ambiente, com a presença já confirmada de Michel Teló.

Em outubro, dias 1,2,3 no Rio centro, inovador Fórum Internacional promovendo o agroambiental tropical brasileiro para o mundo inteiro, convocando todas as nações da faixa tropical e subtropical do planeta. O tropical belt. O cinturão tropical mundial sem o qual não iremos superar os desafios da vida no planeta terra.

Informações adicionais www.riomaisagro.com

Estaremos lá no Rio + Agro 1/2/3 de outubro no Rio Centro.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

De autoria do deputado Hugo Leal, PSD Rio de Janeiro, mas aguardando parecer do deputado Vitor Lippi de São Paulo e membro da Frencoop, está parada a tramitação do PL 815/2022, reorganização das cooperativas.
Agência Estado trouxe a informação do Ministério da Agricultura, num encontro do ministro Carlos Fávaro com Hexin Zhu, presidente do grupo chinês Citic, da iniciativa de investir em terras degradadas brasileiras. O Citic está entre as 35 maiores empresas chinesas e uma das 150 mais lucrativas no mundo segundo a revista Forbes. Já atuam no Brasil com equipamentos para indústria e na área da energia solar.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, instituiu pela portaria 53 de 14/03/2023 um grupo de trabalho com a “função de repensar o sistema nacional de pesquisa agropecuária” e fundamentalmente a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que completa neste ano 50 anos de vida e foi inspirada pelo ministro Cirne Lima, em 1970, e que teve no ministro Alysson Paolinelli seu fundamental realizador ao lado de muitos pesquisadores brasileiros.
O agronegócio não pode parar. O transporte não pode parar. Comento no programa de hoje sobre a marcha da sensatez e a importância de que tenhamos a escolha de extraordinárias pessoas para o Ministério da Agricultura do novo governo, para a construção de um agronegócio que dobre de tamanho e que deixe o caminho aberto para dobrar de tamanho nos próximos 04 - 05 ... 06 anos.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite