CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Alta produtividade de grãos é divulgada na Tecnoshow Comigo

Publicado em 09/04/2025

Divulgação
Tecnoshow em Rio Verde

Estou em Goiás no Tecnoshow Comigo, um evento grande do agronegócio, em Rio Verde (Goiás) perto de Brasília, com produtores e produtoras rurais e lideranças de todo o setor. E aqui eu posso ver os aspectos positivos que os agricultores estão tendo agora na expectativa da produtividade melhor comparada com a do ano passado. Então, de fato, vamos ter uma super safra e quem está conduzindo isso fundamentalmente é toda a região do Cerrado no Brasil Central e aqui na Tecnoshow em Rio Verde isso está evidente.

Produtividade positiva na soja, no milho e nós vamos ter uma safra de grãos que promete um recorde para esse ano, infelizmente Rio Grande do Sul não, mas o Brasil Central está complementando o que o Rio Grande do Sul está perdendo.

Agora na conversa que tive aqui com os lideres sobre o assunto Trump situação internacional, todos estão perdidos, ninguém sabe o que vai acontecer e a expectativa é que teremos um prêmio nos preços em função da guerra declarada pelos Estados Unidos para todos os seus clientes.

Estados Unidos é o maior concorrente do Brasil no agronegócio e declarou uma guerra aos seus principais mercados. O preço das commodities caiu lá em Chicago em função desse movimento, porém tem aqui no Brasil uma expectativa positiva com relação a prêmios especiais para produção brasileira. Então o Brasil que é o segundo maior exportador do mundo, só perdemos para os EUA, no momento em que os americanos declaram uma guerra comercial a todos os mercados, fundamentalmente, fica aqui a expectativa de que o Brasil terá condições de vender mais e melhor para o mundo inteiro.

Agora fundamental seria um planejamento estratégico em que nós pudéssemos, realmente, aumentar a oferta brasileira para o mundo e ocuparmos espaço em um crescimento induzido com um planejamento estratégico de Estado. Isso é o que falamos sempre aqui em nosso Agroconsciente e que acaba não tendo e ficando muito mais por conta das produtoras e produtores tomarem essas decisões, correrem o risco e enfrentarem aí os mercados positivos, ou não, inclusive os aspectos climáticos.

Direto do nosso Goiás, desse Brasilsão, aqui de Rio Verde, na 22ª Tecnoshow, é uma feira que reúne toda ciência e tecnologia e está sob o comando da Comigo, que é uma cooperativa aqui do Cerrado do Brasil. Portanto, expectativas de produtividade positivas, e com relação ao mundo e a Trump ninguém sabe o que pode acontecer, mas existe aí um olhar interessante de o Brasil ocupar os espaços que o nosso maior concorrente está abrindo junto a todos os mercados do mundo.

Excelente a presença do Sescoop Goiania na Tecnoshow!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

 

 

 

Também pode interessar

Eu estou hoje aqui com o Ricardo Tortorella, diretor executivo da Associação Nacional para Difusão do Adubo, adubo, fertilizante esse que nas condições do solo brasileiro se não existir a gente não produz. Portanto, a história do Pero Vaz de Caminha, “em se plantando tudo dá” não é verdade. Em se plantando adubando dá.
Entre listas de comerciantes, indústrias, prestadores de serviços discriminados se não declararem apoio a Bolsonaro, e até ideias de colocar estrelas do PT em estabelecimentos que votaram em Lula, imitando as estrelas de David dos judeus na Alemanha nazista dos anos 1930, estamos vivendo uma hipnose de discriminações onde o medo sobre o novo governo eleito é fantasmagórico por boa parte da agropecuária. Medo de invasões estimuladas, perda do direito de propriedade e total insegurança jurídica e confiscos e taxações, parece o filme Armagedom, Apocalipse.
At the Superior Council of Agribusiness (Cosag) of Fiesp (Federation of Industries of the State of São Paulo), an excellent debate took place this week about the recent megacity Mayor elections.
Em um momento em que o mundo vive uma grave crise energética em função dos aspectos todos envolvendo o combustível fóssil, o petróleo, o Estado de São Paulo criou um plano que pode ser um exemplo para o Brasil e para o mundo. Um plano de transformação do lixo, dos desejos, da biomassa em biometano.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite