CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão: Mensagens de Líderes Agroconscientes 2023: Henrique Mazotini, presidente da AEASP

Publicado em 26/12/2022

Divulgação
Henrique Mazotini, presidente da AEASP

Estou aqui com Henrique Mazotini, entrevistando líderes do agro, nessa virada de ano e o Henrique é presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, também da Abisolo, setor importantíssimo de micronutrientes que cresce extraordinariamente e vamos ouvir aqui o Henrique e a sua visão em 2022 e a sua perspectiva para 2023 desse setor e de uma categoria fundamental, que é a categoria dos engenheiros agrônomos do Estado de São Paulo.

“Tejon, o ano de 2022 foi um ano bastante desafiador para o agronegócio, mas como tudo no agronegócio só temos boas notícias. Nós passamos por uma crise de pandemia, nós tivemos uma crise de fornecimento de fertilizantes para o agronegócio e terminamos o ano quebrando o recorde de safra. Então o agronegócio mostra a sua pujança e como presidente da AEASP, Associação dos Engenheiros Agrônomos, eu só tenho que dizer que os engenheiros agrônomos contribuíram muito para esse sucesso da agricultura brasileira. E aproveito para desejar um Feliz Ano Novo e tenho certeza que em 2023 estaremos produzindo cada vez mais, com qualidade e sustentabilidade.”

É verdade Henrique, e os agrônomos brasileiros, eu diria hoje em um ambiente tropical, são efetivamente os melhores do planeta e nós temos uma categoria e escolas, universidades e faculdades simplesmente extraordinárias e eu quero dizer a todos os nossos amigos aqui, e os ouvintes mais urbanos, olha, um filho ou uma filha estudando agronomia, não importa o que ele vai fazer depois, mais é um curso que oferece visões de biologia, de ciências exatas, de humanas, espetacular, não é Henrique?

“E que produzem alimento para o Brasil e para o mundo.”

Perfeitamente, obrigado Henrique e viva a categoria dos agrônomos e dos agrônomos de São Paulo.

“Com certeza, um abraço.”

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Esse prêmio é um dos mais prestigiosos do mundo para o assunto de proteção de cultivos, das safras e também de agricultura digital. Uma grande transformação está ocorrendo na produção de alimentos no mundo e no Brasil. Significa a substituição de agentes químicos por biológicos. Isso tudo segue dentro dos programas de agricultura regenerativa. Não basta mais plantar, precisa preservar.
Estou hoje com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Tirso de Salles Meirelles, e ele nos diz: “é uma grande alegria dizer bom dia a você, Tejon, e a seus ouvintes que são pessoas que têm uma oportunidade grande de ter as informações transparentes, objetivas para a nossa sociedade urbana e rural”.
Mudanças climáticas, enchentes, incêndios, secas, insegurança alimentar, energética e ambiental no mundo. O departamento de agricultura dos Estados Unidos na semana passada em seu relatório diminuiu a expectativa das safras americanas por exemplo. Então a COP30 será no Brasil, na Amazônia, Belém do Pará, e precisamos de uma coordenação e minimamente uma só voz da ciência brasileira ao lado da iniciativa privada do país.
No Estadão deste domingo (dia 30 – Pág. B7) celebrando 30 anos do Plano Real, Edmar Bacha concluiu: “o que a gente não conseguiu foi colocar essa economia numa trajetória de crescimento sustentado. O Brasil tem patinado. Eu acho que o Brasil continua a ter um problema de crescimento”, um dos artífices do Plano Real.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite