CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Quem fala mais alto em nome do agro nacional?

Publicado em 03/05/2021

Gratis.png
Famílias agrículas

São os agricultores? Quais e de quais culturas? Da rainha soja e do vice rei milho líderes do Valor Bruto da Produção agrícola do país, ou dos seus clientes agrícolas os pecuaristas do leite, suinocultores, avicultores dos ovos, piscicultores. Ou aqueles que estão todos os dias ao vivo nas feiras livres e nas gôndolas dos supermercados, a hortifruticultura? Ou falariam mais alto os agricultores das cooperativas que significam mais de 50% de tudo o que produzimos? Enfim, quem fala em nome do agronegócio do Brasil?

Fiz essa pergunta numa rede social dos mais importantes líderes do agronegócio e obtive as seguintes respostas: “o produtor rural produzindo com competência, fala em nome do agro”. Outra resposta foi: “são os líderes das entidades que nos representam”.

Outra posição veio assim: “o produtor rural, agroambientalista, capaz de produzir alimentos, fibras e energia e prestar serviços ambientais”. Também recebi respostas considerando que: “não são os produtores, são os maiores traders”. A grande maioria do que exportam é importada por eles. Ouvi também manifestações como: “o agro precisa de maior união dessas lideranças, identificar suas convergências e atuar em torno de determinados princípios. A dificuldade é conciliar a vaidade”.

Quem fala em nome do agro nacional? Em síntese, nesta breve enquete junto a um grupo top do agro, a conclusão foi: “precisamos de convergência, de uma voz convergente, e a dificuldade estaria na guerra dos egos”. Um ABB Agro Big Brother.

E sobre a voz, a que melhor representaria o símbolo de todos os elos do complexo do agronegócio, como ouvi na mais ampla das respostas, pra mim seriam as famílias agrícolas. Essas vozes têm o maior valor de empatia com a sociedade consumidora, como a CNA a representa, a Confederação Nacional da categoria produtora, inclusive com valor constitucional.

Mas dentre todas as convergências que ouvi dessas lideranças, uma me foi extraordinariamente ampla e a mais envolvente de todas, é assim: “Quem fala em nome do agronegócio é toda a cadeia produtiva, produtores, indústrias, quem presta serviço, o terceiro setor da mesma forma, e também vocês jornalistas.

E numa pesquisa realizada com a Onglobalstrategy, no Brasil junto à sociedade urbana brasileira, a marca de maior credibilidade e reputação para falar em nome do agro foi apontada a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Então, se precisamos de convergência, de uma só voz, e de mitigar a guerra de egos, aí está a solução: Embrapa + famílias agrícolas. O caminho da boa comunicação.

É fácil, basta acabar com a guerra dos egos.

José Luiz Tejon para a Rádio Eldorado.

Também pode interessar

Conversei com o diretor executivo da ANDA – Associação Nacional para Difusão do Adubo, Ricardo Tortorella, cujo congresso ocorrerá nesta terça-feira (29), em São Paulo. Produzimos apenas 10% dos fertilizantes no país e o grande debate deste congresso será a diminuição da dependência.
José Luiz Tejon entrevista o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, candidato ao Prêmio Nobel da Paz
Estamos em plena segunda-feira carnavalesca e nós tivemos no desfile da escola de samba, em São Paulo, a Mancha Verde com o samba enredo “Do nosso solo para o mundo, o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta”.
Em entrevista para o Agroconsciente, Ivan Wedekin, ex-secretário de Política Agrícola no primeiro governo Lula ao lado do ministro Roberto Rodrigues, consultor, agrônomo, aponta que o setor precisa ficar de olho, sim, no mercado, pois “o mercado é o nosso patrão”.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite