CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Semeadoras do Agro lançam projeto “Semear é cuidar”

Publicado em 19/03/2025

Divulgação
Juliana Farah, presidente da Comissão da Semeadoras do Agro

O grupo de mulheres Semeadoras do Agro da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), ao lado da ONG Orienta a Vida, e com o Governo do Estado de São Paulo estão lançando um programa muito importante nesta quarta-feira (19) intitulado “Semear é cuidar”.

É um programa que leva informações sobre a saúde da mulher e prevê acessos a exames gratuitos. Isso está ocorrendo no Instituto Hondatar, na Vila Clementino e este projeto reflete o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres do campo, proporcionando prevenção, informação e uma rede de apoio essencial em momentos delicados.

A Juliana Farah é presidente da Comissão da Semeadoras do Agro e ela explica que esse programa nasceu de uma demanda reprimida devido à falta de acesso a exames importantes como, por exemplo, a mamografia e ela me disse: “notamos que 86% das mulheres do campo não tinham oportunidade de fazer o exame de mamografia anualmente e, a partir desse dado, trouxemos essa demanda para o Senar de São Paulo que abraçou a causa e lançou o “Semear é cuidar”, que vai desde a mamografia até a inserção dessa mulher no SUS”.

Todos os exames são feitos na rede privada e no ano passado as Semeadoras atenderam mais de 3 mil mulheres com a realização de exames e esse ano a meta é chegar a 5 mil.

Palestras de conscientização sobre cuidados preventivos ao câncer de mama, de colo, de útero e de pele também são abordados durante o “Semear é cuidar” e o objetivo é alertar sobre sinais de doenças que podem se agravar se não forem detectadas rapidamente e, em casa de diagnóstico positivo, para qualquer enfermidade a rede de apoio das Semeadoras realiza o encaminhamento da paciente à rede pública para o início do tratamento.

Então esse projeto “Semear é cuidar” nos orgulha muito e aqui a nós, também, e o presidente da FAESP, Tirso Meirelles, diz: “é uma iniciativa essencial, pois leva cuidado muito além do atendimento médico em si. É prevenção, informação e uma rede de apoio em momentos delicados, refletindo o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres do campo”.

As mulheres no mundo agro estão cada vez mais no protagonismo das ações e eu parabenizo essa iniciativa da FAESP com a ONG Orienta a Vida, com o Governo do Estado de São Paulo e essa ação da Juliana Farah, presidente do movimento Semeadoras do Agro e vamos semear cada vez mais com muita saúde, porque alimento é sinônimo de saúde e quem produz o alimento é fundamental que esteja sob todos os cuidados também da sua própria saúde.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

De autoria do deputado Hugo Leal, PSD Rio de Janeiro, mas aguardando parecer do deputado Vitor Lippi de São Paulo e membro da Frencoop, está parada a tramitação do PL 815/2022, reorganização das cooperativas.
Recebi do nosso ouvinte Helder Lamberti, CEO da Amendoim Brasil, uma solicitação de esclarecimento do porquê o governo  do Estado de São Paulo renovou para todos os setores do agronegócio paulista o artigo 351-A mantendo o imposto de ICMS em 7,2%, menos para o amendoim (suco de laranja também), que passa a ser 18%.
Estou em um evento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), um Smart Market onde se estuda muito o movimento da gestão dos supermercados brasileiros que significam o grande elo do sistema do agronegócio do Brasil. E eu estou com o Márcio Milan, que é vice-presidente de assuntos institucionais e administrativos e financeiro da ABRAS e perguntei a ele como está a situação dos supermercados brasileiros nesse momento econômico.
Carlos Augustin e sua equipe correram o mundo na busca de recursos financeiros para dar início ao PNCPD – Plano Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Cultivos Sustentáveis. Serão 40 milhões de hectares, hoje com baixíssima produtividade e contribuindo para emissão de carbono na atmosfera. Se trata de uma área única no planeta, com terras agricultáveis onde iremos plantar árvores, realizar segurança alimentar, energética, social e ambiental.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite