Eldorado/Estadão - Alta produtividade de grãos é divulgada na Tecnoshow Comigo
Publicado em 09/04/2025
Divulgação
Estou em Goiás no Tecnoshow Comigo, um evento grande do agronegócio, em Rio Verde (Goiás) perto de Brasília, com produtores e produtoras rurais e lideranças de todo o setor. E aqui eu posso ver os aspectos positivos que os agricultores estão tendo agora na expectativa da produtividade melhor comparada com a do ano passado. Então, de fato, vamos ter uma super safra e quem está conduzindo isso fundamentalmente é toda a região do Cerrado no Brasil Central e aqui na Tecnoshow em Rio Verde isso está evidente.
Produtividade positiva na soja, no milho e nós vamos ter uma safra de grãos que promete um recorde para esse ano, infelizmente Rio Grande do Sul não, mas o Brasil Central está complementando o que o Rio Grande do Sul está perdendo.
Agora na conversa que tive aqui com os lideres sobre o assunto Trump situação internacional, todos estão perdidos, ninguém sabe o que vai acontecer e a expectativa é que teremos um prêmio nos preços em função da guerra declarada pelos Estados Unidos para todos os seus clientes.
Estados Unidos é o maior concorrente do Brasil no agronegócio e declarou uma guerra aos seus principais mercados. O preço das commodities caiu lá em Chicago em função desse movimento, porém tem aqui no Brasil uma expectativa positiva com relação a prêmios especiais para produção brasileira. Então o Brasil que é o segundo maior exportador do mundo, só perdemos para os EUA, no momento em que os americanos declaram uma guerra comercial a todos os mercados, fundamentalmente, fica aqui a expectativa de que o Brasil terá condições de vender mais e melhor para o mundo inteiro.
Agora fundamental seria um planejamento estratégico em que nós pudéssemos, realmente, aumentar a oferta brasileira para o mundo e ocuparmos espaço em um crescimento induzido com um planejamento estratégico de Estado. Isso é o que falamos sempre aqui em nosso Agroconsciente e que acaba não tendo e ficando muito mais por conta das produtoras e produtores tomarem essas decisões, correrem o risco e enfrentarem aí os mercados positivos, ou não, inclusive os aspectos climáticos.
Direto do nosso Goiás, desse Brasilsão, aqui de Rio Verde, na 22ª Tecnoshow, é uma feira que reúne toda ciência e tecnologia e está sob o comando da Comigo, que é uma cooperativa aqui do Cerrado do Brasil. Portanto, expectativas de produtividade positivas, e com relação ao mundo e a Trump ninguém sabe o que pode acontecer, mas existe aí um olhar interessante de o Brasil ocupar os espaços que o nosso maior concorrente está abrindo junto a todos os mercados do mundo.
Excelente a presença do Sescoop Goiania na Tecnoshow!
José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.