CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Produtores rurais têm expectativas positivas nas relações com a China e toda Ásia

Publicado em 14/05/2025

Divulgação
China tem proposta para criação do Parque Industrial Net Zero da América Latina

Estou no Mato Grosso e já não é novidade, numa viagem de Alta Floresta até Cuiabá passamos por dezenas de organizações internacionais presentes neste coração do Brasil Central e do cinturão tropical do planeta terra.

Com o método Trump de negociação ao modo antigo, que os americanos nos anos 50/60 batizaram de “hard sell”, conflito e confronto entre vendedores e compradores, agora com a tal “trégua” baixando as tarifas, e ninguém tem coragem de dizer se amanhã cedo não muda de novo baseado no estado de humor e ego do Donald, o que posso comentar daqui direto de uma reunião com cerca de 300 agricultores e donos de revendas de insumos é por um lado, sem dúvida, a incerteza e a instabilidade. Por outro, pelas relações já fortes da China com o agro brasileiro incluindo a presença de corporações de tradings chinesas como a Cofco, investimentos em redes de distribuição como a Fiagril, e a própria perspectiva de empresas chinesas investirem R$ 27 bilhões em criação de negócios e infraestrutura no país.

A China teve um desenvolvimento extraordinário na energia limpa, eólica, solar, e chama atenção uma das propostas da criação do Parque Industrial Net Zero da América Latina, que incluirá combustível sustentável de aviação SAF, hidrogênio verde e amônia verde.

O Brasil tem o plano de recuperação de 40 milhões de hectares de áreas de pastagens degradadas para ser transformado em cultivos agroambientais e diversificados, sem tirar uma árvore sequer, o que representa um potencial único no mundo para plantio de árvores como Macaúba, por exemplo, excelente para combustível sustentável de aviação em consórcio com alimentos, especiarias e proteína animal.

Jorge Viana, presidente da Apex, declarou que temos uma lista de 400 itens com potencial de vendas para a China. E como comentamos aqui no Agroconsciente, a Caravana Agro Exportador reunindo todo conhecimento do país está entusiasmando a iniciativa privada na busca de oportunidades para exportar, gerando empregos, tecnologias, desenvolvimento no Brasil.

Temos, sim, oportunidades no agronegócio muito além da soja, milho, carnes bovina, frango, suína, além de papel e celulose, e das clássicas commodities. Podemos produzir e vender pulses, feijões, todas as frutas tropicais, essências como lavanda só para dar um exemplo especial, e com agroindústria podemos vender até num delivery asiático o sabor, a saúde e o prazer da nossa tropical food & drink.

Aqui no Mato Grosso, com as vendas positivas da soja neste primeiro trimestre, e aqui no Brasil Central o clima indo bem, eu diria que se São Pedro ajudar e o governo se comportar, as produtoras e produtores rurais ao lado das cooperativas, da indústria, comércio e serviços irão prosperar.

A rota da seda, visão que nos relembra o negociador Marco Polo, se conectada à Transoceânica, saída brasileira pelo Pacífico, com linhas férreas na logística, sem dúvida será um “salto” no agro para os próximos 15 anos.

Até sexta-feira direto daqui pertinho da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Foco é a voz da alma conduzindo o cérebro e a razão. Estamos num cenário de grave crise na insegurança alimentar do planeta terra. Pandemia, mais incertezas climáticas, inflação, e mais guerra na Europa entre o 5º maior produtor de grãos do mundo, a Rússia com o maior produtor de grãos  em terras europeias, a Ucrânia, onde Zelenski seu presidente declarou nesta semana ao presidente do Comitê Europeu Charles Michel: “sem as exportações agrícolas da Ucrânia dezenas de países já estão à beira da escassez de alimentos”.
Infelizmente por desinformação flores são rejeitadas e causam prejuízos aos agricultores. O comércio de flores é essencial, é legal, não fecha no lockdown.
We are through an aggressive moment of global polarisation, observing radical opposites vociferating against each other and, in addition, leaders such as Donald Trump, Putin, Xijin Ping, just to mention the three great leaders with their gigantic global impacts, and all of them, boasting powerful atomic weapons, which reminds us of the magnificent scientist Marie Curie, a Polish physicist, and chemist, naturalised French who, in 1903, won the Nobel Prize in Physics and, in 1911, Chemistry Nobel Prize.
Tem início hoje uma verdadeira agro Olimpíada na cidade de São Paulo. Após uma semana do Rio + Agro, no Rio de Janeiro, tem início hoje na cidade de São Paulo o 23º Congresso Brasileiro do Agronegócio, no WTC com o tema da Biocompetitividade.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite