CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Aquishow revela gigantesco potencial do fishbusiness

Publicado em 25/05/2022

Aquishow - fishbusiness

O negócio da piscicultura pode multiplicar por três seu consumo per capita até 2030. Pode multiplicar por 10 suas exportações, hoje na casa de US$ 21 milhões. E pode gerar empreendedorismo, cooperativismo, empregos e renda de forma exponencial na economia do país. O que precisará ser feito? Governança das cadeias produtivas. E nesse sentido o peixe e os frutos das águas contam com tecnologia da EMBRAPA, com o Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo com associativismo inteligente como PeixeBR e  Peixe SP. O setor já tem a sua disposição genética evoluída para melhoramento dos peixes, conta com organizações de saúde animal com aditivos naturais, nutrição, tecnologias e mecanização, sistemas de gestão, e todo um complexo industrial, comercial e de serviços. E já apresenta cooperativas modelo como Copacol e C.Vale, e empresários com marcas excelentes já dominadas como “brazilian fish“, que atua numa cadeia integrada. Em São José do Rio Preto, na AGRISHOW, vimos também uma assadeira de peixes similar a ideia das assadeiras de frangos que tanto sucesso fazem na distribuição das aves. O restaurante pé de peixe apresentava delícias de pratos no evento, onde a Tilápia, chamado de frango aquático é uma atração especial.

O secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo, nos deu a entrevista abaixo na Aquishow nesta terça feira, ontem, 24 de maio em São José do Rio Preto.

Meu caro secretário, que mensagem a gente pode dar aqui nesse show do mundo do peixe que a gente quase não fala dele, né? E qual é a mensagem que a gente pode dar aqui.

“A gente fala tão pouco dele e é tão importante esse segmento na economia do estado e também do país, e porque não dizer, que o peixe há uma demanda infinitamente maior do que a nossa capacidade de produzir. Peixe é aquele tal de alimento saudável, muito bem criado e aí entra a nossa pesquisa. Nós já estamos aqui dentro do Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura de São Paulo. Toda pesquisa, trabalhando para melhorar a vida do produtor de peixe, trabalhando para melhorar a qualidade do peixe, a conversão de ração para a carne. Há toda uma sinergia e eu deveria dizer, por que não da feira? A feira, é um dividendo tão grande que se leva de uma feira, que a gente tem de esquecer um pouco os valores negociados aqui. O maior dividendo daqui é a troca de conhecimento do produtor, fabricante, a pesquisa, a ração, tudo está inserido em um pacote que é a feira”.

Ouvintes aqui da nossa Eldorado, Agroconsciente, 4 mil, 5 mil pessoas aqui, é impressionante! Chiquinho, para encerrar aqui, essa proteína do peixe, vai ser a mais consumida no mundo?

“Ele caminha para isso, primeiro porque é um alimento extremamente saudável, muito bem divulgado e pela sua taxa de conversão, ele converte muito mais do que qualquer outra carne e isso, certamente, com a quantidade de água que nós temos, enfim, diz que o futuro está na água e está mesmo. A produção de alimentos virá daí com muita força."

Olha pessoal, realmente temos de prestar atenção nesse mundo do pescado, do peixe. Parabéns secretário, Francisco Maturro, pelo belo trabalho, aliás se puder registrar o estado de São Paulo tem todas as propriedades agrícolas com o CAR, Cadastro Ambiental Rural. Parabéns mais uma vez.

Eu que agradeço Tejon, nós fazemos um trabalho hercúleo na questão do Cadastro Ambiental Rural e do Programa de Regularização Ambiental. São Paulo já analisou 100% do CAR que é uma vitória para o Estado e uma grande demanda do setor produtivo.

Parabéns, grande abraço secretário!

Um abraço e um abraço a todos, Francisco Maturro, secretário de Agricultura do Estado de São Paulo.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Quando falamos de agronegócio estamos olhando para um sistema agrícola, industrial, comercial e de serviços, totalmente exigente de ciência e tecnologia. A agricultura brasileira é totalmente globalizada.
Feijão sobe 80% desde agosto de 2023 e o plantio caiu cerca de 19%. Diminuiu a área plantada comparado aos últimos 5 anos enquanto a saca do feijão carioca chegou a 70 dólares esta semana, um crescimento de 80%.
Dias 26 e 27 de outubro no Transamerica Expocenter mais de 2.500 congressistas e cerca de 500 jovens, num recorde de público, estarão debatendo a importância da coordenação das cadeias produtivas como fator decisivo para o crescimento do agro nesta década, e a integração latino-americana no 7º Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA).
O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, e o cliente chinês compra cerca de 60% do comércio brasileiro da carne bovina. Se o mercado voltar a fluir  a arroba sobe, e a cadeia produtiva se reequilibra.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite