CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Alta produtividade de grãos é divulgada na Tecnoshow Comigo

Publicado em 09/04/2025

Divulgação
Tecnoshow em Rio Verde

Estou em Goiás no Tecnoshow Comigo, um evento grande do agronegócio, em Rio Verde (Goiás) perto de Brasília, com produtores e produtoras rurais e lideranças de todo o setor. E aqui eu posso ver os aspectos positivos que os agricultores estão tendo agora na expectativa da produtividade melhor comparada com a do ano passado. Então, de fato, vamos ter uma super safra e quem está conduzindo isso fundamentalmente é toda a região do Cerrado no Brasil Central e aqui na Tecnoshow em Rio Verde isso está evidente.

Produtividade positiva na soja, no milho e nós vamos ter uma safra de grãos que promete um recorde para esse ano, infelizmente Rio Grande do Sul não, mas o Brasil Central está complementando o que o Rio Grande do Sul está perdendo.

Agora na conversa que tive aqui com os lideres sobre o assunto Trump situação internacional, todos estão perdidos, ninguém sabe o que vai acontecer e a expectativa é que teremos um prêmio nos preços em função da guerra declarada pelos Estados Unidos para todos os seus clientes.

Estados Unidos é o maior concorrente do Brasil no agronegócio e declarou uma guerra aos seus principais mercados. O preço das commodities caiu lá em Chicago em função desse movimento, porém tem aqui no Brasil uma expectativa positiva com relação a prêmios especiais para produção brasileira. Então o Brasil que é o segundo maior exportador do mundo, só perdemos para os EUA, no momento em que os americanos declaram uma guerra comercial a todos os mercados, fundamentalmente, fica aqui a expectativa de que o Brasil terá condições de vender mais e melhor para o mundo inteiro.

Agora fundamental seria um planejamento estratégico em que nós pudéssemos, realmente, aumentar a oferta brasileira para o mundo e ocuparmos espaço em um crescimento induzido com um planejamento estratégico de Estado. Isso é o que falamos sempre aqui em nosso Agroconsciente e que acaba não tendo e ficando muito mais por conta das produtoras e produtores tomarem essas decisões, correrem o risco e enfrentarem aí os mercados positivos, ou não, inclusive os aspectos climáticos.

Direto do nosso Goiás, desse Brasilsão, aqui de Rio Verde, na 22ª Tecnoshow, é uma feira que reúne toda ciência e tecnologia e está sob o comando da Comigo, que é uma cooperativa aqui do Cerrado do Brasil. Portanto, expectativas de produtividade positivas, e com relação ao mundo e a Trump ninguém sabe o que pode acontecer, mas existe aí um olhar interessante de o Brasil ocupar os espaços que o nosso maior concorrente está abrindo junto a todos os mercados do mundo.

Excelente a presença do Sescoop Goiania na Tecnoshow!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

 

 

 

Também pode interessar

O leite se transformou em um problema no custo da alimentação puxando a inflação. Na comparação junho 2021 com junho 2022, o leite aumentou 37,61%. E a previsão para julho é de aumentar 15% sobre junho. Quais as razões?
Estou no Rio Grande do Sul, na Expodireto Cotrijal, uma feira extraordinária, aqui do Rio Grande para o Brasil e estou com o Erasmo Carlos Battistella que é um líder pioneiro no mundo do biocombustível. Ele é o CEO, presidente da Be8, que é a maior produtora hoje de biocombustível do país.
O mercado global Halal, produtos e serviços que seguem as leis islâmicas, compram apenas 7,4% de alimentos e bebidas do Brasil. US$ 190,5 bilhões é quanto o mercado Halal compra de bebidas e alimentos no mundo. E deste montante apenas US$ 14 bilhões é do Brasil, cerca de 7,4%.
A seca atrasou o plantio da soja, que resultou no atraso da safrinha do milho. E agora a geada recente forte no Paraná e São Paulo prejudicam ainda mais o milho, além da cana, café, e das pastagens, com prejuízos para a pecuária de corte e de leite.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite