CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Rádio Eldorado/Estadão - Rio+Agro – Fórum Mundial Agroambiental Tropical no Rio Centro

Publicado em 19/09/2025

Divulgação
Rio + Agro 2025

O Rio + Agro, nos dias 1, 2 e 3 de outubro no Rio Centro, Rio de Janeiro, nasceu de uma visão estratégica que objetiva levar a legítima realidade do sistema do agroambiental e tropical brasileiro para o mundo inteiro. Na abertura as mais altas autoridades públicas do país são esperadas como o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros Carlos Fávaro, Marina Silva, Fernando Haddad, Paulo Teixeira, além de governadores Cláudio Castro do Rio e de outros estados e prefeitos. Serão 3 dias, 1, 2 e 3 de outubro no Rio Centro com cerca de 120 palestrantes, stands de expositores, delegações internacionais.

Nesse Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável, um show brasileiro agrotropical mundial onde será apresentado o conceito do cinturão tropical do planeta terra como um marco histórico essencial para o mundo. A frase do saudoso líder Alysson Paolinelli: “o que trouxe o mundo até aqui foi a agricultura de clima temperado, daqui para frente será a tropical”. A pesquisa brasileira com a Embrapa estará presente, temas antecipando a COP-30 e uma convocação irá ocorrer conclamando todas as nações e povos da faixa tropical e subtropical do mundo a desenvolverem seus sistemas agroambientais sustentáveis como, inclusive, única fórmula na segurança alimentar, energética, ambiental, social e climática do mundo inteiro.

A pesquisa brasileira com Embrapa, institutos agronômicos e universidades hoje fornecem para o mundo esse conhecimento, assim como produtoras e produtores brasileiros aprenderam a fazer.

Brasil + nações do cinturão tropical do mundo reunidas na ciência, na cooperação, apoiando os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, na urgência da erradicação da fome, da miséria, da desigualdade, com acesso à educação e ao meio ambiente, como tão bem Roberto Rodrigues, Prof. emérito da FGV não se cansa de repetir: “alimento é paz”. E como enfatiza o idealizador e presidente do Rio + Agro, Carlos Favoreto: “o Brasil é líder mundial no desenvolvimento agroambiental do cinturão tropical, promovendo segurança alimentar, hídrica, energética, sócio, ambiental e climática no mundo”.

Nesta edição do Rio + Agro, 3 dias com exposições versando sobre: economia global e agricultura tropical; gestão do solo; logística social e combate ao desperdício; ciência, inovação e políticas públicas; cooperação e desenvolvimento da renda, sistemas de cooperação investimentos e financeiros, propaganda e marketing vital para a imagem do agro brasileiro tropical onde o Prof. Dr. Marcos Cobra, o maior acadêmico de marketing vivo do país, será homenageado.

A FAESP, dentre diversas entidades da sociedade civil organizada, estará representando o agro paulista com seu presidente Tirso de Salles Meirelles no painel inovação circular: conectando pesquisa, indústria e sociedade ao lado de marcas protagonistas no dia 2 de outubro a tarde.

O Rio + Agro conta também com a parceria da Agência Estado, Agrocast no apoio à informação, e Rede Globo de televisão. Além de intensas apresentações técnicas, científicas, políticas, de marketing, de gestão e geopolítica, e nas 3 noites shows irão alegrar e emocionar o ambiente, com a presença já confirmada de Michel Teló.

Em outubro, dias 1,2,3 no Rio centro, inovador Fórum Internacional promovendo o agroambiental tropical brasileiro para o mundo inteiro, convocando todas as nações da faixa tropical e subtropical do planeta. O tropical belt. O cinturão tropical mundial sem o qual não iremos superar os desafios da vida no planeta terra.

Informações adicionais www.riomaisagro.com

Estaremos lá no Rio + Agro 1/2/3 de outubro no Rio Centro.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Entrevistei o primeiro brasileiro que esteve no Everest que dá uma aula de sustentabilidade no agronegócio! Estou com ele em Colider, na Show Rural aqui desse Mato Grosso que vai subir muito no agro com sustentabilidade. Daqui pra frente Waldemar Niclevicz: o que um alpinista pode nos ensinar no Agroconsciente?
No último dia 28 foi divulgada a 27ª edição da Global CEO Survey 2024, uma pesquisa anual da PwC, que neste ano ouviu cerca de 4,7 mil executivos em mais de 100 países, incluindo o Brasil, e que mostra as tendências apontadas para a viabilidade e a resiliência das empresas no longo prazo. Na avaliação dos líderes do setor de agronegócio, as mudanças climáticas e tecnológicas serão as megatendências globais apontadas como fatores de mudança para criação, entrega e captura de valor das empresas para os próximos anos.
Será formalmente lançado  no próximo dia 26 de abril um livro com 10 visões diferentes, celebrando 50 anos de história da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa com o título: “O futuro da agricultura brasileira”.
Circula nas redes sociais vídeo associando Máquinas Agrícolas Jacto e seu mais alto dirigente hoje, Ricardo Nishimura, neto do fundador Shunji Nishimura, ao patrocínio de ônibus, camisetas, cem reais para cada um, e até no vídeo um manifestante diz: “Grupo Jacto que Deus o abençoe“.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite