CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Líderes do setor canavieiro discutem comunicação

Publicado em 22/08/2022

Divulgação
Master GEA

Líderes do setor sucroenergético pedem ações de marketing para maior sucesso do setor em workshop com Fundação Dom Cabral (FDC). Me reuni com cerca de 30 líderes do setor canavieiro, numa iniciativa da FMC, no workshop da FDC onde o tema central foi comunicação e estratégias de marketing para maior êxito sobre o potencial da cana de açúcar e seus derivados.

As lideranças discutindo em grupos apresentaram as seguintes sugestões para que o setor originado na cana de açúcar obtenha mais sucesso, administrando sua imagem perante a sociedade.

Inicia com educação nas escolas sobre a riqueza econômica social e ambiental do setor. O açúcar tem sido considerado vilão da saúde na alimentação, precisamos agir contra essa imagem falando dos benefícios do açúcar desde que consumido com moderação e consciência.

A cogeração de energia, a partir das usinas, têm uma contribuição muito importante na segurança elétrica do país e da mesma forma, por meio do biogás com os resíduos da cana, irá ocorrer uma ótima fonte de biometano gerando energia não fóssil, natural e renovável.

Os líderes pedem uma campanha de conscientização para a sociedade acabando com a conta de somente abastecer com etanol quando a proporção do preço for de 70% da gasolina. A conta correta num mundo ESG precisa considerar a relação custo benefício ambiental, e de saúde urbana nos escapamentos dos veículos movidos a etanol x alternativa fóssil.

Os líderes também registraram uma indagação com muita indignação e deixamos aqui para uma resposta do setor das montadoras de veículos, porque não estão mais produzindo camionetes flex a etanol, se esse modelo é um dos mais utilizados pelos produtores rurais? Montadoras, respondam por favor.

Como estratégia de comunicação uma sugestão de utilizar o Instituto Ayrton Senna como relacionamento perante a sociedade para os temas ambientais e sociais do setor.

E até um dos símbolos geológicos mais espetaculares da terra, o Pão de Acúcar do Rio de Janeiro deveria servir de imagem do ramo, pois no passado o açúcar saia pelo Porto do Rio, o calor intenso o derretia, e um cheiro adocicado de açúcar tomava conta das embarcações, então os marinheiros chamavam ali o Porto do Pão de Açúcar, pois aquela Rocha tem o formato de um pão.

Logo Pão de Açúcar, uma bela ideia para as estratégias desse setor onde somos o maior produtor mundial, podemos ser o maior do etanol, dos seus derivados, e que a sociedade precisa conhecer o Renovabio para o proteger das constantes investidas que o prejudicam, assim como no biodiesel.

Marketing numa definição do Dr. Marcos Cobra, considerado o Philip Kotler brasileiro é: “Marketing não é arte nem ciência é uma forma de identificar necessidades e desejos que muitas vezes o próprio consumidor desconhece, desenvolvendo produtos e serviços que proporcionem muita alegria, felicidade e satisfação ao cliente”.

Ou seja, isto é marketing ético. Cria consciência do bem, do útil e do belo. Parabéns aos líderes FMC/FDC agro sucroenergético pela preocupação com a imagem percebida deste importante setor.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

O que pode ser feito e será feito no agro, nos próximos 10 anos? Eu falava do “se”, uma conjunção subordinativa… “Se” fizéssemos o certo ao invés do errado, resolveríamos metade dos problemas do mundo, etc, mas além do “se”, o que pode e será feito?
Estou aqui hoje em um momento muito especial no lançamento de um livro muito importante neste nosso mundo de guerras comerciais: “Brasil e Mundo Árabe”, aqui na Câmara de Comércio Árabe Brasileira, escrito por seu ex-presidente, atual conselheiro de Administração e Orientação da mesma câmara, e cônsul da Tunísia, Rubens Hannun.
Eu estou hoje aqui com o Ricardo Tortorella, diretor executivo da Associação Nacional para Difusão do Adubo, adubo, fertilizante esse que nas condições do solo brasileiro se não existir a gente não produz. Portanto, a história do Pero Vaz de Caminha, “em se plantando tudo dá” não é verdade. Em se plantando adubando dá.
Entrevistei Marcelo Pimenta, CEO Serasa Agro, retornando de uma experiência que eu considero importantíssima para o país junto com o Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) na Europa onde foi mostrado e provado aos clientes internacionais não apenas a qualidade do café brasileiro, mas todo o aspecto do compliance sócio-ambiental.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite